+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Instalando Debian em Uma RB433AH

    Bom dia,

    Procurando na internet achei esse tópico (http://opensource.dyc.edu/mips-devel), onde o autor instalou em uma RB433AH o Debian, gostaria de saber se alguém já conseguiu instalar?
    Achei muito interessante, pois posso instalar o debina em uma RB433UAH, colocar dois HD’s de 2tb em cada porta USB, e configurar como servidor de arquivos, diminuindo consideravelmente o consumo de energia e aumentando a confiabilidade do sistema.

    Atenciosamente

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    uai... o cara do link que vc mesmo indicou conseguiu... Segue o rautu dele.

  3. #3

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Eu sei, gostaria de saber se alguem ja consegui pra saber se funciona bem!

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    tá certo...

    Fico devendo esta.

  5. #5

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Tudo bem, estou pensando em instalar em uma rb493AH, oque voce acha?

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    essa board é Mips como a 433 do link. Deve funcionar do mesmo jeito.

  7. #7

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Que doido!!! Agora eu não tenho coragem de torrar minha licença para tentar isso...

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Na verdade, para lançar mão de alguns recursos que outro OS pode oferecer, é um bom hardware, com custo muito baixo, devido a encontrar facilmente no Brasil (outras boards subcompactas -as chamadas industriais- ainda são caras).

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Que doido!!! Agora eu não tenho coragem de torrar minha licença para tentar isso...

  9. #9

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Você nao perde a licença, faz um backup dela antes de fazer o procedimento, terca-feira vou tentar instalar, se tudo der certo posto aqui as informações!

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    qdo se formata a mídia onde está instalado o Mikrotik, normalmente perde-se a licença.


    Citação Postado originalmente por rodolfofp Ver Post
    Você nao perde a licença, faz um backup dela antes de fazer o procedimento, terca-feira vou tentar instalar, se tudo der certo posto aqui as informações!

  11. #11

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Se o objetivo for ter um linux rodando em RB, vc pode procurar por openwrt rodando em RouterBoard, que funciona por completo, tenho o openwrt rodando em 5 RB433 para fazer gateways openvpn. Sobre a licenca vc pode tirar as copias da licenca antes de formatar, para restaurar o firmware teria que ser atraves de um servidor tftpboot, mas tem um detalhe importante, a licenca eh vinculada a RB, ou seja, se vc possuir 3 RBs, vc nao consegue colocar a mesma licenca em todas, soh na RB de onde foi copiada.

  12. #12

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Cara tem mas placas com slot de CF.. que rodam mikrotik.. então acho que o legal seria colocar numa dessas para testar!!

    Agora a questão é, pra que tu quer fazer isso??? abraços

  13. #13

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Preciso de Instalar Linux em uma RB, pra fazer um servidor de dados, pois posso comprar uma RB411UAH, colocar um case de HD com 2 BD de 2Tb e compartilhar arquivos, pois tenho um servidor de arquivos pra 15 maquinas que quase nao uso, entao pensei nessa possibilidade!

    Será que funciona?

  14. #14

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Ola! "amaia",
    Como fasso pra instalar o openwrt em uma RB?
    Obrigado

  15. #15
    Avatar de Logus
    Ingresso
    Dec 2013
    Localização
    Santa Cruz do Rio Pardo - SP
    Posts
    1

    Question Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    rodolfofp, bom dia cara, sei que já faz um tempo que este tópico foi criado mas vamos lá.
    No que deu a sua instalação do debian na RB, deu certo o que vc achou, pergunto pq tb tenho interesse de instalar um debian em uma 450G.

    Sobre o OpenWRT eu conheço e uso é show de bola, mas num dá pra fazer nele tudo que se faz no debian, não se esqueçam que ele é minimalista

    No caso do lance sobre a licença gostaria de saber como fazer o backup e principalmente como voltar ele depois


  16. #16

    Padrão Re: Instalando Debian em Uma RB433AH

    Rodolfo, desculpe a demora em responder, mas valor lá:
    1) é preciso ter um servidor tftpboot para puder instalar o openwrt pois isto eh feito via netboot;
    2) Com o advento do raspberry pi ( www.raspberrypi.org ) o que se pretende fazer ficou mais fácil e até mais barato.

    Se o caso for montar um servidor web, arquivos, dns, monitoramento, email, ou qualquer servico que a demanda de carga nao seja muito alta, acho que o raspberry pi funcione muito bem.

    Hoje uso o raspberry pi como thinclient.