+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Liberar internet mas bloquear rede local [RESOLVIDO]

    E ai pessoal , estou com o seguinte problema:
    Eu tenho uma rede local com um servidor Debian, e um AP wireless ligado a ela. Eu queria q esse AP só distribuisse a Internet sem permitir acesso a rede local e aos outros PCs ligados ao AP.
    Eu acho deveria bloquear o trafego das portas tcp/udp 135-139 e tcp 445 na rede wireless, mas como? Eu uso o iptables no servidor mas isso não afetaria a wireless!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	330
Tamanho: 	55,1 KB
ID:      	14430
    Última edição por agmmacedo; 23-09-2010 às 12:04.

  2. #2

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    Bom Dia,

    Você precisará fazer uso de Firewall a fim de segmentar a sua rede.

    Mais ou menos assim

    ..................Internet
    ......................|
    ......................|
    Wireless --- Firewall --- LAN

    Em placas de redes separadas.

    Eu utilizo o NoCat para controlar o acesso wireless, Funciona bem e da para fazer esse controle, do que passa para uma rede ou outra.

    Att
    Tiago Iahn
    Última edição por Lynx; 22-09-2010 às 08:21.

  3. #3

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    Citação Postado originalmente por agmmacedo Ver Post
    E ai pessoal , estou com o seguinte problema:
    Eu tenho uma rede local com um servidor Debian, e um AP wireless ligado a ela. Eu queria q esse AP só distribuisse a Internet sem permitir acesso a rede local e aos outros PCs ligados ao AP.
    Eu acho deveria bloquear o trafego das portas tcp/udp 135-139 e tcp 445 na rede wireless, mas como? Eu uso o iptables no servidor mas isso não afetaria a wireless!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	330
Tamanho: 	55,1 KB
ID:      	14430
    Configurando seu AP como router, vc já vai isolar da rede cabeada naturalmente, agora pra isolar os usuários que se conectam no AP, alguns AP tem a opção <client isolation> ou <block reley>, vai depender da marca e do firmware... Qual AP vc está usando ?

  4. #4

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    Este seu servidor Debian é um Firewall certo? Ai você pode apenas configurar seu Wireless como Router e negar acesso de fora para dentro de sua rede (se é que ela passa pelo firewall) mas se suas máquinas internas também estão neste Switch, vc poderia fazer como falei no primeiro post.


    Descreva melhor sua estrutura.

    Att

  5. #5

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    Meu AP é um PN-WR542G da Pacific Network!
    Isolar da rede cabeada eu sei existem várias formas de fazer isso, mas o meu objetivo era isolar os hosts de forma q eles só recebecem a internet, sem acessarem compartilhametos e etc... eu acho q meu AP não tem essas opções (<client isolation> ou <block reley>), teria outra solução?

    Grato a Todos!!!

  6. #6

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    O primeiro poste que coloquei cita a utilização do NoCat, mas sem um Firewall não vai funcionar muito bem, pois mesmo aparentemente isolado, o cara poderia fazer IPspoofing e obter acesso não autorizado aos compartilhamentos.


    Att

  7. #7

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    Citação Postado originalmente por agmmacedo Ver Post
    Meu AP é um PN-WR542G da Pacific Network!
    Isolar da rede cabeada eu sei existem várias formas de fazer isso, mas o meu objetivo era isolar os hosts de forma q eles só recebecem a internet, sem acessarem compartilhametos e etc... eu acho q meu AP não tem essas opções (<client isolation> ou <block reley>), teria outra solução?

    Grato a Todos!!!
    Não tendo estas opções no seu AP, vc pode adquirir um que tenha, ou então caso seus clientes sejam menos avançados, desative o DHCP do AP e faça configuração manual em cada cliente utilizando máscara 30.
    No meu pequeno conhecimento só vejo estas possibilidades.

    Espero ter ajudado..

    Abç,

  8. #8

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Não tendo estas opções no seu AP, vc pode adquirir um que tenha, ou então caso seus clientes sejam menos avançados, desative o DHCP do AP e faça configuração manual em cada cliente utilizando máscara 30.
    No meu pequeno conhecimento só vejo estas possibilidades.

    Espero ter ajudado..

    Abç,
    Sera q o noCat com um servidor RADIUS resolveria o problema?

  9. #9

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    Na verdade não vejo problema, mas o NoCat já faz autenticação também.

    Quando implementei ele, modifiquei algumas coisas, para que ele não libere acesso com destinos da rede Lan, Dai realmente vc vai elimonar o problema do IPspoof pois, não vai analisar a origem e sim negar o destino.

    Att

  10. #10

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    Citação Postado originalmente por Lynx Ver Post
    Na verdade não vejo problema, mas o NoCat já faz autenticação também.

    Quando implementei ele, modifiquei algumas coisas, para que ele não libere acesso com destinos da rede Lan, Dai realmente vc vai elimonar o problema do IPspoof pois, não vai analisar a origem e sim negar o destino.

    Att
    O problema é q eu queria q os hosts conectados ao AP tbm ficassem isolados uns dos outros...
    Grato a ajuda, esse foi o unico Forum q eu consegui alguma resposta!!! VLW

  11. #11

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    Realmente se o objetivo é o isolamento entre as máquinas do próprio Wireless, tem que ser algo na própria conexão que impeça este acesso, isso se da através de Criptografia ou Vlan, se não forem muitos usuários, você poderia gerar uma Vlan para cada user, mas vai da trabalho.

    Ou comprar um AP com essa opção de Client Isolation ou ainda você fazer com que cada usuário precise de uma conexão PPP com o servidor (já no login do wireless) e que a conexão entre Cliente e server Seja criptografada.

    Adquirir outro AP seria a melhor saída.

    Att

  12. #12

    Padrão Re: Liberar internet mas bloquear rede local

    VLW pela ajuda!!!
    Vou marcar o tópico como resolvido!