+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Artigo: Redução de custos em projetos de LAN com uso de redes sem fio


  2. #2

    Padrão

    Muito bom o artigo,
    porém gostaria de saber se você conhece alguma alternativa aberta para centralização de uma rede Wireless.
    Existe essa possibilidade?

  3. #3
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    muito bom artigo, porem nao leva em conta as interferencias e instabilidades da rede sem fio, o atual padrao N nao e nenhuma maravilha como diz no manual, acredito que pontos de acesso sao necessarios e realmente bem vindo nas redes corporativas, mas tambem acredito que ainda nao e a hora de substituir o bom e INFALIVEL cabeamento de rede. Talvez minha mente ainda esteja muito fechada ao assunto, mas nao acredito que o atual padrao mereça essa confiaça toda na qual voce quiz passar.

  4. #4

    Padrão Re: Redução de Custos em Projetos de LAN com Redes sem Fio

    Citação Postado originalmente por sbraitti Ver Post
    Muito bom o artigo,
    porém gostaria de saber se você conhece alguma alternativa aberta para centralização de uma rede Wireless.
    Existe essa possibilidade?
    O problema que, mais do que centralização, é necessário coordenação. Por exemplo, se um AP detectar interferência em um canal, ele deve migrar para outro canal, porém os demais APs vizinhos devem também se ajustar apropriadamente para evitar que haja interferência entre eles.
    E quando falamos em coordenação entre APs, não existe um padrão, então cada fabricante faz de sua maneira. Pela mesma razão, também creio que não exista uma alternativa aberta.

  5. #5

    Padrão Re: Redução de Custos em Projetos de LAN com Redes sem Fio

    Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
    muito bom artigo, porem nao leva em conta as interferencias e instabilidades da rede sem fio, o atual padrao N nao e nenhuma maravilha como diz no manual, acredito que pontos de acesso sao necessarios e realmente bem vindo nas redes corporativas, mas tambem acredito que ainda nao e a hora de substituir o bom e INFALIVEL cabeamento de rede. Talvez minha mente ainda esteja muito fechada ao assunto, mas nao acredito que o atual padrao mereça essa confiaça toda na qual voce quiz passar.
    De uma olhada nas soluções baseadas em controladora central, como Cisco, Aruba. Com essas tecnologias, aonde o sistema possui detecção de interferência, coordenação de APs, etc hoje é possível ter um sistema altamente confiável. Eles possuem toda uma tecnologia para sair das interferências e eliminar/reduzir outros problemas das redes sem fio.

    É verdade que esses sistemas são bem mais caros que os baseados em AP tradicionais, mas o pacote final ainda sim compensa. Ou seja, um projeto de rede LAN que leve em conta a redução de portas causada por uma rede sem fio de nível realmente profissional ainda sai mais barato que um projeto 100% cabeado e com a mesma confiabilidade. Isso sem falar do ganho de mobilidade.

    Um exemplo: muitos dos equipamentos 802.11n tem a possibilidade de trabalhar tanto em 2,4 Ghz como 5Ghz (não são todos, mas a maioria pode). Um sistema corporativo profissional de rede sem fio é capaz de fazer Band Steering, forçando os equipamentos que podem trabalhar nas duas freqüências a trabalhar em 5Ghz, deixando o 2,4Ghz livre para aquelas pobres almas que não podem trabalhar em 5Ghz.

    Em resumo: de uma olhada no que a tecnologia corporativa pode entregar hoje. Custa caro, mas compensa.

  6. #6

    Padrão

    Amigo, boa noite!

    Estou fazendo um TCC sobre redes wireless com Controladora e tenho encontrado pouquíssimo material didático sobre Controllers... Vc tem esse artigo publicado em algum local que eu possa utilizar como referência no TCC?
    Ou pode me passar alguns links sobre o assunto ou mesmo livros que eu possa buscar referência?

    Estou fazendo o TCC e fiz um caso de uso utilizando os equipamentos da Ruckus Wireless, os equipamentos são muito bons!

  7. #7

    Padrão Re: Redução de Custos em Projetos de LAN com Redes sem Fio

    Citação Postado originalmente por Rafael Cantarela Ver Post
    Amigo, boa noite!

    Estou fazendo um TCC sobre redes wireless com Controladora e tenho encontrado pouquíssimo material didático sobre Controllers... Vc tem esse artigo publicado em algum local que eu possa utilizar como referência no TCC?
    Ou pode me passar alguns links sobre o assunto ou mesmo livros que eu possa buscar referência?

    Estou fazendo o TCC e fiz um caso de uso utilizando os equipamentos da Ruckus Wireless, os equipamentos são muito bons!
    Prezado Rafael, procure em nossos Fóruns. Inclusive temos fóruns específicos sobre Wireless com muita movimentação diária. Com certeza, um de nossos usuários poderá te ajudar com seu TCC. Se tudo o mais falhar, ainda tem o Google a sua disposição. Espero ter ajudado.