+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Rede MPLS+Frame

    Oi pessoal, estou com o seguinte problema, temos a Matriz de uma empresa que interliga suas filiais com um MPLS e um Frame Relay, por onde passa o trafe de internet, o TEC, os acessos ao sistema da empresa via telnet e TS . Hoje o trafego passa pelo Frame, quando este cai o usuario da filial precisa fisicamente trocar para o MPLS e o gestor altera a rota no gateway. Gostaria de colocar um Mikrotik na Filial dividindo a carga entre o MPLS e o Frame e quando um deles cair automaticamente transferir o trafego para o outro. É possivel? Como fazer? Segue um layout da rede:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede.jpg
Visualizações:	690
Tamanho: 	81,9 KB
ID:      	8734
    Última edição por jmcarvalho; 19-01-2010 às 12:57.

  2. #2

    Padrão

    Cara, como assim vc tem MPLS e um frame?

    O seu MPLS roda sobre oq?

    MPLS não é protocolo de transporte de dados. Frame relay é assim como ATM e ethernet. O MPSL é a aplicação de tags que agiliza o trabalho dos roteadores pois não há consulta a tabela de roteamento e só no que diz as tags. No seu caso acho que vc deve ter dois links:

    Frame relay sem MPLS
    Frame relay com MPLS

    Isso serviu apenas para dar uma entendida do assunto.

    Quanto a balanceamento de carga no microtik veja esse tutorial: Linux: Balanceamento de carga com 2 links no MikroTik [Artigo]



  3. #3

    Padrão

    É mais ou menos isto.

    O MPLS esta conectado na Filial em um roteador Vanguard. Na Matriz em um concentrador da Vanguard tambem, porem a Embratel não da acesso a eles. A ideia é colocar o Mikrotik com uma porta conectado na porta Lan do Vanguard e a outra no roteador do Frame para fazer isto.

  4. #4

    Padrão

    Cara, imagino que independentemente da tecnologia, vc consegue fazer isso com o PCC no Mikrotik... procure no Wiki que tem lá bem explicadinho!



  5. #5