+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Permissões no SAMBA em subpastas para usuários diferentes

    Boa noite lista, tenho um cenário seguinte:

    Servidor SAMBA como PDC, e os usuários cadastrados em grupos e os compartilhamentos de rede com permissões de acesso em Grupo:

    Exemplo:
    [Informatica]
    comment = Pasta da Informatica
    path = /vol1/samba/Informatica
    valid users = @informatica
    force group = informatica
    public = no
    writable = yes
    printable = no
    create mask = 0660
    directory mask = 0770
    vfs object = recycle

    Dentro desta pasta, tenho as seguintes subpastas:
    João
    Maria
    Pedro

    Pela lógica da configuração todos os usuários que fazem parte do grupo "informatica" terão acesso total a esta três pastas, porém preciso que o usuário "joaquim" do grupo diretoria tenha acesso apenas a subpasta "Maria" que está dentro do Informatica.
    Se eu adicionar na linha:
    valid users = @informatica,joaquim
    O usuário joaquim terá acesso a todas as subpastas que estão dentro de Informatica.

    Preciso limitar o acesso desse usuário "joaquim" somente a subpasta "Maria", existe alguma forma ?

    Agradeço a ajuda.....

  2. #2

    Padrão

    opa eu faço esse tipo de funçao da seguinte forma.

    no compartilhamento

    [dpto]
    comment = Pasta Departamental
    path = /dados/dpto
    writeable = yes
    force create mode = 0775
    force directory mode = 0775

    repare que os direitos dessa pasta sao para o dono e para o grupo o 5 no final da acesso apenas a leitura dentro dessa pasta com isso podemos colocar outras pastas dentro com donos e grupos diferentes fazendo o que vc quer.

    exemplo
    no compartilhamento INFORMATICA direitos 775 dono da pasta root grupo informatica. pasta MARIA direito 770 dono da pasta maria grupo joaquim (aqui vc pode criar um grupo e deixa o joaquim dentro desse grupo dessa forma ele tambem tera acesso aos arquivos).