Página 8 de 17 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Aldo, como trabalha um motor de passo? Eu sempre tenho lido que o melhor seria um gerador com estator de imã permanente pois é mais leve.
    Explica aí como é este motor. Sei que um motor girando ao contrário também produz energia.

2. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Uma imagem vale por mil palavras :

Anexo 12347

Ou seja, o rotor é de imã permanente e o estador de bobinas.

Porém...

O eixo é hipertrabalhado e super-preciso na rotação, também é hiperresistente pois esse trecos não podem deformar com o uso.

Os magnetos são os mais potentes possiveis. Carissimos de se comprar avulso.

E as bobinas normalmente são de longas espiras, para gera um campo intenso.

Ou seja, são o melhor que se consegue por baixo custo.

Agora eu estava mentalizando aqui... Se eu tenho 8V por 2a max (Corrente de curto circuito), quando eu drenar 0.5A a queda de tensão já vai ser de 2V, o que dá os 6V que a bateria precisa. Qualquer drenagem maior que essa e a tensão torna-se insuficiente para carregar a bateria.

Ou seja, com esse modelo que eu escolhi, precisaria de um circuito de charge pump para subir a tensão, ao inves do regulador.

Alias, precisariamos de um hibrido, regulador (abaixador) de tensão + multiplicador de tensão. To procurando aqui alguma fonte DC-DC capaz de fazer isso...
    O desenho realmente falou. É o estator que eu conhecia.

3. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Agora a porca torçe o rabo, a questão ta acima da minha qualificação.

O que fazer para o gerador alimentar a bateria em carga máxima sem queda de tensão e sem desperdiçar energia ???

Tava bolando um controle com microcontrolador e uns transistores de potência, mas ai pintou o dilema, como se sabe que uma bateria está carregada ?

Outra, o microcontrolador tem um conversor A/D, e pode facilmente detectar as tensões. Mas como fazer para ele detectar a corrente que está saindo do gerador ???
    Será que não daria pra aproveitar o circuito de um carregador flutuador? Se não me engano ele faz exatamente isso.

4. mas oJorge ta virado no engenheiro eletrico!

as hélices deixa para min testar
    hahaha

5. Só a titulo de curiosidade um jovem africano de nome William Kamkwamba conseguiu gerar eletricidade para sua casa com energia eólica. Isso em uma comunidade muito pobre usando sucata, vale a pena visitar o site dele onde tem sua História.

Tópicos Similares

1. Mini Balance PCC com Failover automático
    Por AndrioPJ no fórum Tutoriais
    Respostas: 149
    Último Post: 11-08-2017, 08:31
  2. Mini Balance PCC com Failover automático
    Por AndrioPJ no fórum Redes
    Respostas: 119
    Último Post: 29-06-2015, 11:00
  3. Mini-Pci 8413 com sinal muito baixo
    Por kadinho no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 29-12-2009, 17:41
  4. Power supply MOD - 8 slots mini-pci ?? problemas com a Anatel??
    Por nandofer no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 6
    Último Post: 12-07-2009, 14:42
  5. Respostas: 5
    Último Post: 18-10-2008, 20:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L