+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por MediaFlex Ver Post
    Caro, estou trabalhando com equipamentos todos na casa dos 24dbm, o que corresponde a 250mw, o que é normal para sistema de uma RB600 ou 800 com quatro 4PCI R52Hou R52Hn, e claro, com os Buletts, tanto 5 como M5 HP usados em kit cliente, que pode chegar facilmente ao 400mw, sem usar nem um amplificador de sinal, ou seja, do próprio radio. Assim faz sua referencia voltar à questão dos fracos equipamentos encontramos no mercado, que a única coisa atrativa é o preço, eu afirmo que se o nosso amigo que criou o post usar equipamento de ponta terá o resultado esperado sem usar nem um tipo de amplificação de sinal.

Sou novato na questão wireless, sim, sou com orgulho, mas o que estou aprendendo na pratica do dia a dia é ser objetivo e tratar o sistema na sua propriedade, fazendo estudos de campos e priorizando os projetos individualmente, assim, ganho com á qualidade, satisfação de meus clientes e o tempo que tenho para continuar estudando sobre o assunto. Todos meus clientes usam link de 128kbps de upload e 128kbps Download, com 1MB de navegação, mesmo sem visada. O que pra muitos isso é impossível para uma rede wireless, o que é impossível é falta de investimento.
    Bom, acho que sobre equipamentos de qualidade estamos concordando. Qualidade não é tudo, mas é muito.
    Sobre as potências é que não posso concordar. 24dbm do bullet + 25dbi de ganho da antena, vc chega a 49db... não posso dizer agora com certeza porque não lembro das regras da Anatel para 5.8GHz multi-ponto de cabeça, mas imagino que não tenha liberação de potência pra uso então certamente estará extrapolando o limite... e isso não é ruim só pelo legislação, mas sim pela interferência mutua como já falei. Aqui uso sempre a menor potência possível, isso inclui uma margem de segurança para variações como chuva e tudo o mais... Não tenho nenhum tipo de problema a usar dessa forma, aliás, parabéns pelos 1MB realmente não é todo mundo que consegue, mas não pra me gabar ou algo parecido, a minha intensão é mostrar que usar menos potência funciona ainda melhor, aqui tenho clientes a 2MB e alguns poderiam estar a mais... a maioria dos meus clientes chegam a 3.2, 3.6 mega de throughtput, isso em 2.4GHzB e não 5.8GHz onde se consegue mais banda... entendo perfeitamente que é complicado entender que menos potência funciona melhor, eu já pensei como vc tmb, mas justamente a prática me provou o que estou dizendo.
    Ainda insisto na questão do Bullet5... 5.8GHz não vai funcionar, se for usar Bullet então use Bullet2 para esse caso (2.4GHz) e se 2.4GHz 900MHz resolve com sobras, ai só tem a questão do throughtput do 900MHz, não tenho muita experiência com 900 mas até onde me lembro o throughtput não passa muito de 2MB... mas posso estar errado.

2. Mas esse BULLET M5 HP !! só trabalha em 5.8 nér?

ou em 2.4 tbm?

vlw ;D

3. ow galera essa parada de ACK é realmnte importante?

nos meus Ap's eu boto ACK = 0 ( automático)
    se bem q eu poderia calcular os metros de ponto a ponto entre meus radios e colocar o ACK...

mas é realmente nescessário?

vlw

4. Citação Postado originalmente por pedrokamp0s Ver Post
    ow galera essa parada de ACK é realmnte importante?

nos meus Ap's eu boto ACK = 0 ( automático)
    se bem q eu poderia calcular os metros de ponto a ponto entre meus radios e colocar o ACK...

mas é realmente nescessário?

vlw
    Primeiro sobre os Bullet, se é como a nomenclatura dos Nanos e não vejo porque não ser. O Bullet2 é 2.4GHz e o Bullet5 é 5.8(5.4, enfim...)GHz...

Sobre o ACK, é importante configurar sim. Mas não é só a distância que influencia. O ideal é monitorar enquanto ajusta e no valor que ficar melhor manter, claro que o cálculo da distância ajuda muito pra começar a ajustar... mas eu não ajusto sempre, ajusto quando preciso de mais throughtput ou o link não ficou bom, principalmente em PtP's e principalmente em 5.8GHz. Em PtP 5.8GHz ajusto o ACK é excencial... Em PtP 2.4GHz tmb mas mais ainda em 5.8GHz, em PtP é sempre muito recomendado ajustar... Nos AP's (pontos de acesso, não nos clientes) o ideal é deixar em 0 mesmo... no Mikrotik dynamic que é a mesma coisa (automático).

5. como eu faço para saber o valor do 'throughtput' pelo firmware Ap router em chip's realtek ? ( desculpem a pergunta besta , pq nunca ou vi falar no tal ' throughtput' estou pesquisando nesse exato momento...)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L