+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com programa de rede

    Fala ae, pessoal!
    Seguinte, na minha empresa, a gente trabalha com câmeras IP da Axis e D-link, e os softwares deles são só para Windows.
    Até ae tudo bem, mas o meu netbook não consegue mais subir o windows(Graças a Deus!) e agora eu posso realizar meu sonho de trabalhar com o Linux sem que ninguém fique me enchendo o saco pra desinstalar

    Só tem um pequeno problema, tem um software da Axis que eu preciso necessáriamente rodar pra poder instalar as câmeras. Ele é o Axis IP Utility.
    Esse software serve pra procurar todas as câmeras da Axis na rede, eu posso trocar o IP delas usando o MAC e coisas básicas. O bacana é que ele encontra as câmeras mesmo se elas não estiverem na mesma classe de IP que o meu computador.

    E, infelizmente, o Wine não consegue rodar com perfeição esse programa no meu Ubuntu 10.04. A minha idéia é fazer um programa semelhante a este, mas para Linux. Porque a minha intenção é migrar mais computadores aqui para Linux.

    Eu entendo de C, C++ e PHP(Entendo, não programo com perfeição!), então o que puderem me ajudar com este programa, eu agradeço, pois não sei nem por onde começar :S

    Se precisarem do IPUtility é só avisar que eu subo ele no 4shared(dá pra baixar no site da axis, mas é chato, quem quiser pode tentar)

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com programa de rede

    Cara, primeiro você teria que rodar umsniffer na sua rede ( tipo o wireshark ) pra ver o que o programa da camera tá mandando, e como que as cameras respondem. Feito isso, seu programa "só" precisa repetir isso

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com programa de rede

    Opa, rogfanther!

    Agradeço a ajuda!
    Eu capturei os pacotes e talz com o Wireshark, a resposta das câmeras eu até que consegui entender, o problema é que eu não estou achando a minha placa de rede 'perguntando' :S

    Tirando isso, só falta aprender a abrir um pacote e pegar as informações dele! Estou estudando C# agora pra fazer esse programa, tem alguma opinião ou crítica sobre essa linguagem?

    Valeu!

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com programa de rede

    Jorge,

    Anexei o log. São dois arquivos, o primeiro é o log do wireshark em forma de txt, mas se preferir, o segundo é o pcap. Por algum motivo, eu não pude anexar ele como pcap, então renomeie ele pra cameras.pcap que dá pra abrir no ws.

    Valeu!

    cameras-pcap.txtcam.txt

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com programa de rede

    Olha, faz tempo que não faço isso, então posso estar errado, mas acho que você tem que rodar o wireshark num terceiro micro, ligado no mesmo hub que o outro e a câmera, pra capturar tudo...
    Resolvido isso , eu sou meio preconceituoso com C#, mas de modo geral, você teria que fazer um programa que mandasse um pacote do jeito que o programa oficial tá mandando, e aguardasse a resposta das câmeras. O Wireshark acho que abre o pacote, ou pelo menos te mostra o conteúdo dele, então dá pra fazer o teste com uma só câmera, da qual você já sabe o MAC e o endereço IP , e decifrar o conteúdo do pacote(s) de resposta...