+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Artigo: O fim do IP está próximo


  2. #2

    Padrão

    Gostei do artigo - confesso que mesmo sendo da área de TI não havia ainda dado importância a me inteirar mais a fundo sobre como funcionará o ipv6.

    Natascha

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Eu to testando um túnel. Primeiro: kernel 2.6.33 acima não conecta no túnel (tenho ip dinâmico, tenho que conectar pelo aiccu), dá kernel panic. Deve ser no programa, sei lá.

    Não consegui fazer o radvd funcionar, nem o tal DHCPv6, nem a distribuição nativa. Botei fixo, melhor. Acho muito confuso o IPv6 automático ter o MAC Address do pc, sei lá, é único, mas minha cabeça traz confusão. Não sei qual pc é, tenho que sempre anotar cada mac.

  4. #4

  5. #5
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Aqui em São José do Rio Preto já existe provedor que implantou ipv6 na rede, trocaram os routers de borda td por routers Juniper.

  6. #6

    Padrão

    Bem, ao ler o titulo eu disse eu pensei que fosse uma nova tecnologia que substituiria o uso do protocolo...rsrs, isso sim seria um bigbang,do dia para a noite!

    Mas vamos lá!

    O IPV4 , ao meu ver deveria ter sido banido a muito tempo, ele é muito caro devido a demanda e estamos pagando o seu custo a muito tempo, um ip publico caso vc queira alugar é carissimo, uma faixa parão com 2 ips para operar não sai por menos de 30 reais.
    Para quem trabalha com projetos é um desperdicio de $, e penso que seja muito bem vinda a entrada dessa nova versão do protocolo;contudo acredito que como o amido disse, nem tudo serão flores, como nunca são na realidade, sempre existe o sangue da galera de operações rolando para deixar tudo ok.
    Confesso que eu mesmo, por mais que eu apoie o IPV6 não dei ainda a devida importancia ao fato das alterações tecnicas na infraestrutura e na nova formulação das redes LAN/WAN;o que fiz até agora foi uma lida rapida em um curso EAD que nem me senti motivado a terminar,rsrs.
    Mas voltando ao foco como o amigo disse, não estamos dando a devida importancia ao fato, mas como aqui é Brasil e Culturalmente projetar algo é visto até com maus olhos, vamos esperar para ver.

    Bom Topico, Parabens!

  7. #7

    Padrão

    Oi Marcelo, ótimo artigo, precisamos mesmo divulgar o IPv6, começar a estudá-lo e implantá-lo o quanto antes.

    Quero apenas desfazer uma confusão. A FAPESP não tem nada a ver com a governança da Internet no país... Isso é feito pelo CGI.br e pelo NIC.br. O Registro.br, que é quem opera a administração dos nomes de domínios e dos números IP no Brasil, hoje é um departamento do NIC.br.

    A confusão é comum porque a Internet no Brasil, assim como em quase todo o mundo, surgiu no meio acadêmico. O Registro.br nasceu, então, dentro do "guarda chuva" institucional da FAPESP (uma entidade que financia pesquisas acadêmicas), em São Paulo. Contudo, essa situação mudou com a abertura da Internet para uso comercial, quando foi criado um Comitê para gerenciar a Internet no país e garantir seu desenvolvimento: o CGI.br (Comitê Gestor da Internet). Esse comitê implementa uma forma de gerenciar a Internet que é tida como modelo no mundo: é um comitê multistakeholder, pluralista, multisetorial: composto por representantes do governo, da academia, de provedores, empresas de telecom, ONGs, etc. A governança (gerenciamento) da Internet no país é feito então, de forma conjunta, por todas essas áreas. O CGI.br logo criou o NIC.br, uma empresa sem fins lucrativos, para fazer a gestão dos domínios, IPs, e executar outros projetos, e a FAPESP saiu do circuito.

    Um dos projetos que executamos no NIC.br é justamente o IPv6.br, que tem por objetivo disseminar o IPv6:
    - www.ipv6.br (nosso sítio)
    - www.ipv6.br/curso (curso e-learning, com narração, gratuíto)
    - www.ipv6.br/presencial (apostilas usadas em nossos cursos presenciais)

    []s
    Moreiras.
    Última edição por moreiras; 05-09-2010 às 09:51.

  8. #8

    Padrão

    Olá mlrodrig.
    Ótimo artigo.
    Sobre o uso da notação "IP válido / inválido" eu discordo, já que todo IP que segue as RFC's é válido. Acho mais correto e menos confuso o uso da notação IP público ou IP privado.

    Abraço,
    Parabéns!

  9. #9

    Padrão

    Acho que o título esta impróprio, aparenta que o fim do IP está próximo, quando na verdade quem esta no fim é o IPv4

    O Brasil possui estoque de IPs até aproximadamente 2013 segundo a NIC.br.

    O que não podemos fazer é seguir o modelo "brasileiro", deixar tudo para a ultima hora. O IPv6 já é uma versão estável e todo SysAdmin deveria ja estar executando ou no mínimo planejando sua migração.

  10. #10
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Muito bom. Já visitei o site da NIC.br. O que vale realmente é a apresentação da questão, discussão, analise e sugestões positivas para o discernimento do conhecimento. Com educação (gentileza, respeito, cordialidade...), e educação (didática), poderemos vencer vários desafios. Parabens! Obrigado por nos incentivar. Boa sorte!

  11. #11
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Gostei muito também do parecer do Moreiras. Técnico, ético, simples e direto. Com poucas linhas atualizou as informações e apresentou caminhos para entendimentos. Parabéns!

  12. #12

    Padrão

    Otimo artigo... vale lembrar que os ips acabao este ano, e que depois os que ainda nao estao em uso mais ja tem dono ficam a encargo de quem e dono, e ele pode cobrar quanto quiser por ele!

  13. #13
    csjunior
    Visitante

    Padrão

    Pessoal
    E se uma operadora me fornecer ipv6? como fica minha conexão com sites ipv4?
    Isto eu pergunto pois se o submarino por exemplo não ter o link ipv6 nós não iremos mais acessar ele?
    Isto ainda esta em aberto para mim!

  14. #14
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: O Fim do IP está Próximo

    Citação Postado originalmente por csjunior Ver Post
    Pessoal
    E se uma operadora me fornecer ipv6? como fica minha conexão com sites ipv4?
    Isto eu pergunto pois se o submarino por exemplo não ter o link ipv6 nós não iremos mais acessar ele?
    Isto ainda esta em aberto para mim!
    Geralmente, as operadoras oferecem IPv6 e IPv4. Se oferecer somente IPv6, teria que usar algum túnel IPv4 <-> IPv6 para acessar.
    Sixxs.net implementa isso pelo dns, não lembro como fica o endereço certo, mas fica algo como "www.site.com.ipv4.sixxs.net"

  15. #15

    Padrão

    O que ainda não me levou a solicitar meu bloco ipv6 e implantar no provedor são :
    - Equipamentos clientes antigos, que não permitem ipv6;
    - Gerenciamento e convergencia dos sistemas, no meu entender o custo é alto ainda.
    - Falta de demanda;
    Isto é o que consigo enxergar sem a implantação, logicamente que há outros.
    Os que estão já utilizando como o alexandrecorrea, poderia esplanar para nós, suas alegrias e tristezas, pois se não me engano acho que ele vem operando com ipv6, já a mais de 1 ano.

  16. #16

    Padrão

    Nada impede em fazer sua rede interna em IPv4 e pegar da operadora IPv4 e IPv6.
    Criando uma ponte FAITH da pra trabalhar misto durante o tempo necessário para converter a rede inteira para IPv6.

    Os equipamentos ubiquiti possui hardware suficiente para rodar um kernel com suporte a IPv6. É questão de tempo para ser feito uma firmware. E outra, o SDK deles está aberto ao público a um tempo, qualquer um pode fazer se estiver com a necessidade batendo na porta.
    Os mais bem instruídos farão mais rápido e consequentemente terão o mercado para eles.

    Saudações,

  17. #17

    Padrão Re: O Fim do IP está Próximo

    Citação Postado originalmente por moreiras Ver Post
    Oi Marcelo, ótimo artigo, precisamos mesmo divulgar o IPv6, começar a estudá-lo e implantá-lo o quanto antes.

    Quero apenas desfazer uma confusão. A FAPESP não tem nada a ver com a governança da Internet no país... Isso é feito pelo CGI.br e pelo NIC.br. O Registro.br, que é quem opera a administração dos nomes de domínios e dos números IP no Brasil, hoje é um departamento do NIC.br.

    A confusão é comum porque a Internet no Brasil, assim como em quase todo o mundo, surgiu no meio acadêmico. O Registro.br nasceu, então, dentro do "guarda chuva" institucional da FAPESP (uma entidade que financia pesquisas acadêmicas), em São Paulo. Contudo, essa situação mudou com a abertura da Internet para uso comercial, quando foi criado um Comitê para gerenciar a Internet no país e garantir seu desenvolvimento: o CGI.br (Comitê Gestor da Internet). Esse comitê implementa uma forma de gerenciar a Internet que é tida como modelo no mundo: é um comitê multistakeholder, pluralista, multisetorial: composto por representantes do governo, da academia, de provedores, empresas de telecom, ONGs, etc. A governança (gerenciamento) da Internet no país é feito então, de forma conjunta, por todas essas áreas. O CGI.br logo criou o NIC.br, uma empresa sem fins lucrativos, para fazer a gestão dos domínios, IPs, e executar outros projetos, e a FAPESP saiu do circuito.

    Um dos projetos que executamos no NIC.br é justamente o IPv6.br, que tem por objetivo disseminar o IPv6:
    - www.ipv6.br (nosso sítio)
    - www.ipv6.br/curso (curso e-learning, com narração, gratuíto)
    - www.ipv6.br/presencial (apostilas usadas em nossos cursos presenciais)

    []s
    Moreiras.
    Oi Moreiras,

    Obrigado pela correção sempre vem vinda. Ninguém melhor do que você, que está envolvido diretamente na promoção o trabalho do IPv6.br, para esclarecer como funciona o CGI.br.

    Um grande abraço

    Marcelo (mlrodrig)

  18. #18

    Thumbs up

    Tá na hora de colocar/testar/ o IPv6 aqui no trabalho.
    Vai ser uma boa luta!
    Ótimo artigo!

    Ab, Duca.

  19. #19

    Padrão

    Assunto de tal importância que estou replicando no meu site, com a divulgação do curso online do ceptro.br.

    Curso e-learning sobre o protocolo IPv6 - BDI BBS

  20. #20