+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Proxy Mikrotik sendo armazenado em um NAS, Possível?

    Pessoal, tenho uma rede compartilhada via wireless, com uma routerboard 433AH, no máximo umas 12 pessoas conectadas ao mesmo tempo, o link de ADSL 2MB esta no limite, e queria adicionar um proxy, com full cache, não tenho duvida quanto as configs do full, cache so não sei como utilizar o proxy processado no mikrotik e armazenado no NAS...

    E possivel usar desta forma? Tenho que montar o disco do NAS no mikrotik para ele aparecer na config para o proxy?

    O NAS é muito bom aguenta taxas de mais de 30MBs em gravação e acima de 70MBs em leitura, a ligação entre ele e o mikrotik é cabo de rede 100MB.

    So não instalei um proxy no NAS pois não achei versão para processador ARM...

    Desde ja obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Proxy Mikrotik sendo armazenado em um NAS, Possível?

    Olá Claudecir.
    Não é possível montar o disco no Mikrotik.
    A solução seria montar um outro servidor Linux e nele montar um "proxy parent" utilizando o disco do NAS ( nfs, iSCSI..etc. ).
    É um dos preços a pagar por usar appliances "caixa fechada".
    Há algum tempo havia pensado nesta solução.
    Acabei optando por essa solução.

    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Proxy Mikrotik sendo armazenado em um NAS, Possível?

    Pois é ele é um NAS, mas, é com debian ARM, e tem 1.2GHz, é bem rapido ainda com 512MB, vou procurar um pouco mais ouvi falar do squid para arm.

  4. #4

    Padrão Re: Proxy Mikrotik sendo armazenado em um NAS, Possível?

    Pessoal, consegui, coloquei, apache, squid e java no bichinho, hauhauhau detalhe consumo máximo do aparelho é 13W, esta com 4% de uso do processador que coisa ta muito leve.

    Meu aparelho é um qnap TS-119 QNAP Systems, Inc. ( TS-119 Turbo NAS ) - Quality Network Appliance Provider

    O processador marvell arm de 1.2Ghz é fora da casinha muito rapido. Ja li arquivos do hd dele a mais de 60MBs, vejam o produto pequeninho e de baixo consumo, mas, um monstro em desenpenho.

    Agora vou entrar na luta para ter o proxy funcionando com o youtube.

  5. #5

    Padrão Re: Proxy Mikrotik sendo armazenado em um NAS, Possível?

    Boa Tarde
    Estava acompanhando o tópico, e vi que você conseguiu instalar fazer rodar o proxy pelo seu nas, como você conseguiu? Aonde eu compro um desse nas.

    Atenciosamente!

  6. #6

    Padrão Re: Proxy Mikrotik sendo armazenado em um NAS, Possível?

    Comprei o meu no Ebay.
    Vamos ao basico esse NAS tem um sistema igual a qualquer computador, mas, com 1,2GHz do processador arm de baixo consumo e 512MB de memoria DDR2 400Mhz...
    Ele roda o debian para arm, extremamente leve.
    Eu queria montar uma pagina jsp nele e um proxy alem das funções NAS, para tanto precisei instalar o java dele mão, e o apache via ipkg, o squid tambem foi via ipkg.
    O maior problema que tive foi aprender a tornar o java uma variavel do ambiente.
    Tive problema tambem com o squid, pois, não conseguia colocar ele para rodar por que não sabia do comando squid -z que criava as pastas, depois de rodar o squid-z foi tudo de boa, fui atrás de tutorias de config do squid ai ficou tudo bem.

    Outra coisa importante, a quantidade de uso do sistema, eu tenho 30 usuário e pico de no máximo 12 ao mesmo tempo.

    Esse carinha ao invés de um pc quad core como tenho aqui com 4GB de memória, consome quase nada e é silencioso.

    Para quem nunca viu olhem os produtos da qnap e seus softwares é um dos sistemas NAS mais completos.