Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom tarde pessoal,

Eu aqui sempre quero deixa o provedor atualizado e manter sempre a qualidade do serviço, eu tenho lido bastante sobre freeradius. Queria opnião do pessoal que usa me mostrando as vantagens e desvantagens do uso dele. Pois hoje eu controle tudo pelo mikrotik, sem nenhum intermediario. Se o freeradius traria algum desempenho aos clientes, velocidade ou algo do tipo, pois nunca rodei o freeradius em rede externa somente em bancada.
    Última edição por Magal; 31-05-2010 às 12:07. Razão: Correção do título

2. topico interessante ser discutido, pois eu também não uso mais estava lendo a respeito e estava interessado em colocar

3. Também concordo com essa discussão, mas já que vocês estão lendo que tal começarem a postar as suas idéias, conclusões que vcs tem até o momento?

4. Então amigo, eu estava lendo sobre e umas das vantagens que vi seria a base de dados reservada localmente em mysql, que é o banco de dados usado pelo freeradius. E toda a questão de autenticação, verificação de senha acontece dentro no freeradius e não no mikrotik. Eu acho que nessa parte e agente economica um pouco de processamento e memoria.

5. Como falei em outro post, a base de logins fica centralizada. Nunca usei logins no mikrotik, mas se um cliente muda de pop acredito que tenha que remover daquele pop e cadastrar em outro. Já com a auntenticação no radius não precisa.

Pelo radius é possível fazer controle de MAC e WPA2 por cliente. Não sei se vocês usam PPPoE ou HotSpot, aqui uso PPPoE, todos os logins estão cadastrados no radius, aqui defino que o login do cliente só pode autenticar se veio o pedido de autenticação do equipamento dele (mac), defino a velocidade dos planos pelo radius.

Outra vantagem (não sei como funciona no Mikrotik) é que pelo radius fica salvo o extrato de conexão do cliente. É fácil desenvolver um programa pra cadastrar os logins do cliente e também tirar um extrato de conexão.

Essas são algumas vantagens que vejo.

Tópicos Similares

1. DUVIDA no uso do teamwier na rede wireless
    Por skaphynton no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 20-01-2011, 18:15
  2. Respostas: 2
    Último Post: 30-06-2008, 07:36
  3. Instalação do FreeRADIUS no Ubunto 8
    Por jjuniorcba no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 8
    Último Post: 13-06-2008, 16:43
  4. Tempo de uso no hotspot do mikrotik ?
    Por GIGANET no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 25-07-2007, 17:54
  5. Log do freeradius no mysql
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 19-09-2005, 09:01

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L