+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy desligar maquinas via rede

    ola, sou iniciante e gostaria de saber se e possivel fazer uma configuracao no proxy para desligamento de maquinas .... pois tenho 102 maquinas que precisam de ser desligadas as 10hs e é no linux CENTOS nao tem samba apenas firewall, proxy, e servidor de cahe portanto as maquinas nao logam em dominio, por enquanto .... bom nao sei se e possivel alguem pode me ajudar ... sou leiga no linux, e preciso de trazer solucao para a empresa ABRACOS

  2. #2

    Padrão

    ja pensou em fazer algo em delphi, talves ate .bat
    e coloca-lo para iniciar juntamente com o windows
    algo que olhe o horario no windows e se for o horario escolhido.. ele auto desliga


    pois, linux desligar o windows nunca vi... pode ser que exista, mas eu desconheco.

  3. #3

    Padrão

    Existe uma linha de comando no windows que é o shutdown que voce pode implementar em uma linha de comando em um arquivo em BAT e colocar na maquina para rodar e programar para um certo horário ele executar o comando e desligar a maquina.

  4. #4

    Padrão

    Oi pessoal, as maquinas sao todas linux ubuntu e o servidor centos .... eu preciso que so desliguem automatico ....
    Abracos,

  5. #5

    Padrão

    ahhh... legal que tudo é Linux

    crie um crontab para que as máquinas se desliguem automágicamente no horário estabelecido

    #crontab -e (como root)

    5 22 * * * /sbin/shutdown

    e pronto vai desligar às 22:05 (5 min de tolerancia).

    nota: o acpi deve estar habilitado no kernel, para desligar de fato e não apenas paralizar a máquina.

  6. #6

    Padrão

    Poxa valeu ... vou estudar o contab e fazer minha configuracao e logo posto o resultado, outra coisa mesmo em rede o crontab funciona? nao tenho que especificar ips? aqui tem um dhcp instalado.

    Abracos Marina Souza

  7. #7

    Padrão

    poxa marina, desculpe ter levado vc a engano, não intencionalmente :\

    o crontab precisa ser definido localmente, sinceramente desconheço qualquer coisa semelhante (desligamento REMOTO de maquinas Linux).

    vc precisaria criar (o tal "crontab -e) localmente, máquina por máquina. Trabalhoso, mas vc pode considerar que seria o trabalho único, depois de pronto.. acabou.

    uma outra alternativa (para se fazer remoto) seria fazê-lo a partir de um servidor central, via comando por SSH, mas aí implica em um pouco mais de estudos. O script SSH ficaria no central e enviaria o comando shutdown às máquinas remotas. Nada escabroso, mas possível.

    sugiro avaliar por aí: um crontab no servidor, ativando um script com o comando via SSH para cada máquina de sua rede.

  8. #8

    Padrão

    Nao tem problema pelo menos vc me deu um luz ja é um comeco, se eu nao achar outra solucao faco localmente, sao 102 maquinas rsrsrsr mas tudo bem ... preciso desse resultado no meu trabalho.

    Obriga por tudo

  9. #9

    Padrão SSH

    Vc pode tentar fazer um ssh mandando o comando
    o problema seria ter q digitar a senha todas as vezes
    MAis pra isso vc pode fazer um ssh sem senha

    Da uma olhadinha em shell script

  10. #10

    Padrão deligar

    eu encontrei algo com ssh e sem precisar colocar senha ... vou testar e se der certo posto aqui ....valeu pela forca pessoal..Marina Souza

  11. #11

    Padrão Re: desligar maquinas via rede

    olá pessoal.. uso estes nas minhas crianças...

    este fica na maquina cliente

    fs-sp:/admrede/scripts# cat servidor_shutdown.py
    #!/usr/bin/python
    import socket
    import string
    import sys
    import commands

    HOST= ''
    PORT = 50007
    SERVER_VALIDO = sys.argv[1]

    s = socket.socket(socket.AF_INET,socket.SOCK_STREAM)
    s.bind((HOST, PORT))
    s.listen(1)
    conn, addr = s.accept()
    tmp = string.find(addr[0],SERVER_VALIDO)
    if tmp == 0:
    print 'Servidor OK'
    else:
    print 'Servidor invalido', addr[0]
    sys.exit()
    while 1:
    data = conn.recv(1024)
    if not data: break
    tmp = string.find(data,'Desligar')
    if tmp == 0:
    print commands.getstatusoutput("/sbin/shutdown -h now")
    conn.send(data)
    conn.close()

    este fica no servidor.

    #!/usr/bin/python
    import socket
    import sys

    HOST= sys.argv[1]
    PORT=50007
    s = socket.socket(socket.AF_INET, socket.SOCK_STREAM)
    s.connect((HOST, PORT))
    s.send('Desligar')
    data = s.recv(1024)
    s.close()
    print 'Desligando Servidor', data

    qdo eu executo este script com o ip da maquina de destino, esta desliga automaticamente. nao precisa de dhcp, mas eh necessário q o primeiro script esteja rodando em segundo plano . Estou saindo pra trabalhar agora, qq duvida posta aih q eu vou explicando como eu fiz. Detalhe: este perl NÃO é meu. encontrei-o durante algumas pesquisas..

    Espero ter ajudado.