+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por sidysbs Ver Post
    Bom Dia Amigos!

gostaria de saber se alguem sabe como fazer o dude mais preciso no alarme de energia, como por exemplo que so alarme abaixo de 11,5V. tentei alterar os valores em ---- if(mipsbe_voltage_size() <= 10, if(mipsbe_voltage_size() >0, "Low", ""), "") para

if(mipsbe_voltage_size() <= 11.5, if(mipsbe_voltage_size() >0, "Low", ""), "") e não resolveu, pois qndo a rb entra em 11.9v ja alarma energia baixa.

Sugestões ou soluções desde ja agradeço...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         voltagem.jpg
Visualizações:	288
Tamanho: 	104,1 KB
ID:      	43643

2. Bom dia, cara muitisssimo obrigado por esse post estava me batendo pra conseguir criar o script e não dava certo, pesquisei pra lá e pra cá e nd, com esse teu post foi sem erro, mais fácil que isso só dois disso, vlw mesmo salvou minha vida hehehehe.

3. Obrigado. Havia até parado de postar, fico chateado com pessoas mais preocupadas em se promover do que ajudar propriamente dito. Vejo o fórum como sendo um espaço para contribuir com o crescimento do próximo.

Abraço.

4. Olá amigo.
    Eu gostaria de saber como mostrar o rate de conexão de uma interface ethernet do mikrotik no enlace, tipo se ela está associada a 10 ou 100mbps.

Espero que possa me ajudar
    Obrigado
    Henrique Carmine

5. Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Demorei um pouco para fazer isso, e como algumas pessoas aqui do under me ajudaram estou postando para a comunidade inteira, acho bem util para quem usa Bateria + Carregador

--------
    Só Funcionam em RBs que possuem medidor de voltagem, geralmente são:
    RB433AH, RB800, RB450G, RB333, mas se quiser ver se sua rb tem suporte ou não a voltagem, vá em System Healt, se aparecer a voltagem ai, é sinal que a sua rb tem suporte SIM.

Todos os Mikrotiks deve ter o SNMP Ativado.
    para ativar abra o terminal e cole isso:
    /snmp set enabled=yes

------
    No The Dude (programa instalado no windows que pode ser baixado pelo site da mikrotik), já com todas as devices adicionadas, e talz é necessário fazer algumas implementações.

No menu as esquerdas tem o ícone "Functions", dar dois cliques em cima para abri-lo, após Abrir clique no botão + e preencha os campos dessa forma:
    nome: mipsbe_voltage
    Codigo: oid("iso.org.dod.internet.private.enterprises.mikrotik.mikrotikExperimentalModule.mtXRouterOs.mtxrHealth.8.0") /10

Adicione mais uma Função com as Seguintes caracteristicas:
    nome: mipsbe_voltage_size
    Codigo: round(mipsbe_voltage())

E por final, é necessario alterar a função cpu_men_disk, caso contrario não irá aparecer a voltagem na devices, dentro dos Mapas.
    Localize então a função cpu_mem_disk, de dois cliques em cima, apague o que tem no código e coloque isso:

concatenate(
    if(cpu_usage_available(), concatenate("cpu: ", cpu_usage(), "% "), ""),
    if(mem_usage() > 0, concatenate("mem: ", round(mem_usage()), "% "), ""),
    if(virtual_mem_usage() > 0, concatenate("virt: ", round(virtual_mem_usage()), "% "), ""),
    if(mipsbe_voltage() > 0, concatenate("volt: ", (mipsbe_voltage()), "V "), ""),
    if(hdd_usage() > 0, concatenate("disk: ", round(hdd_usage()), "% "), "")
    )

Por Ultimo, quase no final do menu a Esquerda do Dude tem um ícone com o nome de "Probes", de dois cliques em cima para abri-lo,
    Após Clique no + para Adiciona e preencha os campos com as informações a seguir

type: Function

agente: Default

Desponivel ou avalaiable: mipsbe_voltage_size() > 0

Erro ou error: if(mipsbe_voltage_size() <= 11, if(mipsbe_voltage_size() >0, "down", ""), "")

Valor ou value: mipsbe_voltage_size() > 0

Unidade ou Unit: V

Taxa ou Rate: nenhum ou none
    Clieque no Botão Salvar

Pronto!

------------------------
    Para o Dude notificar quando a voltagem baixa pode-se fazer o seguinte:
    No menu a Esquerda dentro do Networks Maps, de dois clique no seu Mapa Atual,
    Abra a Device que deseja monitorar (com 2 cliques),
    Vai até a Aba "Services"
    Clique no +, e adicione o "voltagem"
    Clique no botão OK
    -----

Obs1: veja acima que coloquei "<= 11" irá avisar quando estiver menor ou igual a 11, adapte confome preferir, as rbs funcionam se rastejando em 9v, menor de 9 elas começam a rebootar

Obs2: Se ainda alguém não conseguiu me fale que eu vou fazer um mini-video

Obs3: Download do The Dude em: http://www.mikrotik.com/thedude.php

Obrigado Amigo pelo tuto, fazia tempo que andava procurando algo sobre isso, foi muito útil pra minha rede.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Mapa da Rede Volts.pdf
Visualizações:	277
Tamanho: 	266,7 KB
ID:      	48583

Tópicos Similares

1. Respostas: 10
    Último Post: 03-11-2016, 13:53
  2. Respostas: 53
    Último Post: 13-11-2013, 13:24
  3. Respostas: 0
    Último Post: 04-02-2013, 12:44
  4. Mostrar Voltagem da RouterBoard via Dude