Amigos,

Sou absolutamente novato em programação MySQL, mas estou correndo atrás.
Busquei vários tópicos sobre triggers, mas não consegui chegar a uma conclusão de como gerar um código baseado em data.

O sistema é de reservas de viagem e preciso gerar um código que traga a data da viagem + o número de reservas geradas para a mesma data.
Exemplo: codres = YYYYMMDD+sequencia ordenada (tipo 001, 002, 003, 004 etc.). Assim, quando a primeira reserva para o dia 20/10/2010 terá como codres = 20101020001. A segunda reserva para o mesmo dia será 20101020002 e assim sucessivamente.

Criei uma tabela reservas que tem campos utilizáveis idreservas (auto_increment, apenas para controle geral de reservas), datasaida em formato DATE (para utilizar no próprio codres).

Na minha cabeça, acho que tenho que criar statements que faça um select na tabela após a inserção da reserva, baseado na data de saida, acumule esses registros e some + 1 ao total acumulado. Depois, gere o valor para inserir no codres desse registro recém-criado. O problema é como faze-lo.

Alguma ajuda nesse código? O Trigger é criado juntamente com a tabela (antes do ";") ?

Abraços a todos.