+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Desenvolvimento de scripts para QoS dinâmico e engenharia de tráfego.

    Pessoal,

    Estou desenvolvendo um "set" de scripts para controlar dinamicamente, de acordo com o "throughput" e carga na CPU, os parâmetros de Qualidade de Serviço em um router Mikrotik.

    Exemplos:
    - Ajustar proporcionalmente a banda disponível para o trafego P2P de acordo com os níveis de utilização do link.
    - Dimensionar dinâmicamente o limite de conexões simultâneas por cliente.
    - Classificação e priorização dinâmica de tráfegos com alta prioridade.

    Esses são apenas alguns exemplos dos scripts que estou implementando. Assim que eu concluir, irei postá-los aqui para testes.

    Se alguém possuir alguma sugestão de script para o tema supracitado, sinta-se a vontate em postá-la.

    Att,

  2. #2

    Padrão Re: Desenvolvimento de scripts para QoS dinâmico e engenharia de tráfego.

    Legal amigo, ja parabenizo desde ja pela inciativa, sou iniciante em mk aprendi muito. Vou acompanhar esse post, quero testar e aprender com os scripts

  3. #3

    Padrão Re: Desenvolvimento de scripts para QoS dinâmico e engenharia de tráfego.

    Tambem estou no aguardo, tenho uma duvida tambem que nao sei como poderia fazer, link sincrono como a embratel tem vendido ultimamente, o link e de 10 megas, 5 up e 5 down, se eu chegar a 8 up, so tenho 2 down, alguem sabe fazer isso, pensei no PCQ, mais nao vi jeito de amarrar o down no up, mais tambem nao tive tempo de ler toda a documentaçao do site do mikrotik!

  4. #4

    Padrão Re: Desenvolvimento de scripts para QoS dinâmico e engenharia de tráfego.

    Bom dia,

    Acho que não entendi a sua dúvida. Você gostaria de priorizar o download e fixar um máximo para up?

    Att,

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Tambem estou no aguardo, tenho uma duvida tambem que nao sei como poderia fazer, link sincrono como a embratel tem vendido ultimamente, o link e de 10 megas, 5 up e 5 down, se eu chegar a 8 up, so tenho 2 down, alguem sabe fazer isso, pensei no PCQ, mais nao vi jeito de amarrar o down no up, mais tambem nao tive tempo de ler toda a documentaçao do site do mikrotik!

  5. #5

    Padrão Re: Desenvolvimento de scripts para QoS dinâmico e engenharia de tráfego.

    Só uma pergunta quando tem um link full se consegue trasnformar o que é up em down?

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Desenvolvimento de scripts para QoS dinâmico e engenharia de tráfego.

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Só uma pergunta quando tem um link full se consegue trasnformar o que é up em down?
    Não.

  7. #7

    Padrão Re: Desenvolvimento de scripts para QoS dinâmico e engenharia de tráfego.

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Só uma pergunta quando tem um link full se consegue trasnformar o que é up em down?
    o up de um é o download do outro hehehe, sem up não tem dow e sem down não tem up.

  8. #8
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Desenvolvimento de scripts para QoS dinâmico e engenharia de tráfego.

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    o up de um é o download do outro hehehe, sem up não tem dow e sem down não tem up.
    O que o amigo estava perguntando é se ele comprar um link full de 10 Megas. Se ele poderia usar por exemplo 1 Mega de UP e 19 de Down. Isso não é possivel porque o controle é feito para UP e Down em 10 Megas. Não 20 Megas total. Como podemos fazer no próprio mikrotik.

  9. #9

    Padrão Re: Desenvolvimento de scripts para QoS dinâmico e engenharia de tráfego.

    Citação Postado originalmente por owner Ver Post
    Pessoal,

    Estou desenvolvendo um "set" de scripts para controlar dinamicamente, de acordo com o "throughput" e carga na CPU, os parâmetros de Qualidade de Serviço em um router Mikrotik.


    Exemplos:
    - Ajustar proporcionalmente a banda disponível para o trafego P2P de acordo com os níveis de utilização do link.
    - Dimensionar dinâmicamente o limite de conexões simultâneas por cliente.
    - Classificação e priorização dinâmica de tráfegos com alta prioridade.

    Esses são apenas alguns exemplos dos scripts que estou implementando. Assim que eu concluir, irei postá-los aqui para testes.

    Se alguém possuir alguma sugestão de script para o tema supracitado, sinta-se a vontate em postá-la.

    Att,
    eu tenho uma ideia, a maioria do pessoal usa o proxy full ou limita!, porem todos os clientes dividem a banda do proxy, se eu tenho 10 megas setado no proxy ou limitado e 50 clientes baixando simultaneamente do proxy vai dar zica. então eu crio uma simple queue e limito a banda dos pcts do squid e do thunder por ip do cliente, então ele vai usar o proxy com a velocidade que eu setar a ele, assim posso tbm ter varias velocidades, porem tenho que criar uma regra para cada cliente manualmente, isso é bem chato, se vc quizer eu mando as regras de exemplo para ver se da para criar um script automatico, exemplo: eu crio um cliente no pppoe e automaticamente ja sai um queue pra eele marcando os pcts do proxy. ou sei la como
    qualquer coisa estamos ai para mais ideias.