+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik não divide a banda corretamente

    Boa tarde!

    Amigos, estou enfrentando um problema no meu MK. Tenho um Speedy de 2M e estou dividindo entre meus familiares e amigos e hoje aconteceu algo estranho e não sei como resolver. Todos meus clientes estão com banda de 500K e somente eu tenho o perfiu de 2M e tudo controlado pelo hotspot, pois bem... Eu estava conectado baixando vários vídeos pelo megaupload a 2M e começou a reclamação de um cliente em função da lentidão, ele reclamava que não passava de 7K a conexão. Então pergunto aos amigos, estava somente eu e mais um cliente conectado, porque o MK não tirou 500K do link para este cliente e me deixou com 1,5M? Eu tenho que adicionar alguma regra para que o MK faça isso?

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    Como o MK poderia ter seguido essa sua logica sendo que o coitado tinha 2 instruções te dar 2M que é toda a banda disponivel pra ele e dar 500k pro seu cliente... vc acha que ele deveria tirar 500k seu e dar para seu cliente porem a unica informação que ele possui é de que vc tem limite de 2M e cada cliente tem limite de 500k... por que cargas d´agua ele iria fazer o que vc imaginou? para dizer que ele não divide a banda corretamente...
    É uma pena mas ele não vem de fábrica no estilo robin hood.. tirando dos ricos para dar aos pobres..
    rsrsrs só estou brincando.... mas só quero que veja a maneira que vc esta pensando e se tem lógica de funcionar o que vc quer que funcione da maneira que vc fez.
    E sim vc tem que adicionar regras para que o MK faça isso.. porem eu não as conheço pois nunca trabalhei dessa forma... mas de inicio enquanto não as tem, ao menos limite a sua conexão a 1M pra deixar banda aos demais... pois da forma que esta seus downloads vão sempre deixar o resto sem banda...
    Desculpe não poder ajudar muito

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    Agradeço amigo pela ajuda, estou aguardando alguma informação de como fazer o MK tirar dos ricos quando for necessário........rsrs

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    vc disse que ele nao esta mais controlando banda é isso? veja se esta configurado o firewall, nat, queue, esta usando bridge?

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    Eu uso hotspot, e tenho vários clientes com banda igual a 500K mas como o link do speedy é 2M, então fiz um uma conta para mim com banda de 2M, e quando estou usando a banda, os outros ficam sem nada. Então gostaria de saber se tem como balancear a banda entre os usuários, por exemplo: Eu estou usando minha banda de 2M que é a máxima do link que entra no MK, e de repente entra um cliente que tem um limite máximo de 500K, então o MK tiraria os 500K da minha banda me deixando com 1,5M e se outro usuário entrar tiraria mais 500K me deixando com 1M entendeu? Basicamente eu quero que haja um balanço de banda entre os usuários mas mantendo o valor máximo de download informado no hotspot para cada um.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    certo, agora entendi, seguinte, tenta deixar seu profile como defalt, como vc usa seu profile? vc usa sem fio ou com fio? aqui no meu esta configurando da seguinte forma, vai o link direto p meu Mk, sai um cabo da porta lan direto p meu switch e dirtribui p meus pcs, nao uso hotspot, uso p meus clientes wirelees pppoe, pois acho mais seguro, os do pc, eu configurei apenas pelo queue, defini ip, e banda p cada pc, tava com esse problema de nao esta controlando a banda certo, ai vi que estava ativado o ip firewal da minha bridge, mas o seu deve ser mais simples, tente criar outro profile com menos de sua banda, e faça o teste p ver se continua!! qualquer coisa tamo ai!! abraço!

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    Vou efetuar estes testes, mas gostaria que funcionasse com hotspot. Todos se conectam por wireless inclusive eu. Meu perfil já está como default, as demais regras de limite de banda, já são criadas automaticamente pelo MK quando alguém loga, a menos que eu deixe todo mundo em default e adicione lá na simple queue a velocidade de cada um, mas não creio que isso possa resolver. Vou tentar e volto aqui. Valeu amigo!

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    OK faça o teste e avisa o resultado!! grande abraço e boa sorte!!

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    Amigo acho melhor vc criar um user de 500k para vc
    sendo assim vc poderá dividir o seu link com 4 amigos ou clientes
    topico encerrado

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    assim desta maneira como vc descreve vc nunca vai consequir fazer isso ....
    mais tem como fazer isso sim dividir o seu link pra seus usuario..

    abraço

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    estava precisando de algo muito parecido...tenho 1mb e queria um QoS para quando um usuário tivesse usando por exemplo 1mb todo tudo ok...mas quando outro logasse ele fosse dividindo o link por igual...e se tiver 2 usuários conectados e um dos ficar ocioso e o primeiro usuário solicitar, ele pode usar a banda toda...e se de repente entrar 3 usuarios e precisarem do link o link de 1mb seria dividido para todos po igual enenteram? seria um QoS mesmo que seria liberado por uso e tivesse uma banda minima para cada usuário.

    não posso limitar casa usuário pois a rede é familiar e se tiver disponivel todos tem direito aos 1mb entenderam?

    tem como fazer isso no mk? no linuz eu faço com htb+tc mas no mk não sei como fazer.

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    JorgeAldo,

    boa tarde rpz...pelo menos nos servidores que configuro linux..ou até mesmo na minha casa não funciona como vc fala abaixo:

    vamos pela lógica :

    Eu queria um QoS que dividisse a banda igualmente.
    Mas que não dividisse se alguem não tivesse usando.

    Ora, mas não é exatamente isso o comportamento default sem o QoS ?
    Última edição por JorgeAldo; 20-08-2010 às 10:07.

    se esto baixando um arquivo usando todo meu link e minha esposa chega para usar a internet...continuo com meu adsl a full e ela fica praticamente sem navegar...onde foi que você viu isso?


    se fosse assim, ao ao conectar minha adsl passaria a metade da banda para ela...pelo o velox, link dedicado na minha região não funciona assim...aqui na empresa dou prioridade no servidor linux se não os usuários esgotam meu link.Uso Htb+tc.

  13. #13
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    Se não me engano, Mikrotik + PCQ faz isso

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    Já tentei de tudo aqui, mas pelo que parece o MK foi projetado pra quem tem banda de sobra pra dar e vender, ele não permite fazer esse ajuste, pois é uma pena, deixar limitado minha banda sabendo que em certos momentos ela está livre!!

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    Mas como fazer isso? Estou tentando pelo MANGLE do firewall.

  16. #16
    Avatar de LmcNet
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Anápolis Goias
    Posts
    63

    Padrão Re: Mikrotik não divide a banda corretamente

    Cara! se vc tem 2 Megas, e se possivelmete mais que 4 clientes a 500K cada um, sugiro que use o controle do Simple queues com Bust limit ativado para limitar um pouco da banda do seus clientes
    eles vao navegar nos seus 500k e no velocimetro mostrara a velocidade contratada mas o consumo da banda será reduzido um pouco..
    ja aviso que isso nao e certo de fazer.. conhecimento nao e crime.. se vc tem condiçoes de garantir 100% da banda pra cliente garanta!
    agora vamos la..
    Simple queues:
    Max Limit: 64K / 256k
    ^Burst
    Burst limit: 55k / 500k
    Burst Threshld: 49k / 250k
    burst Time 8s / 20s

    isso nao e certo, mas no seu caso como nao tem banda o suficinete para seus clintes e a melhor opção de nao deixar todos na mao, e outra dica, limita a banda que vc usa pra consumo propio pelo meno pra 1Mg, por que caso o contrario o MK (simple queues ou Controle pelo Profile do hotspot) logicamente redirecionara toda banda pra vc se tiver com os 2 megas umildes que vc tem todo aberto pra seu consumo, sem resta nada pros clientes..
    sugiro que almente seu link, e nao use o Burst limite. de qualidade para seus clientes.. eles obviamente te indicaram para mais pessoas e sua rede crescerá...
    abrass..
    Última edição por LmcNet; 10-10-2010 às 18:52.