+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aumentar a Swap

    Olá Pessoal,

    Tenho um fedora 4 com 1gb de ram e 256mb de swap.
    Vou colocar 4gb de ram e gostaria de aumentar a swap para 8gb ok.

    Só que o meu swap atual tá assim no hd:

    HD 1 = 256 mb swap - \ S.O. (5gb) - \u01 (50gb)
    HD 2 = \u02 (50gb) - \u03 (50gb)

    Aumentar a swap no hd 1 acho que não dá porque ele tá lá na frente.
    Suponho que tenho que criar outra swap no hd2, vou um pouco da partição \u03 ok.

    Dá para fazer isso ? Quais os passos devo seguir ?

    Sds,
    Robson.

  2. #2

    Padrão

    a swap é apenas um espaço (arquivo) para suprir deficiencia de ram, ou seja, JAMAIS deveria entrar em utilização.
    Já que vc vai aumentar a ram, pode ignorar a swap (o que eu faria), mas se quiser, assim mesmo, existem diversas informações a respeito, na internet:

    fedora increase swap - Pesquisa Google

    flames > /dev/null

  3. #3

    Padrão

    ok, é que nessa máquina vai ter umaaplicação oracle que precisa de muita ram e swap, por isso tenho que aumentar intende.

  4. #4

    Padrão

    bem.. IMHO eu faria uma instalação do zero, bem "tuned", porque o oracle é chato pra karamba. Mas, caso não queira partir pra isso, então crie um ARQUIVO de swap. Pelo menos, se amanhã ou depois vc precisar aumentar de novo fica mais fácil

    Linux add a swap file howto

    flames > /dev/null

  5. #5

    Padrão

    Irado,
    Acho a sua idéia boa, dessa forma não vou precisar alterar a área de swap do HD. Criando um arquivo resolve o problema né.
    Essa máquina já tem o Oracle instalado essa é a questão. Não dá para instalar de novo.
    - Mas na partição \ do S.O. não tenho espaço só tenho 3,5gb livre lá, vou ter que usar a partição \u01

    Então se baseando na minha realidade os comando do tutorial ficariam assim correto ?
    dd if=/dev/zero of=/u01/swapfile1 bs=1024 count=524288

    e no fstab:
    /u01/swapfile1 swap swap defaults 0 0


    Quando eu der o comando: dd if=/dev/zero of=/u01/swapfile1 bs=1024 count=524288 o /dev/zero não vai assumir 8gb de tamanho não correto ? Só o swapfile1 que vou criar né !


    Um cara me deu a idéia também de fazer o seguinte, mas não sei se pode haver perda de dados.

    DICA:
    Você pode usar um live-cd do Gparted, com ele você poderá diminuir o tamanho da /u01, deixando um espaço na esquerda, depois reposiciona a partição / S.O. para a direita, e enfim aumenta o tamanho da sua swap.
    Um rápido esquema :-)
    Antes: (seu esquema atual)
    |-swap-|| ------ S.O. ------ || --------------------- u01 --------------------|

    Primeito passo: (libere espaço na esquerda diminuindo a partição /u01)
    |-swap-|| ------ S.O. ------ ||-vazio-||------------- u01 --------------------|

    Segundo passo: (reposicione a partição / S.O.)
    |-swap-||-vazio-|| ------ S.O. ------ ||------------- u01 --------------------|

    Finalmente: (aumente o tamanho da swap)
    |---- swap ---- || ------ S.O. ------ ||------------- u01 --------------------|

    Depois é só aplicar as operações no Gparted, vai demorar um pouco mais vai dar certo :-).
    Última edição por robsoncb; 22-04-2010 às 11:41.

  6. #6

    Padrão

    bem.. sinceramente sou meio traumatizado com o gparted (risos) porque o bisonho aqui se atrapalhou em algum lugar e foi tudo pro espaço. Mas (acho) é birra pessoal mesmo, pq muita gente usa sem a menor dificuldade, então YMMV.

    /dev/zero é um (digamos assim) "dispositivo/parte do equipamento/appliance.. sei lá" assim como /dev/null é outro. Quem realmente define o tamanho é o dd, o /dev/zero dá conteúdo, ou seja, é um arquivo INFINITO (tamanho) que o dd vai copiar com tamanho definido para o of=..

    o count= informa quantos blocos de bs= vão ser "copiados" então, devem ser mais ou menos 5G (só olhando no manual mesmo pra saber)

    enfim, vc já tem tudo o que precisa, divirta-se

  7. #7

    Padrão

    OK, mas uma pequena dúvida.
    Antes de iniciar o processo de montagem da nova área de swap devo desligar a minha antiga swap concorda. É só dar o comando swapoff /dev/sda3 ? Correto !

  8. #8

    Padrão

    o comando está certo, mas o swap nunca precisa ser desativado, exceto quando do desligamento do sistema operacional.