+ Responder ao Tópico

1. Se foi depois de chuva então as chances de isso ter ocorrido no cartão (E não no cabo nem na antena) aumentam pra quanto, 98%?? :-)

Serio, eles são MUITO voláteis quanto a isso.

Bom, eu continuaria usando (Como usamos) o R52_, só capricharia no aterramento pra eles (Que é diferente do aterramento de para-raios, se tiver) se tivesse preocupação em não substituir eles de forma alguma.

Na mesma torre tivemos R52 e EMP8602 que queimaram, e outros que sobreviveram, sem aterramento, acho que a polemica em torno da qualidade deles quanto a isso (Resistencia a picos de alta tensão) tem bons motivos pra existir.

2. amigos, eu agradeco muito a colaboracao de vcs, porem, o assunto em fóco, eh se a RB433 toca 3 cartoes simultaneo, e nao a perca de potencia dos cartoes. Ja sofri perca de potencia mais foram pouquissimas vezes.

a duvida msm, eh se um cartao R52H estiver muito proximo a outro cartao na router, ele msm ira interferir com o outro cartao, em relacao a canal. Por isso a ideia de utilizar uma router para cada cartao ou no maximo para 2 cartoes!

alguem ja fiz coisa parecida com isso, router com apenas 1 cartao, e melhorou o desempenho da infra???

3. Há quem use RB433 com 2 XR2 e 1 R52 no meio, em bridge, com coisa tipo 40 clientes simultaneos, sem problemas. Se os 600mW do XR2 não atrapalham, os miseros 100mW do R52 é que não irão atrapalhar tanto assim mesmo.

Uma questão pouco considerada é o ripple da fonte. Não adianta ter fonte de digamos 24V 100A, se tiver ripple alto tipo 1000mV, melhor ter (Pra RB433 com 3 R52) fonte de digamos 20V 1A com ripple de 100mV. Medir ripple é complicado (Requer osciloscopio, ou multimetro true-rms pra alguns casos), por isso as vezes é mais facil sugerir "Testar outra fonte". As RB tem 2 VRM (Um intermediário) que dá uma bela atenuada em variações lentas de energia, permitindo uso de trafos, mas que é bem afetada por ripples de fontes chaveadas, nenhum VRM consegue agir tão rápido (Em tão poucos mS) quanto uma duzia de picos desproporcionais a 100KHz (Freq. comum em fonte chaveadas de tensão como 18 a 40V, de digamos mais de 50W).

Veja também no 'Registration' do 'Wireless Tables', se não tem IP's "estranhos" conectando nessa RB, aqui numa RB estamos tendo que fazer bloqueio atravez de MAC Authentication, na torre, porque bloquear no server em baixo não estava resolvendo umas perdas de desempenho.

Teria a questão de calor, quando se coloca um R52 entre 2 XR2, que normalmente o pessoal resolve colocando fan de 60mm apontado pra eles, mas acho que se é só R52 não seria esse o motivo (Usamos 3 sem ventilação nenhuma).

Outra questão é: R52N, ok, mas não está usando 802.11n? Isso faz o espaço necessario entre os canais ser maior, mas seria perda de velocidade como 5 a 10% segundo a teoria, se fosse problema de canais proximos.

E por fim: As antenas tem aquele distanciamento mínimo umas das outras, e o distanciamento mínimo da torre (25cm, isso?), e etc, enfim, o problema pode estar no alinhamento das antenas e não nos cartões.

E depois do fim, experimente não colocar nenhum cartão no canal 6 e 11, que são os mais usados por AP's domesticos, especialmente no canal 11 (Aqui se ando nas ruas com o netstumbler, ao final vejo 5 AP no canal 11 pra cada AP (De provedores, normalmente) noutro canal qualquer, é uma relação absurda, e o canal 11, devido a largura utilizada, afeta o canal 10 também.

Mas eu apostaria mais que se colocasse os clientes no Acess List, e fizesse mac auth. resolveria.

4. pessoal mudando um pouquinho aqui e aproveitando pra tirar a duvida da 433 quais cartões vcs indicam e quantos clientes um cartao aguenta tranquilo?

5. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Há quem use RB433 com 2 XR2 e 1 R52 no meio, em bridge, com coisa tipo 40 clientes simultaneos, sem problemas. Se os 600mW do XR2 não atrapalham, os miseros 100mW do R52 é que não irão atrapalhar tanto assim mesmo.

Uma questão pouco considerada é o ripple da fonte. Não adianta ter fonte de digamos 24V 100A, se tiver ripple alto tipo 1000mV, melhor ter (Pra RB433 com 3 R52) fonte de digamos 20V 1A com ripple de 100mV. Medir ripple é complicado (Requer osciloscopio, ou multimetro true-rms pra alguns casos), por isso as vezes é mais facil sugerir "Testar outra fonte". As RB tem 2 VRM (Um intermediário) que dá uma bela atenuada em variações lentas de energia, permitindo uso de trafos, mas que é bem afetada por ripples de fontes chaveadas, nenhum VRM consegue agir tão rápido (Em tão poucos mS) quanto uma duzia de picos desproporcionais a 100KHz (Freq. comum em fonte chaveadas de tensão como 18 a 40V, de digamos mais de 50W).

Veja também no 'Registration' do 'Wireless Tables', se não tem IP's "estranhos" conectando nessa RB, aqui numa RB estamos tendo que fazer bloqueio atravez de MAC Authentication, na torre, porque bloquear no server em baixo não estava resolvendo umas perdas de desempenho.

Teria a questão de calor, quando se coloca um R52 entre 2 XR2, que normalmente o pessoal resolve colocando fan de 60mm apontado pra eles, mas acho que se é só R52 não seria esse o motivo (Usamos 3 sem ventilação nenhuma).

Outra questão é: R52N, ok, mas não está usando 802.11n? Isso faz o espaço necessario entre os canais ser maior, mas seria perda de velocidade como 5 a 10% segundo a teoria, se fosse problema de canais proximos.

E por fim: As antenas tem aquele distanciamento mínimo umas das outras, e o distanciamento mínimo da torre (25cm, isso?), e etc, enfim, o problema pode estar no alinhamento das antenas e não nos cartões.

E depois do fim, experimente não colocar nenhum cartão no canal 6 e 11, que são os mais usados por AP's domesticos, especialmente no canal 11 (Aqui se ando nas ruas com o netstumbler, ao final vejo 5 AP no canal 11 pra cada AP (De provedores, normalmente) noutro canal qualquer, é uma relação absurda, e o canal 11, devido a largura utilizada, afeta o canal 10 também.

Mas eu apostaria mais que se colocasse os clientes no Acess List, e fizesse mac auth. resolveria.
    bom vc ja viu uma rb com 2 xr2 e 1 r52? ou ouviu falar?
    outra, td lugar depende do espectro ao redor, em lugar q nao tem muita poluicao, ate acredito o fato de usar 2 XR2 e 1 R52, agora aqui no meu caso, eh muito poluido, cidade pequena, 4 provedores + gatos de speedy.

faz sentido essa sua opniao, mais acredito q a rb433 nao eh robusta suficiente em tocar 3 cartoes, ja ouvi muitas teorias por ai, do tipo um cartao fica muito proximo a outro, e ja gera interferencias entre si na propria router, antes de sair la para as antenas, ja ouvi dizer q precisa de fonte forte, pois eh 1a cada cartao, e agora vc falando do ripple da fonte q importa e nao os amperes. bom pode ser.

como msm falei, ouvi falar, mais nunca comprovei. vc usa fonte com quantos ripple ai? vc tem rb433 com 3 cartoes simultaneo??

posso estar errado, mais a router 433 ela toca sim 3 cartoes, porem com 10 usuarios em cada, se trabalharmo em pico de carto, q eh uma media de 20 a 25 com ping bom, logico dependendo do trefego do momento, ela nao suporta 3 cartoes, e eh isso q eu queria ouvir opnioes de vcs, de quem usa RB433 com 3 cartoes, quem ja sofreu com isso.......

esses tipo de coisas, nao podemos perder o foco do topico do forum, se nao o assunto muda e disperça td....

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
    Último Post: 06-01-2015, 20:02
  2. Respostas: 6
    Último Post: 04-10-2011, 18:40
  3. Quantos clientes com link de 2Mb??
    Por lipeiori no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 05-05-2008, 09:23
  4. Quantos Clientes posso ter com link de 4MB?
    Por airtonveiga no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 14-06-2007, 22:29
  5. AP Linux com placa de wireless sem usar cartoes
    Por digowebnet no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 11-04-2007, 07:18

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L