+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VPN via ADSL

    Estou implementando uma VPN entre minha casa e meu escritorio. No caso tenho 2 conexoes ADSL, as duas por coincidencia sao da GVT. Eu gostaria de saber se consigo fazer funcionar esse cenario. Sendo que preciso acessar um programa de casa que fica no meu escritorio. A solucao seria implementada em Ubuntu Server. Alguem poderia me passar alguma informacao a respeito, sobre o funcionamento ? algum detalhe de configuração ? Velocidades ?

    Att,
    Pedro de Almeida
    TI

  2. #2

    Padrão Re: VPN via ADSL

    Sim, pode ser implementado sim,

    Eu sugiro o OpenVPN , um dos melhores, free, e fácil de configurar (de forma básica).

    Quanto a velocidade necessária, depende de sua aplicação, SQL, Dados, BKP? entende? o que vai trafegar....

    Qualquer velocidade é o suficiente para você fazer a VPN, agora se ela será funcional, dependerá destes detalhes.

    Tente instalar e configurar, poste as dúvidas que o povo aqui ajuda.

    Att
    Tiago Iahn

  3. #3

    Padrão Re: VPN via ADSL

    vc quer vpn gateway-gateway ou gateway-host.

    ex.:

    se vc for usar a vpn para ambos os laldos, ou seja, a rede de sua casa conhece a rede do trabalho e vice versa, é necessário o uso de gateway-gateway, inserir rotas adequadas...

    no seu caso, pelo que parece, vc quer somente acessar algumas coisas que esta na rede do seu trabalho pela sua casa, neste caso é um gateway-host.,

    aqui mesmo no underlinux, existem tutoriais de como configurar vpn, o problema é que vc usa adsl, e dependendo do caso, não tem ip fixo. Sendo assim seria necessáio vc utilizar algum ddns, com script para ATUALIZAR o seu ip para o dns.

    vamo lá:
    1 - Configurar um servidor de VPN no seu trabalho, pode ser Ovpn, PPtp, L2tp, acho que a forma mais facil seria utilizando o RouterOS da mikrotik pois tem todas estas opções, mas depende de vc e lembre-se, coloque criptografia, vpn comum é clear text!!!

    2 - cadastrar em algum serviço DDNS e criar um script no servidor vpn para que o mesmo atualize o ip do adsl quando houver uma mudança

    3 - acessar o servidor vpn pelo proprio windows mesmo

  4. #4

    Padrão Re: VPN via ADSL

    se for para poucos pc´s vc pode usar o hamachi que é muito bom nessa tarefa e facil configurar e aceita redes de até 14 maquinas gratuitamente e tem versões para windows e linux ...

  5. #5

    Padrão Re: VPN via ADSL

    Amigo, caso utilize mikrotik, vc pode trabalhar com rotas e nem precisa fechar vpn.

    ip office: externo 10.10.10.1 rede interna 192.168.1.1
    ip home: externo 10.10.10.2 rede interna 192.168.2.1

    em IP->ROUTES

    No 10.10.10.1 vc diz que tudo que o destination 192.168.2.0/24 gateway 10.10.10.2
    No 10.10.10.2 vc diz que tudo que o destination 192.168.1.0/24 gateway 10.10.10.1

    Ae tem que ver qual a melhor para vc, podes usar open vpn ou mesmo hamachi!

    Ou então, como é muito feito por ae, deixa uma máquina ligada em um dos pontos e faz um acesso remoto!

  6. #6

    Padrão Re: VPN via ADSL

    Pedro, só uma dica. Solicita a GVT um ip Fixo, a GVT tem esse serviço de Ip fixo que seria ideal para sua vpn.
    OBS: Ip fixo onde for ficar o servidor da VPN.