+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida em um Servidor FTP usando proftp

    Boa tarde,

    em meu trabalho existe um servidor FTP usando o serviço proftpd instalado em uma distribuição Slackware. Quero acessar uma pasta usando o usuário do Apache para adicionar pastas. Explicando melhor, eu tenho um "alias" no httpd.conf direcionando à uma pasta "/home/src", o usuário Apache tem permisão via ftp para acessar /var/www para subir pastas via ftp, porém precisei autualizar um sistema para migrá-lo para o /hom/src, agora estou precisando que meu usuário Apache além de ter acesso ao /var/www, tenha também ao /home/src. Alguém pode me ajudar??

    Obs.: eu tentei criar um link simbólico: ln -s /var/www /home/src, porém não tive sucesso ao acesso via ftp. Eu utilizo o Fillezilla para fazer up e dow de arquivos via ftp.

    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão

    Opa,

    Não lembro as sintaxes do Proftp, mas vc ja pesquisou sobre o uso de links simbólicos nele? no apache por exemplo vc precisa dizer que aceita isto, para que funcione... deve ter alguma diretiva para isso no ProFtp tb...

    Se não achar nada poste ai...

    Att

  3. #3

    Padrão

    Nageva, utilize bind mount que resolverá seu problema:

    # mount --bind /var/www /home/src (ou vice-versa. na sua explicação não ficou claro quem é origem e quem é destino, mas baseado na sua tentativa de criação de link simbolico acredito que seja isso).

    Abs.

  4. #4

    Padrão

    Primeiramente obrigado pelas respostas.

    Lynx, como eu coloquei no tópico eu tentei colocar o link simbólico e não adiantou, a questão do apache eu não achei nd a respeito, afinal eu tenho mais intimidade com o vsftpd..

    Fabio K. Lima, o que exatamente o "mount --bind" faz?

    obrigado.

  5. #5

    Padrão

    Nageva,

    Since Linux 2.4.0 it is possible to remount part of the file hierarchy somewhere else. The call is
    mount --bind olddir newdir
    After this call the same contents is accessible in two places. One can also remount a single file (on a single file).

    Basicamente, você terá o mesmo filesystem disponivel em outro lugar. Você poderá acessar o /var/www através do /home/src e vice-versa, serão o mesmo filesystem.

  6. #6

    Padrão

    Hum.. ok!!!

    eu irei testar e dps posto o resultado!

    obrigado!

  7. #7

    Padrão

    Cara, utilizei o comando "mouny --bind" e a pasta foi subscrita por cima dos demais arquivos existentes na pasta de origem. Não era isso que eu esperava acontecer!

    Mesmo assim vlw!!! Irei continuar tentando achar uma maneira de vincular os dois diretório para um só.

    obrigado!
    Última edição por Nageva; 09-04-2010 às 16:29.

  8. #8

    Exclamation duvida ftp

    amigo na verdade sou novo aqui, como não achei a forma de enviar uma pergunta ocupei seu espaço de resposta, pra tirar uma duvida, estava tentando instalar o ftpd no debian mas quando chegou aqui vir tudo direitinho , mas apertei uma techa e sumiu umas letras como na foto, teria como adcionar tentei reinstar mas fica da mesma forma Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura_da_tela.jpg
Visualizações:	150
Tamanho: 	54,8 KB
ID:      	13224 Arquivo: etc/proftpd/proftpd.conf