Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. ola, amigo quer fazer uma coisa certa, joga fora os aprouter e compra 2 nanostation2 ou melhor ainda o nanostation5 vai muda da agua pro vinho, outra coisa se nao der pra troka tenke regula manualmente o ack do aprouter, tbm passei por isso, vc disse q o link tem +/- 800 mts bota o ack em 53 e vai testando quanto passa no link e alterando este valor ate conseguir um resultado bom, no meu caso aki regulando o ack melhoro muito. abraços e boas festas

  2. opa pessoal!
    obrigado pela ajuda de todos!
    bom ontem mesmo solocitei a empresa um tecnico para hj de 6 da manha, para reslvermos.
    Jaidamasceno> meu link eh de 2mb full da telemar, q fica no predio central.

    bom hj pela manha fiquei com o tecnico da empresa, e saimos mexendo, e da pra acreditar q a o kra nem sabia os ips dos radios... foi uns 30 min ele ligando pra empresa para a empresa procurrar os bendidos ips.
    bom depois de achar, mopstrei a ele a lentidao, mostrei a banda q tava em 2,5. e ele continou dizendo q tava otimo... e como o madrak falou ta na hora de mudar de terceirizada, pq desse jeito ate eu perco meu emprego...
    bom, mostrei a ele q n tava nada normal, conversamos,discutimos e ele continou vendo, e fui dando os detalhes q todos vcs ajudaram aki, n conseguimos mecher em antena por falta de equipamento para subir...
    mas mechemos nas config dos radios, em q ele mudou de canal, para o canal 5, onde erta o menos utilizado quando fizemos um site survey, e a potencia diminuimos para 150mw como jaidamesco comentou.
    com isso o link foi da agua pro vinho...
    se comportou totalmente diferente...
    tudo voltou a funcionar como era antes do aperreio. todos felizes qunado comecou o expediente....

    tudo ficou otimo, o throughput subiu para 3 e bateu 3,5 em alguns momentos.
    e na visita anterior dele, ate comentei sobre mudanca de canal, e ele disse q n tinah como ser,etcc... pq se foce interferencia de canal o ping nao ficava bom e throughput não ficava em 2.5, onde tb comentei pq tava baixo, ele disse q por conta dos radio, q n tinham tanto desempenho...etc...
    eu fiquei ate sem saber dizer, tenho conhecimento razoavel sobre wireless, + n tanto para bater de frente com um tecnico especializado, eu achava...
    vou tentar me aprofundar + para n ter problemas futuros.
    tb ja tou providenciando a mudanca desses radios para 5.8, temos outras 2 unidades q possuem nanostation5 e ate esqueco deles, pq nunca dao problemas...

    muito obrigado a todos pela ajuda. foi de muita + muita utilidade. para resolver esse problema...
    + uma nova experiencia para para mim, vivendo e aprendendo ehhe

    desejo a vcs um feliz natal!



  3. Que potencia estava antes os radio?
    Última edição por juliocfs; 26-12-2009 às 11:47.

  4. Citação Postado originalmente por marcosasjr Ver Post
    opa pessoal!
    obrigado pela ajuda de todos!
    bom ontem mesmo solocitei a empresa um tecnico para hj de 6 da manha, para reslvermos.
    Jaidamasceno> meu link eh de 2mb full da telemar, q fica no predio central.

    bom hj pela manha fiquei com o tecnico da empresa, e saimos mexendo, e da pra acreditar q a o kra nem sabia os ips dos radios... foi uns 30 min ele ligando pra empresa para a empresa procurrar os bendidos ips.
    bom depois de achar, mopstrei a ele a lentidao, mostrei a banda q tava em 2,5. e ele continou dizendo q tava otimo... e como o madrak falou ta na hora de mudar de terceirizada, pq desse jeito ate eu perco meu emprego...
    bom, mostrei a ele q n tava nada normal, conversamos,discutimos e ele continou vendo, e fui dando os detalhes q todos vcs ajudaram aki, n conseguimos mecher em antena por falta de equipamento para subir...
    mas mechemos nas config dos radios, em q ele mudou de canal, para o canal 5, onde erta o menos utilizado quando fizemos um site survey, e a potencia diminuimos para 150mw como jaidamesco comentou.
    com isso o link foi da agua pro vinho...
    se comportou totalmente diferente...
    tudo voltou a funcionar como era antes do aperreio. todos felizes qunado comecou o expediente....

    tudo ficou otimo, o throughput subiu para 3 e bateu 3,5 em alguns momentos.
    e na visita anterior dele, ate comentei sobre mudanca de canal, e ele disse q n tinah como ser,etcc... pq se foce interferencia de canal o ping nao ficava bom e throughput não ficava em 2.5, onde tb comentei pq tava baixo, ele disse q por conta dos radio, q n tinham tanto desempenho...etc...
    eu fiquei ate sem saber dizer, tenho conhecimento razoavel sobre wireless, + n tanto para bater de frente com um tecnico especializado, eu achava...
    vou tentar me aprofundar + para n ter problemas futuros.
    tb ja tou providenciando a mudanca desses radios para 5.8, temos outras 2 unidades q possuem nanostation5 e ate esqueco deles, pq nunca dao problemas...

    muito obrigado a todos pela ajuda. foi de muita + muita utilidade. para resolver esse problema...
    + uma nova experiencia para para mim, vivendo e aprendendo ehhe

    desejo a vcs um feliz natal!
    Cara graças a Deus que resolveu, + pow mano 2mb full, e fazer ponto à ponto com Ap-router aí é mole hehehe, muda aí tudo pra nanostation cara aí sim vai aproveitar esse 2mb em full de verdade!
    Boas festas e que Deus continue abençoando a vc e a galera aí da empresa, abraços!



  5. Citação Postado originalmente por marcosasjr Ver Post
    opa pessoal!
    obrigado pela ajuda de todos!
    bom ontem mesmo solocitei a empresa um tecnico para hj de 6 da manha, para reslvermos.
    Jaidamasceno> meu link eh de 2mb full da telemar, q fica no predio central.

    bom hj pela manha fiquei com o tecnico da empresa, e saimos mexendo, e da pra acreditar q a o kra nem sabia os ips dos radios... foi uns 30 min ele ligando pra empresa para a empresa procurrar os bendidos ips.
    bom depois de achar, mopstrei a ele a lentidao, mostrei a banda q tava em 2,5. e ele continou dizendo q tava otimo... e como o madrak falou ta na hora de mudar de terceirizada, pq desse jeito ate eu perco meu emprego...
    bom, mostrei a ele q n tava nada normal, conversamos,discutimos e ele continou vendo, e fui dando os detalhes q todos vcs ajudaram aki, n conseguimos mecher em antena por falta de equipamento para subir...
    mas mechemos nas config dos radios, em q ele mudou de canal, para o canal 5, onde erta o menos utilizado quando fizemos um site survey, e a potencia diminuimos para 150mw como jaidamesco comentou.
    com isso o link foi da agua pro vinho...
    se comportou totalmente diferente...
    tudo voltou a funcionar como era antes do aperreio. todos felizes qunado comecou o expediente....

    tudo ficou otimo, o throughput subiu para 3 e bateu 3,5 em alguns momentos.
    e na visita anterior dele, ate comentei sobre mudanca de canal, e ele disse q n tinah como ser,etcc... pq se foce interferencia de canal o ping nao ficava bom e throughput não ficava em 2.5, onde tb comentei pq tava baixo, ele disse q por conta dos radio, q n tinham tanto desempenho...etc...
    eu fiquei ate sem saber dizer, tenho conhecimento razoavel sobre wireless, + n tanto para bater de frente com um tecnico especializado, eu achava...
    vou tentar me aprofundar + para n ter problemas futuros.
    tb ja tou providenciando a mudanca desses radios para 5.8, temos outras 2 unidades q possuem nanostation5 e ate esqueco deles, pq nunca dao problemas...

    muito obrigado a todos pela ajuda. foi de muita + muita utilidade. para resolver esse problema...
    + uma nova experiencia para para mim, vivendo e aprendendo ehhe

    desejo a vcs um feliz natal!

    Que bom que resolveu o seu problema... mas queria ainda deixar minhas opiniões sobre a questão e centralizar algumas opiniões que já foram ditas aqui...

    Antes de mais nada, se vc tiver a oportunidade de ter nano5, ótimo, certamente vai ser melhor, o equipamento é muito melhor... então a conexão vai ter de ser muito melhor... Mas pelo que percebi, os APRouter tmb atendem sem problemas a sua demanda, então se quizer ficar com eles, tranquilo, só recomendo o seguinte:

    1º 600m, 2.5Mbps de thoughput é muuuuito pouco!!! mesmo os 3,5Mbps, e mesmo nos APRouter WR254... o rádio pode não ser dos melhores, mas tmb não é tão ruim assim, já usei alguns e não lembro de ter feito um link tão ruim com eles, aliás com rádio nenhum, não em ponto a ponto;

    2º Verifique se os rádios estão em modo WDS, para os APRouter isso vai fazer uma diferênça gigantesca... WDS e não tem outro;

    3º Potência! Os APRouter, apartir de 100mW começar a distorcer o próprio sinal causando uma coisa que a gente chama de interferência mutua... se vc deixou um 150mW, baixe no mínimo até 100mW, embora para 600m 32mW já deve ser mais do que suficiente... no seu caso eu começaria testando 32mW e depois 63mW, e usaria o que ficou melhor. Mas nunca em hipótese nenhuma a mais de 100mW;

    4º ACK Timeout. O ajuste de ACK vai melhorar o link em 1000% em alguns caso, e não é exagero... Como um amigo acima já disse, comece em 53 (nas duas pontas) e vai diminuindo (sempre medindo throughput e latência), dai o que valor que ficar melhor use;

    5º Mudar a polarização ajuda no caso de interfência, então se for seu caso, mude (parece que era)... Escolher o canal com menos interferência é essencial tmb, claro! lembre-se que os canais próximos tmb se interferem, apenas os canais 1, 6 e 11 não se interferem... para entender isso melhor veja: Como Escolher o Melhor Canal WiFi

    6º Use banda G! A banda B vai lhe dar no máximo uns 7-8 Mbps... e no G vc vai conseguir chegar a uns 15 pelo menos... eu fiz um link de 800m com esses APRouter e passava 20Mbps e ele não tava dos melhores...

    7º Atente sempre para os pigtails, os cabinhos que ligam a antena ao rádio... se eles não estiver perfeitos e desempenho é altamente afetado... se puder trocar os 2 (um de cada ponta) seria o ideal... e como eu disse, cuidado, todos eles são muito senssíveis...

    Bom, acho que é isso... talvez esteja esquecendo alguma coisa, mas são algumas dicas que com certeza já vão mudar muito a conexão ai...






Tópicos Similares

  1. Ajuda Configuração Mikrotik Ponto a Ponto
    Por medal16 no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 05-01-2008, 22:48
  2. Respostas: 2
    Último Post: 27-01-2007, 17:49
  3. Respostas: 3
    Último Post: 15-10-2006, 15:46
  4. Ajuda com Ponto-a-Ponto 13Km.
    Por klemensonleal no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 23-08-2006, 12:05
  5. Ajuda no ponto a ponto
    Por tuxbrasil no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 17-11-2005, 13:30

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L