Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Seguinte, queria fazer um novo proxy. Squid já não me supre as necessidades.
    Só que antes disso, queria saber se seria viável. "Mais um? Já não tem muitos?"
    Também a questão da licença, teoricamente seria GPL, mas preciso discutir isso com alguém. Visto que brasileiro não respeita ela.
    Algum interressado?

  2. Porque o Squid não supre mais as necessidades? acho que esqueceu de especificar o motivo.

    Ele é um projeto bem maduro, e como "Proxy" creio que ele atenda a todos os critérios, sendo bem flexível como por exemplo ao permitir criar ACLs com base em saída de comandos externos. O Proxy só analisa o cabeçalho das requisições então se o que quer é um filtro de conteúdo deve utilizar um serviço com este propósito, como o Dansguardian que pode ser integrado sem muito esforço ao Squid.

    E mesmo o recurso que você sente falta no squid (se já não existe) for muito específico seria mais facil implementá-lo no próprio squid do que começar um projeto novo que até atingir a maturidade do que o squid é hoje, estaria anos luz atrasado em relação as alternativas atuais. Existem vários (mini)projetos de proxys que podem ser utilizados como base (basta procurar nos repositórios de sua distribuição) na verdade com em torno de 200 linhas de código você consegue escrever um proxy compatível com HTTP 1.0/1.1 , porém o que faz a diferença são os recursos em torno dele, como o que é oferecido pelo squid, sem contar a padronização e integração com demais serviços e isso leva tempo.

    Sobre a licença, ninguem iria participar (ao menos que seja muito bem pago) de um projeto que fique nas mãos de uma única pessoa, que tem um risco bem alto de ser descontinuado por vários motivos.

    Em relação ao "respeito" à GPL, a própria FSF tem recomendações de como se comportar a estas situações.



  3. Saudacoes OsManos!!!
    Cara concordo com o allisonvoll...
    Mas allisonvoll ele esta falando em relacao aos proxy estilo Thudercache... Que fazem o que o simples squid nao faz, como cache de videos, sites estaticos e etc...
    Mas respondendo tua pergunta mano... Cara depende muito de valores, suporte e etc... Um dos maiores problemas em relacao ao TC, e isso de suporte.... Nem todos que tem provedores sao tecnicos ou sabem de linux ou mikrotik... Valores, cobrar por tamanho do uso do cache... Acho isso um absurdo, pois e o mesmo programa!!!
    E valido sim, um novo cache, pois a concorrencia e que move os negocios!!!
    Mas um cache mais completo, com mais plugins e que seja facil de atualizacao... Outra coisa, valores muito altos, dao sempre dor de cabeça bem grandes!!!

  4. Seguinte... fazer proxy do zero é muito complicado, já fiz uns protótipos, é muito bug.
    Penso em ajudar o Lusca Cache. O cache de dinâmicos é fácil... já tenho funcional aqui.



  5. Boa tarde,

    caso você tenha uma boa idéia, conhece bem redes e sistemas computacionais não vejo motivos para não tentar.

    Atualmente para que um projeto desse tipo tenha sucesso deve ser aberto, deve ter um fórum de discussão e angariar pessoas e colaboradores em torno do mesmo. Como todo projeto deve ter um rascunho ou pré-projeto (suas idéias e de como começar), um desenvolvimento (do projeto) até chegar a uma versão do projeto definitivo inicial (versão 1.0, por exemplo).

    Em se tratando de projeto entendo bem, pois já fiz algumas centenas. Agora apresenta a sua idéia para a nossa análise e colaboração.






Tópicos Similares

  1. Proxy
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 02-02-2005, 18:15
  2. Duvida para configurar proxy e Dns
    Por vandoribeiro no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 09-08-2003, 16:10
  3. Estao buscando antes no proxy transparent?
    Por vandemberg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 24-07-2002, 01:09
  4. receitanet x proxy
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 25-06-2002, 14:16
  5. proxy automatico
    Por bauer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 10-05-2002, 19:08

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L