Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Não perguntou diretamente a mim, mas gostaria de saber de onde retirou este texto.

A chave que é trocada dinamicamente, e não é necessário nenhuma configuração, pois é gerada automaticamente entre os dispositivos, é a chave da sessão. A chave da estação e do AP é necessário configurar.

Quanto a usar RADIUS para WPA2 individuais, não é necessário, apesar que o mesmo agregado a um sistema administrativo/financeiro facilita a vida, pois centraliza as configurações. No Mikrotik ROS em wireless/access-list, basta cadastrar o MAC Address da estação e em Provate Pre Shared Key, configurar a chave individual. A chave que utilizará no perfil (security profile) só servirá para fechar a rede, uma vez que a opção Default Authenticate da interface wireless ficará desabilitada.

Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sérgio, venho em busca de auxílio para entender o texto abaixo que copiei de um material sobre segurança.

Não entendi o final onde diz que a chave não precisa ser configurada. Foi neste trecho que passei a não entender.
    Pois se eu não coloco a chave no AP cliente, e só na base, não vai haver conexão.
    Está correto o que foi colocado neste texto?

Criptografia WPA2
    De acordo com a publicação da Microsoft (2005) WPA2 é uma certificação de produto disponível por meio da Wi-Fi Alliance que certifica equipamentos sem fio como sendo compatíveis com o padrão 802.11i. O WPA2 oferece suporte aos recursos de segurança obrigatórios adicionais do padrão 802.11i que não estão incluídos em produtos que oferecem suporte ao WPA. Com o WPA2, a criptografia é realizada com o AES (Advanced Encryption Standard), que também substitui o WEP por um algoritmo de criptografia bem mais forte. Como o TKIP do WPA, o AES permite a descoberta de uma chave de criptografia de difusão ponto a ponto inicial exclusiva para cada autenticação, bem como a alteração sincronizada da chave de criptografia de difusão ponto a ponto para cada quadro. Como as chaves AES são descobertas automaticamente, não há necessidade de se configurar uma chave de criptografia para o WPA2. O WPA2 é a modalidade de segurança sem fio mais forte.
    Como talvez não seja possível agregar suporte AES por meio de uma atualização de firmware ao equipamento existente, o suporte a AES é opcional e depende do suporte ao driver do fornecedor. (MICROSOFT, 2005)

2. Citação Postado originalmente por Teluri Ver Post
    Não perguntou diretamente a mim, mas gostaria de saber de onde retirou este texto.

A chave que é trocada dinamicamente, e não é necessário nenhuma configuração, pois é gerada automaticamente entre os dispositivos, é a chave da sessão. A chave da estação e do AP é necessário configurar.

Tirei este texto do link: Segurança em Redes Wireless – Parte 05 – Criptografia

Então são duas chaves? Uma é a que normalmente já configuro em WPA2 AES e PSK? Tanto na base como nos ap cliente. Deste modo fecha a rede.

A outra é cadastrada no wireless/access list no mikrotik e está vinculada ao MAC do cliente?
    E daí precisa que o rádio cliente tenha suporte para reconhecer esta chave?
    Por exemplo eu uso Nano e também rtl 8186 para clientes, mas nunca vi onde tem este recurso.

3. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    irei ler esse artigo detalhadamente.

Então são duas chaves? Uma é a que normalmente já configuro em WPA2 AES e PSK? Tanto na base como nos ap cliente. Deste modo fecha a rede.
    A outra é cadastrada no wireless/access list no mikrotik e está vinculada ao MAC do cliente?
    No caso das chaves individuais sim. Uma chave apenas para fechar a rede, utilizando-se do perfil (security-profile) e uma para cada estação configurada em access-list, para cada estação (MAC Address).
    Esta chave do profile não servirá para nada, pode ser até uma chave tipo 123456789, pois nunca será usada, uma vez que o Default Authenticate não estará habilitado e a Access-List conterá todos os MAC Address das estações para serem autenticadas e terem a negociação da chave inerente a cada um.

E daí precisa que o rádio cliente tenha suporte para reconhecer esta chave?
    Por exemplo eu uso Nano e também rtl 8186 para clientes, mas nunca vi onde tem este recurso.
    Os rtl8186 e os nano terão os seus MAC Address na access-list do Mikrotik e esta é a chave que será cadastrada em cada um deles. É a mesma coisa que usa atualmente só que cada estação poderá ter sua chave e não uma chave única para a rede toda.

4. Citação Postado originalmente por Teluri Ver Post
    irei ler esse artigo detalhadamente.

No caso das chaves individuais sim. Uma chave apenas para fechar a rede, utilizando-se do perfil (security-profile) e uma para cada estação configurada em access-list, para cada estação (MAC Address).
    Esta chave do profile não servirá para nada, pode ser até uma chave tipo 123456789, pois nunca será usada, uma vez que o Default Authenticate não estará habilitado e a Access-List conterá todos os MAC Address das estações para serem autenticadas e terem a negociação da chave inerente a cada um.

Os rtl8186 e os nano terão os seus MAC Address na access-list do Mikrotik e esta é a chave que será cadastrada em cada um deles. É a mesma coisa que usa atualmente só que cada estação poderá ter sua chave e não uma chave única para a rede toda.
    Vamos ver se eu entendi.

Eu uso hotspot e tenho cadastrado login senha ip e mac no hotspot
    Dai cadastro minha chave normal de 63 caracteres em WPA2AES nos APs clientes e nos rádios base.

Daí em wireless access list cadastro os Mac correspondentes de cada um e usa chave diferente para cada um?

Voce disse que a chave do profile não servirá para nada e poderá ser bem simples. Este profile que voce se refere é a de segurança da rede, ou seja a WPA2 que não servirá para nada? Porque ela nunca será usada?

5. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vamos ver se eu entendi.

Eu uso hotspot e tenho cadastrado login senha ip e mac no hotspot
    Dai cadastro minha chave normal de 63 caracteres em WPA2AES nos APs clientes e nos rádios base.
    Sim. No rádio base (acredito seria o Mikrotik) cadastre em wireless/access-list

Daí em wireless access list cadastro os Mac correspondentes de cada um e usa chave diferente para cada um?
    Essa pergunta ainda faz parte da primeira??

Voce disse que a chave do profile não servirá para nada e poderá ser bem simples. Este profile que voce se refere é a de segurança da rede, ou seja a WPA2 que não servirá para nada? Porque ela nunca será usada?
    Isso. Como a opção default authenticate estará desabilitada, esta chave nunca será usada. Apenas as chaves relacionadas na access-list com seus respectivos MAC Address serão autenticados. Imagine que use a chave 123456789, e alguém configure a mesma em seu super PC atacker haxor e tente acessar... será sempre consultado a access-list e o MAC Address dele não estará lá (ganhará um sent deauth). Digamos que ele clone o MAC Address de algum cliente; a chave não irá bater, pois está cadastrada para tal cliente outra chave e não esta do security profile.

Tópicos Similares

1. Problemas com trafego no cartao r52h!
    Por adepad no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 10-01-2009, 15:00
  2. Nao consigo passar 1 mega no cartao r52h!
    Por adepad no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 18-12-2008, 18:17
  3. Criptografia WPA2 com Edimax USB
    Por ijr no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 18-12-2008, 17:23
  4. Respostas: 20
    Último Post: 15-06-2008, 08:58
  5. Respostas: 3
    Último Post: 28-02-2008, 09:44

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L