+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão meu calculo Calculo mW - dBm está sando 1000mw - está correto

    bem. eu estava usando o seguinte site para fazer o cálculo

    dB <-> mW

    bem, vou utilizar uma atena de 19 db de banho
    e no cartão mini pci eu iria setar em 150mw ou seja - 21,76 dbi

    dai eu pensei. "pow, quando de ganho dá no final da linha".
    calculei 21,76 do mini pci + 19 dbi da antena (setorial) (não coloquei perda de cabos pois fou utilizar somente 2 metro de lmr 600 e conectores bons. deixarei para colocar depois os valores).
    ai eu fui converter o resultado da soma que é 40,76 para mW.
    e ai a surpesa.
    deu de 10.000.00 mw
    ai eu pensei. Jesus Cristo, é isso tudo mesmo. eu terei certamente que baixar mais ainda a potência da mini pci. mas 10.000,00 mw não é muita coisa?
    peço uma moral ai dos camaradas para conferir esses valores

    obrigado

  2. #2

    Padrão Re: meu calculo Calculo mW - dBm está sando 1000mw - está correto


  3. #3

    Padrão Re: meu calculo Calculo mW - dBm está sando 1000mw - está correto

    eu sei que a E.I.R.P tem que ser no máximo 36 ou 37 db para aqui no rio de Janeiro (+ de 500 mil habitantes).
    e também já utilizei esse site. o resultado de ganho foi o mesmo

  4. #4

    Padrão Re: meu calculo Calculo mW - dBm está sando 1000mw - está correto

    Mas EIRP de 10W não é tanto assim se for olhar outros equipamentos de telecom em massa (Radios, TVs, operadoras de celular).

    Radios comunitárias, só pra citar um exemplo de algo mais próximo dos provedores a meu ver, tem entre outras limitações EIRP maxima de 25W (Ou é torre de 25m e EIRP de 50W?)
    Radios comerciais típicas passam o EIRP longe dos KW, algumas AM chegam facil na casa dos MW.

    10W é muita coisa pra ptp, mas pra ptmp é meio limitado. Ainda assim em ptp é fácil ver links com 80 a 160W de EIRP (mesmo sendo direcional).



    ============================================
    Edit:
    Lembre que há no forum quem diga que foi mais feliz depois que baixou a potencia nos cartões pra 67mW. E tem quem seja feliz com setoriais de 12dB (Inclusive eu). Também acho um exagero terrível setorial de 21dB em cartões de 600mW. Em local sem visada isso não pegará muito melhor que soluções menos poluidoras do espectro.
    E a Anatel me parece que não tem meios forenses de verificar a potencia transmitida, ela só autua pelo uso de amplificadores quando tem acesso a eles.
    Última edição por rubem; 26-09-2010 às 15:51.