Página 6 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. [QUOTE=GilvanEnriconi;476431]

Gilvan, não sei se ajuda estas minhas respostas:

Pode dentro de um copo caber mais água que o volume do copo?
    Não, pois a definição de "volume" é exatamente essa.

Se uma carroça for puxada por dez cavalos pode a velocidade da carroça ser maior que a velocidade de um só cavalo?
    Sim, pois o peso da carroça será dividida entre mais cavalos que poderão aproveitar a sua força de empuxo melhor, traduzindo em maior velocidade

Se uma pessoa tomar uma xícara de chocolate quente a sua temperatura aumenta? Ficaria com febre?
    A temperatura da pessoa iria subir temporariamente, mas os mecanismos de controle de temperatura entram em ação para compensar esse aumento (por isso somos definidos como seres homeotérmicos).
    Além disso uma xícara tem uma quantidade de calor muito pequena perto da nossa massa corpórea (composta em sua grande parte de água), assim mesmo essa mudança de temperatura temporária seria muito díficil de ser medida.

Pode uma pessoa solta puxar uma corda de cima para baixo com mais força que o seu peso?
    Não,

Pode o ruído ser maior que o sinal?
    Sim, pode. Inclusive a modulação utilizada no Wi-Fi permite com que, até certo ponto, o ruído seja maior que o sinal.

Afirmo para o amigo que não, a não ser que exista um universo paralelo, ai tudo muda, dá até para transformar água em vinho ou multiplicar os pães. To fora.
    Talvez você precise olhar melhor seus conceitos de física. Alguns me parece um pouco confusos.

2. Jorge, sobre o UWB, no CDMA é comum se ter SNR negativa, ou seja, ruído maior que sinal. Pena que alguns estejam muito presos ao passado.

Sds,

Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Calma lá !

Vamos ai para o conceito de banda larga :

Pode o ruído ser maior que o sinal ? Pode.

(Procurando o livro da ARRL)...

Na modulação banda larga um sinal de banda base (Por exemplo, um canal de radioamador com 5Khz de largura) modula um sinal mais largo (por exemplo 11Mhz) e o resultado desta modulação é injetado em um transverter para a frequencia desejada (Por exemplo 2.4ghz).

Se olhassemos o sinal em um gráfico no dominio da frequência, teriamos para o sinal banda base uma elevada concentração e potência no ponto central da frequencia de 5khz.

(Desculpem pelo ASCII art)

Y (dbm)
    | .. <- sinal bem mais alto que o ruido
    | . .
    |.............. .......... <- ruido
    +---------------------
    0hz 5Khz 10Khz X(hz)

Quando modulamos em banda larga aquela potência do sinal original é dividida por toda largura de banda, surgindo a possibilidade do sinal em banda larga estar ABAIXO do nivel de ruido...

Y (dbm)
    |............................. <- ruido
    | .................... <- sinal abaixo do noise floor
    |.... .....
    +---------------------
    0hz 11Mhz 22Mhz X(hz)

(Poiseh, SNR menor que 0)...

Quando esse sinal chega ao receptor, este tem uma elevada largura de banda e, caso esteja centralizado corretamente, consegue recuperar toda a energia do sinal (mesmo este estando abaixo do ruido) de volta à forma da primeira figura...

(Os militares americanos usam essa tecnica em radars chamados de LPI, por exemplo)

http://en.wikipedia.org/wiki/Low_Probability_of_Intercept_Radar

No nosso wireless (Que eh uma técnica de modulação banda larga) temos caracteristicas similares (Sendo que os nossos 22mhz não são normalmente suficientes para chegar a esconder o sinal completamente, além do que os nossos canais e frequencias centrais são bem conhecidas e dai isso não servir para "esconder" [pra esconder, largura de banda e frequencia central devem ser informacoes sigilosas]).

Procurem uma tecnica de modulação chamada UWB (que seria usada no protocolo usb wireless) que vocês vão ver (Normalmente canais de 500Mhz !!! tão largos que podem dividir os canais com outros sistemas sem os outros sistemas - tradicionais - sequer perceberem que estão dividindo seu canal com outro aparelho...) um exemplo disso.

O que acontece eh que a figura de SNR que usamos em wireless é medida justamente depois da demodulação em banda larga ! (Ou seja, é o SNR do sinal banda base) E aqui não pode ter sinal abaixo de ruido !

3. RUÍDO VAI DE GARUPA

Meu rapaz
    Gostei do conselho que recebi e fui estudar um pouco mais de física, como sugerido. Faço isso a mais de meio século, sempre é muito importante estudar-se fisica, este conhecimento nos proporciona um relacionamento mais afável com a mãe natureza, este conselho deveria ser estendido para todos os foristas.
    Seguindo a trilha dos passos antigos, desenhada nos meus cadernos velhos, fui fazer o tema de casa.
    Lá estava a ponta do iceberg, nas frases de um iluminista que disse que a toda ação corresponde uma reação igual e em sentido contrario. Este dito era tão contundente que foi batizado de Lei de Newton, olha só, virou uma lei. Ocorreu-me então que dali eu poderia construir uma boa resposta para ti.
    Antes que tu concordes ou discordes de mim, pensa no epitáfio da lápide do pensador:
    A natureza e as leis da natureza estavam imersas em trevas; Deus disse "Haja Newton" e tudo se iluminou.
    Vamos lá:
    Como explicar que uma barra de aço ao exercer uma ação bem no meio de uma grande vidraça quebre o vidro. A reação não é igual a ação? Este é um momento capcioso do fenômeno, pois no exato momento em que o vidro quebra, a lei deixa de valer, ou seja, termina o fenômeno no instante anterior à quebra do vidro.
    Compare a relação entre a barra e o vidro, com a relação entre o ruído e o sinal, estas relações só são validas quando os dois estão juntos, um sobre o outro. Moro? Mas como podemos compreender que o ruído seja menor que o sinal? Este fato não diria que o ruído não esta junto com o sinal? Ora, isso não quer dizer que não esteja em cima um do outro, é como carregar uma moxila nas costas, a moxila pode ser leve ou pesada, mas está em cima de quem carrega e para obedecer a lei, não pode pesar mais que o vivente, lei é lei, deixem Newton descansar em paz.
    Foi legal esse papo, quando se termina o segundo grau, estuda-se praticamente toda a física existente, a que vem depois é só refinamento.
    Vou me atrever e dar um conselho também. Nao levem a mal, todo o coroa é abusado quando fala de experiências. Pensa de novo no exemplo dos cavalos e na carroça, verás que eu tenho razão.
    Se olhassemos o sinal e o ruído no domínio da freqüência como sugeriram o Jorge Aldo, não veríamos diferença na amplitude entre o sinal e o ruído, isso porque o domínio da freqüência mostra

Continua...

4. Continuação...
    a onda de lado, se quiseres vê-las separadas, terias que olhar no dominio do tempo, ou seja, com um osciloscópio.
    Porem, em eletrônica nao existe o “não dá”, existe o “não sei”, e então o grande Jorge, que não é iluminista, volta a ter razão.
    O caminho das pedrinhas foi descoberto por um conde da nobreza européia. Pega um bloco de papel e um lapis, então olhando o sinal no analisador de espectro, escreve a equacão matemática da onda que esta no domínio da freqüência. Aplica sobre esta equação a transformada de Lapace. O resultado será a onda no dominio do tempo. Pronto, encontrastes a resposta certa.
    Claro que para fazeres isso, teras que me imitar e trilhar a trilha dos passos antigos desenhadas nos teus cadernos velhos.
    Vai por mim.

Anteneiros, ouvi:
    Sou filho das ondas,
    Nas ondas cresci;
    Anteneiros, descendo
    Da tribo tupi.

Da tribo pujante,
    Que agora anda errante
    Por fado inconstante,
    Anteneiros, nasci;
    Sou bravo, sou forte,
    Sou filho do Sul;
    Meu canto de ondas,
    Anteneiros, ouvi.

DIA 15 AQUI NO COVIL DAS ANTENAS VENHA PARTICIPAR DO MELHOR CURSO PARA QUEM QUISER APRENDER A INSTALAR ANTENAS.

5. Quero aproveitar este veículo e atravessando o Brasil de Sul a Norte, enviar um abraço para Claudio Kataiama qu esteve aqui fazendo o curso.
    O link abaixo, é uma homenagem ao grande anteneiro. Mas se alguém quiser dar uma espiada é só clicar.
    Gilvan.
    Além da Alma

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L