+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vlan

    Boa tarde pessoal.. sou novo aqui no forum, e trabalho em um provedor via radio.
    Preciso de um help ai...
    O cenário é o seguinte:
    Nossa rede em brigde, autentificação pppoe com radius. Todas torres com mk.
    Em determinadas torres serão instalados equipamentos Ubiquiti Airmax para atender a prefeitura local.
    Mas estes equipamento tem que ser usado para a nossa rede tambem.
    Para a prefeitura, é somente um rede interna, entre os pontos, sem acesso a nossa, os nossos clientes sem acesso a da prefeitura.
    A ideia era colocar estes equipamentos em brigde, em baixo destes um mk controlando tudo.
    Mas estou com sérias dificuldades...

    Como que poderia monta este senário de forma funcional e segura?

    Obrigado!

  2. #2
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Como vc colocou no título, a saida são as VLANs... uma para a rede da prefeitura e uma para o provedor... Só não sei bem como implementar isso... Sei que o equipamento tem de ser capaz de taguear o pacote com a vlan dele, mas não sei se isso pode ser feito só nas pontas (cliente final e Gateway) passando por uma rede bridge (talvez se for tudo WDS), ou se cada equipamento precisa suportar VLANs... se for o último o negócio complica...

    Se alguém puder dar uma força eu me interesso muito pelo assunto tmb... nunca consegui entender muito bem VLANs principalmente quando se começa a usar TAGs mesmo e não simplesmente dividir 1 switch em 2 ou etc...

  3. #3

    Padrão

    também precisava implantar isso...

    temos a prefeitura também usando nossa rede junto com clientes, embora estejam em classes de ips diferentes, queriamos separar isso 100%, nossos switchs suportam L3 e tem vlan. (porem não usamos vlan ainda)

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    bom... uma duvida que tenho referente a vlans (nunca trabalhei com elas) é se o equipamento do cliente final (nano m5 airmax) precisa ter compatibilidade com vlan. Falando nisso, algum sabe se tem? hehehe nao sei como fazer esses equipamentor rodar na vlan do mikrotik.. Obrigado pelas respostas!

  6. #6

    Padrão

    antes que alguem responde, Ubiquiti | Cotidiano Linux
    nao testei ainda, mas quando testar posto aqui.

  7. #7

    Padrão

    Bom pessoal... consegui configura a vlan nos ubiquiti. Isso com AIR OS 5.1 beta. Com os outros deve funcionar tb... isso via ssh

    crie um script na pasta /etc/persistent com o nome de rc.poststart
    Dentro dele:
    -------------
    #!/bin/sh
    echo "Criando Vlans"

    vconfig add br0 (interface na qual sera criada a vlan no caso brigde) 50 (id da vlan);
    ifconfig br0.50 (interface e id da vlna criada separada por . ) 0.0.0.0 (ip desejado para vlan) netmask 255.255.255.0 (o ql quiser) ;

    ------------
    Salve o script.
    Digite o comando

    cfgmtd -w -p /etc/

    para salvar as configurações.
    Depois

    reboot.

    A reinicializar vera q a vlan foi criada e o ip esta como configurado.