+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurando nagios para mandar SMS

    Olá Pessoal,

    Estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês. Tenho o nagios instalado em um computador na empresa para monitorar servidores e roteadores. A configuração está toda OK.

    Agora estou tentando configurar o nagios para enviar mensagem para o celular. Tenho uma placa da timweb e estou utilizando ela para enviar as mensagens, juntamente com o programa gammu. Ao digitar o comando abaixo pelo prompt a mensagem é enviada normalmente para meu celular.

    /usr/bin/printf "%b" "$NOTIFICATIONTYPE$\n$HOSTNAME$\n$HOSTSTATE$\n$HOSTADDRESS$" | /usr/bin/gammu --sendsms TEXT $CONTACTPAGER$

    Feito isso configurei o arquivo commands.cfg com a seguinte configuração:

    # 'notify-host-by-sms' command definition
    define command{
    command_name notify-host-by-sms
    command_line /usr/bin/printf "%b" "$NOTIFICATIONTYPE$\n$HOSTNAME$\n$HOSTSTATE$\n$HOSTADDRESS$" | /usr/bin/gammu --sendsms TEXT $CONTACTPAGER$
    }


    e adicionei o pager no arquivo contacts.cfg:

    define contact{
    contact_name boege
    use generic-contact
    alias boege
    email [email protected] ;
    pager 69xxxxxxxx
    }


    No meu template generic-contact já está configurado o comando notify-service-by-sms, configurado anteriormente no arquivo commands.cfg

    service_notification_commands notify-service-by-sms
    host_notification_commands notify-host-by-sms


    Mesmo com toda a configuração feita (aparentemente de forma correta) o nagios não está enviado as notificações para meu celular. Na aba notifications ele mostra que utilizou o comando notify-service-by-sms, porém nenhuma mensagem chega no meu celular.

    Gostaria da ajuda de vocês para resolver esse problema, pois todos os profissionais com quem conversei a respeito de linux indicaram o UNDERLINUX para ajudar.

    Desde já obrigado.

  2. #2

    Padrão

    $NOTIFICATIONTYPE$\n$HOSTNAME$\n$H OSTSTATE$\n$HOSTADDRESS$" | /usr/bin/gammu --sendsms TEXT $CONTACTPAGER$
    Não conheço os detalhes de configuração do Nagios e vou me basear na premissa que ela esteja correta.
    Assim, minha opinião é que as variáveis acima não estejam declaradas internamente para o Nagios.
    Se for realmente isso, um export poderia resolver o problema.