+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão cache on disk

    Pessoal me tira uma duvida, configurei meu web-proxy está funcionando redondinho coloquei cache max 20Gb e assinalei a opção cache on disk.
    Meu HD é de 160Gb. coloquei somente uma memoria 512kb e observei que meu servidor fica sempre com 420kb free (ou seja livre)... isso significa que proxy nao usa nada de memoria quando esta armazenado no HD? Será que prescisa aumentar? ia passar pra 2Gb.
    Agora quando desmarco cache on disk e coloco cache max 400000 ai vejo que a memoria esta sendo usada aparecendo 30k free.
    Uso a versão 3.23!
    Ai fica a duvida!!... qual o melhor trabalhar com "cache on disk" marcado ou desmarcado?
    O tráfego de dados da memoria se nao me engano é mais rápido do que o tráfego pelo HD?

    Me desculpa se caso eu estiver viajando! rsrss
    Mas gostaria de saber mais a respeito!
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: cache on disk

    Jack, isso acontece pelo seguinte motivo:
    - CACHE ON DISK MARCADO: Todo o conteúdo http navegado será armazenado em disco
    - CACHE ON DISK DESMARCADO: Todo o conteúdo http navegado será armazenado na memória ram
    Por isso que o consumo da memória é maior quando você desativa o cache on disk.
    Se marcado ele usa a memória apenas para procurar o arquivo já armazenado ai você pode fazer a seguinte comparação.
    Para cada 1Gb de dados armazenados no cache você precisa de 15Mb de ram para o bom funcionamento.

  3. #3

    Padrão Re: cache on disk

    Realmente,

    Quando você marca a opção "Cache on Disk" a memória RAM serve pra indexar o conteúdo do proxy. O que você pode fazer ai é aumentar o cache pra 30GB e aumentar a RAM pra 1GB. Não terá diferença se você colocar 2GB. Também não é aconselhavél usar mais que 30GB de cache, ok?

    Abs.

  4. #4

    Padrão Re: cache on disk

    e o cache do mk funciona legal ja tentei aqui mais sempre travava o servidor...

  5. #5

    Padrão Re: cache on disk

    to procurando como fazer em pararelo alguém sabe qual o melhor programa pra montar um servidor de cache em pararelo ao mk onde encontro tutorias...

  6. #6

    Padrão Re: cache on disk

    Você pode fazer ele com uma máquina linux rodando o squid.
    Usa esse tutorial aqui que vai ajudar.
    https://under-linux.org/f96/squid-de...iantes-117220/

    Abs.

  7. #7

    Padrão Re: cache on disk

    vlw vou dar uma olhada e ver o que consigo.

  8. #8

    Padrão Re: cache on disk

    Amigo guilhermeramires,pegando carona nesse topíco,gostaria que vc me explicasse como eu faço prá aumentar o tamanho dos arquivos que ficam armazenados no cache? pois percebo que nao são maiores que 4M...e eu keria aumentar,Tenho um servidor com Mk instalado no compact flash,Hd sata de 500Gb para o cache,minha versao é a 3.30....dsclp se postei em lugar errado!!!Aguardo resposta
    Última edição por Checkinho; 07-08-2010 às 08:22.

  9. #9

    Padrão Re: cache on disk

    Chekinho,

    A boa prática diz que pra cada 30GB de cache que você queira fazer, reserve 1GB de memória RAM. Quando falamos de Mikrotik em PC o máximo de memória RAM é 2GB. Considerando que parte dessa memória será usada pelo sistema, um bom cache não deve ultrapassar 50GB, ok??

    Abs.

  10. #10

    Padrão Re: cache on disk

    Ok amigo,brigado pelas informaçoes.Mas acho que vc nao intendeu a minha pergunta.É o seguinte:se eu baixo um arquivo q seja de 4M ele fica armazenado no cache,mas se o arquivo tem por exemplo 20M ele nao fica no cache,ai eu keria saber como faço prá que ele fique no cache prá futuros dowloades!!!

  11. #11

    Padrão Re: cache on disk

    A partir da versão 3.x do Mikrotik essa opção é "Read Only" ou seja, somente leitura. O valor default é exatamente 4MB. O Mikrotik não permite mais que esse valor seja alterado por que quanto maior o tamanho do arquivo, mais processamento consome, e consequentemente você terá menos velocidade, ok?

    Abs.

  12. #12

    Padrão Re: cache on disk

    Blz, se pode usar um buzybox e alterar os valores conforme sua necessidade ou melhor ainda, use o velho e bom 2.x que não tem nada melhor em se tratando de cache do mk, aconselho a 2.9.51, pois ela ja tem a interface de configuração muito proxima da 3.x, que da pra te salvar em épocas de vacas magras sem o limite de 4mb por arquivo, mas comungo tb da opinião do Guilherme.