+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Estao certas colega, esse sistema de CONTENT, é bom pra isso. mas se vc usa Balanceamento, pq marcar Rotas pra alguns sites?? vc tendo o mesmo link do mesmo tamanho nao compensa dexa tudo junto? mas cada caso é um caso...
    Pensei nesse material, por que , sempre temos que passar algumas coisas pela rota default, o que faz um link ter um consumo maior do que outros, então serviria para equilibrar o consumo entre links, e ainda nos dá para direcionar algo considerado como lixo para uma ADSL permanentemente e coisas do tipo. Serviria como ajuste fino. No Programa , a address list conta com videos do terra, globo e com rapidshare, o que fará o consumo deste link subir.

2. So lembrando o content verifica cada pacote que passa pelo mikrotik, e fazendo o nivel de processamento subindo um pouco.

3. Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Para os iniciantes ou aqueles que tem problemas para balancear sua linhas dedicadas, ou ainda ADSL, até 4 . Indico o balanceador da TP-LINK - TL-R488T, extremamente estável, possui um bom processador interno de 533Mhz, e tambem se ajusta às variações dos link's principalmente ADSL ! Excelente produto ja usei em diversas situações e todos até hoje sem problemas !
    Paulo, ele trabalha com rotas estáticas ou dinâmicas?

Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Sem problemas é o MAGIK WAN to LAN ! da Softwaredesigns USA. Ja fiz LC de até 18 modemns com ele e não tem qualquer tipo de problemas com sites de Segurança ! ou MSN !
    Este soft eu não consegui abri o site deles.
    Tem algum outro lugar para baixar? Eu não achei.

4. Sei como a regra content aumenta o consumo de processamento, por isso estou testando a melhor configuração para equilibrar os links e ter a menos quantidade de regras deste tipo. No momento de pico , meu consumo de processamento está por volta de 7% em média com 200 p/s

5. Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Sei como a regra content aumenta o consumo de processamento, por isso estou testando a melhor configuração para equilibrar os links e ter a menos quantidade de regras deste tipo. No momento de pico , meu consumo de processamento está por volta de 7% em média com 200 p/s
    7% numa soma do processador q vai a 100%, nao é quase nada, ai varia da maquina, o q nao pode, é usar como servidor um K7, rs... q ja vi muitos usando.

6. Bom voltando a TONA, o balanceamento PCC, eu tive um problema e nao sei a soluçao correta.
    Estrutura:
    LinkA = dedicado 2 megas
    LinkB = adsl 1 mega
    LinkC = adsl 4 megas
    Pelo balanceamento PCC, usamos em mangle prerouting o esquema de 3/0, 3/1, 3/2 certo.. na marcaçao de pacotes, no perr connection...
    Bom sendo um link de 2, outro de 1, e outro de 4, o certo nao é fazer na soma de links... em vez de 3 PCC, somar por MEGA, sendo no total 7 megas ai sim dividir no PCC pra q utilize certo o calculo dele??
    EU fiz isso aki, utilizando 7 marcações, fico bom, o uso fico por igual, so q duns dias pra ca, a erro de navegaçao, paginas nao abrem as vezes, ai voltei pra somente 3 rotas e nada.

7. Realmente não gosto de usar K7 para server, heheheheh, esse processamento é na RB750 que só faz o balance por PCC. Como server prefiro a linha da Intel. Como tenho menos de 100 clientes , uso a carroça de um Celeron 2 GHz com 512 de RAM. Nesta máquina faço todo o resto, hotspot, firewall, webproxy(10Gb somente), etc, com somente 20% de processamento o que não está mal, heheh. Estou investindo primeiro na aquisição de link dedicado, o que está muito dificil pelo preço que estão me ofertando, depois de adquirir o link, vou investir num RB1000 e num cache externo. Quero sair primeiro do ADSL para poder me legalizar

8. Um detalhe nas minhas configurações do PCC:

usando both address and ports, tive problemas com páginas não atualizando e não encontradas, passei a utilizar dst address and port e o problema foi solucionado

9. Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Um detalhe nas minhas configurações do PCC:

usando both address and ports, tive problemas com páginas não atualizando e não encontradas, passei a utilizar dst address and port e o problema foi solucionado
    Aqui utilizo Both Adress somente. Tava normal, mas duns dia pra ca vi q paginas nao abriam, ai reduzi de 7 balancemento pra somente 3. Só um detalhe, em Rotas, sao marcadas 3, e em Marcaçao de Rotas 3 tbm, ai criei a mais na marcaçao de Rotas, pra usar a mesmas criadas ja, so as 3... sera q tenho q cria 7 marcaçoes, ??? essa é a duvida.

10. Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Bom voltando a TONA, o balanceamento PCC, eu tive um problema e nao sei a soluçao correta.
    Estrutura:
    LinkA = dedicado 2 megas
    LinkB = adsl 1 mega
    LinkC = adsl 4 megas
    Pelo balanceamento PCC, usamos em mangle prerouting o esquema de 3/0, 3/1, 3/2 certo.. na marcaçao de pacotes, no perr connection...
    Bom sendo um link de 2, outro de 1, e outro de 4, o certo nao é fazer na soma de links... em vez de 3 PCC, somar por MEGA, sendo no total 7 megas ai sim dividir no PCC pra q utilize certo o calculo dele??
    EU fiz isso aki, utilizando 7 marcações, fico bom, o uso fico por igual, so q duns dias pra ca, a erro de navegaçao, paginas nao abrem as vezes, ai voltei pra somente 3 rotas e nada.
    Eu estou com um dedicado e duas adsl todos da mesma capacidade. Mas tambem em alguns tem dado estas mensagens. E nunca chegou no limite da capacidade somada dos 3 links.
    O que fiz ontem foi diminuir o valor do burst, que estava bem generoso. Parece que ficou mais estável. Mas o burst não teria nada a ver com as regras do balanceamento.

11. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu estou com um dedicado e duas adsl todos da mesma capacidade. Mas tambem em alguns tem dado estas mensagens. E nunca chegou no limite da capacidade somada dos 3 links.
    O que fiz ontem foi diminuir o valor do burst, que estava bem generoso. Parece que ficou mais estável. Mas o burst não teria nada a ver com as regras do balanceamento.
    Obrigado pela dica.. é realmente o Bust nao tem haver com Balance... mas vo observa isso aki, so q ta dificil eu saber aki. pq utilizo links de valores diferentes..

12. O burst pode influenciar a abertura de páginas se um dos links do balance estiver congestionado, no começo passei por isso, um link ia a full momentâneamente e quem estava direcionado a este link parava de navegar até descongestionar, monitorei os links individualmente e vi que o link 1 estava congestionando em momentos de pico, por isso usei a regra content para direcionar uns serviços para o link 2 e parou , se diminuir o burst vai acontecer o mesmo.

13. Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    O burst pode influenciar a abertura de páginas se um dos links do balance estiver congestionado, no começo passei por isso, um link ia a full momentâneamente e quem estava direcionado a este link parava de navegar até descongestionar, monitorei os links individualmente e vi que o link 1 estava congestionando em momentos de pico, por isso usei a regra content para direcionar uns serviços para o link 2 e parou , se diminuir o burst vai acontecer o mesmo.
    Esta pode ser uma possibilidade. Mas quando saber se um adsl da vida está congestionado? Na verdade não podemos contar com os picos dele. Por isso que o AKA havia sugerido baixar o valor do adsl no somatório.
    Aqui os adsl raramente chegam no pico. Mas como eles não tem garantia de banda, na verdade perdemos os parâmetros.

14. 1929, lidar com adsl é muito complicado causa das variações aqui também utilizo os adsl pra loadbalance em pcc, so que ate hoje não apresentou nenhum problema. Aqui os adsl é de 4 megas, eu conto como 2 megas. Mais mesmo assim quando a velocidade cai la para os 10% de banda garantida fica tudo lento de qualquer jeito, rsrs. Mais quando ta bom fica uma beleza. Muito complicado lidar com adsl.

15. Meu problema agora com balance PCC, é q utilizo repetiçao das regras pra somar na quantidade dos links, como eu disse antes, so q surgiu a duvida, como tenho 3 links, marco a rota 3x.. e no prerouting, no PCC, eu faço 7 classificaçao. Sendo o LinkA = 2 megas eu repito ele 2x, o LinkB=4megas, repito 4x, e o LinkC=1mega, dexo 1x.... totalizando 7 PCC,, o problema é q marco a rota somente 3x, um pra cada link, queria ver se preciso marca 7x, ou so as 3 estao corretas????
    Código :
     /ip firewall mangle
    add action=mark-connection chain=input connection-state=new disabled=no in-interface=LinkA new-connection-mark=etherA_conn passthrough=yes
    add action=mark-connection chain=input connection-state=new disabled=no in-interface=LinkB new-connection-mark=etherB_conn passthrough=yes
    add action=mark-connection chain=input connection-state=new disabled=no in-interface=LinkC new-connection-mark=etherC_conn passthrough=yes

add action=mark-routing chain=output connection-mark=etherA_conn disabled=no new-routing-mark=to_LinkA passthrough=no
    add action=mark-routing chain=output connection-mark=etherB_conn disabled=no new-routing-mark=to_LinkB passthrough=no
    add action=mark-routing chain=output connection-mark=etherC_conn disabled=no new-routing-mark=to_LinkC passthrough=no

# Inicio do PCC #
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkA_conn passthrough=yes 

per-connection-classifier=both-addresses:7/0
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkA_conn passthrough=yes 

per-connection-classifier=both-addresses:7/1
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkB_conn passthrough=yes 

per-connection-classifier=both-addresses:7/2
    add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkB_conn passthrough=yes 

per-connection-classifier=both-addresses:7/3

per-connection-classifier=both-addresses:7/4

per-connection-classifier=both-addresses:7/5

per-connection-classifier=both-addresses:7/6

# Saida do PCC
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=LinkA_conn disabled=no in-interface="ether1-Clientes" new-routing-mark=to_LinkA passthrough=no
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=LinkB_conn disabled=no in-interface="ether1-Clientes" new-routing-mark=to_LinkB passthrough=no
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=LinkC_conn disabled=no in-interface="ether1-Clientes" new-routing-mark=to_LinkC passthrough=no

16. Aqui o ADSL é relativamente estável, tenho dois de 1 mbps que estão sempre na casa de 900kbps e utilizo este valor para os calculos do PCC, mas temos a possibilidade de variações malucas do ADSL, essas não tem como se precaver mesmo , heheheh

aka, não seria algo deste tipo?????

LinkA = dedicado 2 megas 7/4
    LinkB = adsl 1 mega 7/6
    LinkC = adsl 4 megas 7/0

Eu também não entendi muito bem como se faz a distribuição das conexões, estendi desta maneira:

conexões 0,1,2,3 para o link C, conexões 4,5 para o link A e conexão 6 para o link B.

Veja bem , meu entendimento pode estar errado, foi como eu entendi o funcionamento do PCC

17. Isso mesmo amigo o calculo, como tenho um link de 1 mega, e os outros acima, calculo tudo pra 1 mega, entao repetindo isso ai, LinkC, 0 1 2 3, LinkA 4, 5 linkB 6.

18. add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkC_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/0

add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkA_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/4

add action=mark-connection chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1-Clientes" new-connection-mark=LinkBconn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/6

Então as regras ficariam assim, no meu entender

19. Isso mesmo, so q tenho q por 7/1, 7/2, 7/3 e 7/5 tambem,,, mas o problema nao esta ai no PCC, dequise minha duvida nao esta ai, sendo q eu uso 3 Links, e to balanceando em 7 marcaçoes, eu fiz a 7/1, 7/2 usar a ROTA e marcaçao do LinkC, fiz a 7/5 usar a Marcaçao de ROTA e Pacote da LinkA... é justamente essa duvida minha, aki funciono ate esses dias, mas agora da erro, em alguns sites nao abre, ai tenho q tira eles do balanceamento, pra passa direto por um so link... Ai vem a duvida, ta certo faze igual eu fiz, ou tenho q cria marcaçoes secundarias pra da to tanto q eu quero no caso 7 ?? la em MANGLE em INPUT e OUTPUT, e PREROUTINJ OUT-PUT,.. éssa é minha duvida.

20. se eu fizer com um adsl e um dedicado vai funcionar ?!

Tópicos Similares

1. Respostas: 24
    Último Post: 25-03-2014, 06:52
  2. script para gerar tabelas dos logs???
    Por tomelin no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 26-06-2006, 08:25
  3. programa para testar segurança do firewall
    Por johnny no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 01-11-2005, 12:48
  4. problemas para gerar modulo do tomcat
    Por mcclaudio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 03-09-2004, 09:07
  5. Programa para gerenciar configuração!!!
    Por Algoritmo_PB no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 24-07-2004, 14:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L