+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema ao acabar a luz e voltar depois.

    Tenho instalado um Fedora 12 mas toda vez que a máquina rebuta por falta de energia o /etc/resolv.conf pega o ip da eth0 onde funciona com ip dinâmico.

    Onde está o erro ?

    # cat /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0
    # Networking Interface
    DEVICE=eth0
    HWADDR=00:12:3f:fd:54:24
    ONBOOT=yes
    TYPE=Ethernet
    BOOTPROTO=dhcp
    NETMASK=255.255.255.0


    Toda vez que acontece da luz desligar e voltar em 2' acontece isso.

    Ai eu tenho que editar o resolv.conf colocar o dns que eu utilizo e dar um restart do proxy porque senão não vai.
    Com isso tb não funciona o dhcp.

    Alguma solução que alguem tem ?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Possível solução

    Olá meu caro amigo.

    Uma possível solução para isto é criar um arquivo de back up e um script de inicialização.

    Desenrolando melhor meu raciocínio:

    Acesse o diretório /etc e crie um arquivo chamado resolv.conf.bkp, por exemplo, este arquivo conterá o conteúdo correto para o resolv.conf.

    Feito isso, crie um arquivo num diretório qualquer, eu indicaria o /usr/local, chamado, por exemplo, de resolv.sh, onde o conteúdo dele será o seguinte:

    #!/bin/bash

    cat resolv.conf.bkp > resolv.conf


    Dê permissão de execução ao arquivo e coloque ele para ser executado quando o sistema for iniciado, mas tome cuidado para colocá-lo após a inicialização de rede.

    Explicação:

    Toda vez que seu computador iniciar, independente se for por causa de queda de energia ou não, o arquivo resolv.conf será preenchido com o conteúdo do resolv.conf.bkp, só que, como você utilizou apenas uma >, o conteúdo anterior será excluído, com isso, você não precisará mais editar o resolv.conf toda hora.

    Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato.

    Se funcionar, edite o título com [RESOLVIDO], para servir de busca para outras pessoas.

    Grato
    Bruno Felippe

  3. #3

    Padrão

    cara..

    não é por nada não, mas isso chama-se gambiarra.

    gambiarra por gambiarra seria mais fácil alterar as permissões do arquivo e colocar somente leitura para todos, desta forma quando o gerenciador da rede tentar alterar o arquivo não conseguirá.

    experimenta colocar o campo
    Código :
    DNS1=$servidor_dns_preferido

  4. #4
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Como se aplicaria lucianogf ? DNS1=$servidor_dns_preferido

    Seria uma gambiarra mesmo, até porque estou usando o "servidor" em casa para tentar ao máximo saber configurar as coisas, infelizmente não tem como utilizar um DNS na qual eu instalei porque o IP é dinâmico sendo que com isso eu já não consigo instalar um MTA também entre outras coisas. Mas gambiarra assim não dá.

    # cat /etc/resolv.conf
    ; generated by /sbin/dhclient-script
    nameserver 4.2.2.2
    nameserver 4.2.2.3

    Eu fiz um chmod.
    Assim eu mudei as permissões no arquivo mas engraçado porque eu tinha um pc antigo ou melhor, velho mesmo (P233) agora eu consegui um micro mais rápido. Instalei nele o Fedora 12 antes eu estava utilizando o Fedora 11 naquele pc antigo e lá se a luz caisse e logo em seguida voltasse não alteraria o resolv.conf.

    # chmod 444 /etc/resolv.conf
    # ls -l /etc/resolv.conf
    -r--r--r-- 1 root root 75 2010-03-21 19:05 /etc/resolv.conf


    Agradeço novamente.

  5. #5

    Padrão

    Caros,

    Isso está ocorrendo pq as versões mais novas do FC e CentOS tem um serviço que se chama "network", e ele é responsável por tudo isso.
    O que eu recomendo (eu faço nos meus servidores tb) é vc desativar este serviço, pois assim vai valer as configurações que vc fizer "na mão".
    Para isso, use o comando ntsysv e desmarque o dito cujo. Se vc tiver logado "local" na máquina, basta parar o serviço (service network stop) e configurar os arquivos conforme vc deseja.

  6. #6

    Padrão

    Pessoal, concordo que é gambiarra, mas estava com o mesmo problema em um servidor e qndu desabilitei o netsysv, alguns recursos dele começou a dar pau, e essa gambiarra foi a única forma que achei de consertar o problema, após vasculhar em muitos artigos da internet, por isso passei essa possível solução.

  7. #7

    Padrão

    a configuração que eu disse pra por é nesse arquivo "/etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0"