Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Se você acender uma lanterna, na direção do foco a luz é muito mais intensa do que, por exemplo, nas laterais. A EIRP é análoga, só que com ondas de rádio. Para calcular some a potência em dBm com o ganho da antena. Por exemplo, um transmissor com 23 dBm de potência de saída ligado à uma antena com 6 dBi de ganho apresenta uma EIRP igual a 23 dBm + 6 dBi = 29 dBm. Se a EIRP máxima é 1 watt, o que equivale a 30 dBm, você atendeu à especificação. Cuidado que a antena só tem o ganho de 6 dBi na direção do foco principal. Lembra da lanterna?

2. Peço desculpas por comentar num post antigo, porém, estou com uma dúvida no cálculo do E.I.R.P.:
    Quando o roteador é MIMO, com duas antenas, como fica o cálculo? Supondo por exemplo, que a potência do rádio é 20dBm e que cada antena tenha ganho de 5dBi. Eu teria que somar o ganho das duas antenas?

Para a ANATEL, até onde eu sei, eles (laboratórios credenciados) somam a potência, então, por exemplo se eles medirem que em uma das antenas chega 20dBm (100mW) (geralmente fazem isso com o analisador de espectro), então eles consideram que a potência total do equipamento é 23dBm (200mW). Eles não consideram a potência das antenas para homologar um produto.

Só que nesse caso, os fabricantes provavelmente incluem o ganho da antena para divulgar quanto o produto tem de potência. Como são duas antenas, alguém tem ideia de como fica isso?

Agradeço desde já por qualquer ajuda.

Abraço!

Tópicos Similares

1. calculo de link
    Por fpmazzi no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 20-04-2006, 13:51
  2. Calculo de PoE
    Por LEE337 no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 15-04-2006, 15:03
  3. cálculo de troghput.