+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Controle de banda :: Utilizando HTB

    Prezados,

    Estou tentando implantar um controle de banda usando os modulos HTB CBQ SQF e U32 já compilados no prórpio kernel setados como [M] carregando por modulo.

    Quanto a criação de um script usando os comandos tc e htb, tranquilo consigo fazer para criar faixas de de velocidades associadas a classes, mais tenho um link de 1MB velox, se eu setar 150kbps para a porta 80 ou 3128 por exemplo: na hora que que duas pessoas ou tres entrarem ele divide 150k para os dois ou tres.

    O que preciso é criar um controle de banda pelo htb que funcione por ip, determinando x para uma pessoa y para outra e assim por diante, sem controlar o link por portas e compartilhando os 150k do exemplo para tres pessoas.

    Alguem saberia me dizer se tem como fazer isso com o htb, liberando por ip a velocidade do link para cada usuário.

    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Controle de banda :: Utilizando HTB

    Você encontra sua resposta aqui ou aqui. No caso do segundo link, existe um vídeo de uma palestra que foi ministrada no FISL. Dá uma olhada lá na TV Software Livre.

  3. #3

    Padrão Re: Controle de banda :: Utilizando HTB

    Eu entendi o princípio do manual visto no link que você postou, mais o que estou precisando é criar regras usando tc + htb para controlar por ip velocidade x individualmente para cada ip da minha rede interna que ao todo são uns 120.

    O script mostra como criar classes e controlar o tráfego de dados por ela através de classes, o problema é que cada classe compartilha a velocidade caso hajam muitas requisições.
    Última edição por petrolina360graus; 13-08-2010 às 16:51.

  4. #4

    Padrão Re: Controle de banda :: Utilizando HTB

    Tá.. você já pensou em cria uma classe para cada usuário?

  5. #5

    Padrão Re: Controle de banda :: Utilizando HTB

    Não, você poderia me dar uma exemplo de como faria para ele pegar o IP do usuário e incluir ele por classe, acredito que desta maneira posso resolver meu problema.

    Não achei na net nenhum exemplo por inclusão de IP via classe.

  6. #6

    Padrão Re: Controle de banda :: Utilizando HTB

    Já consegui resolver o problema do controle de banda pelo HTB. Estou controlando a banda por ip utilizando a porta 80 redireciando para a porta 3128 do squid, sem comprometer o link de 1MB Velox que tenho na empresa distribuindo a internet para 43 computadores.

    No script que fiz, posso controlar a banda tanto por setor, com velocidades diferentes, como posso controlar por máquina.

    Depois de muito me bater, finalmente deu certo o modelo que eu fiz.

    Agradeço a todos que tentaram ajudar.

  7. #7

    Padrão Re: Controle de banda :: Utilizando HTB

    Compre um Mikrotik, licença baratinha e faz isso com dois cliques, por IP e interface gráfica, indicando quanto o usuário está consumindo em tempo real, além de outros "ajustes finos".

    Para os críticos de plantão: Sim, sou fã do velho e bom iptables, mas pra mim o que importa é rapidez e praticidade na hora de fazer este tipo de controle, quanto mais rápido e eficiente, melhor.