+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois servidores de DHCP para a mesma rede fisica

    Tem como deixar dois servidores de DHCP na mesma rede física? Um servirá endereços a partir de 192.168.0.0 e o outro de 192.168.1.0. Sei que se eu amarrar os MACs da estações dentro dos seus respectivos segmentos a coisa dária certo, mas fica sem sentido, já que a cada equipamento novo que entrasse na rede o mesmo teria que ser definido e isso fica inviável no meu caso. O problema é que com dois DHCPs na mesma rede fisica as estações e outros dispositivos ficam se perdendo, não sabe à qual rede pertencem e acabam entrando ora na REDE A, ora na REDE B. Já pensei em até criar algo no iptables de cada servidor DROPando os MACs indesejado para cada rede, mas só que eu caíria no mesmo problema citado anteriormente. O problema todo é que tem quatro estações na REDE B que necessitam acessar um aplicativo da sua rede, e que também tem que acessar um único aplicativo que está no servidor da REDE A. Nesse caso eu posso fixar os IPs manualmente para elas, mas o resto das estações complicaria. Em cada estação virtualizei uma máquina para a outra rede que não é a sua PRINCIPAL e tá tudo certinho. O usuário tem duas máquinas em uma, acessando o que for necessário dentro da realidade de cada rede/servidor. Mas o resto com já falei fica se perdendo sem sabe a qual rede realmente pertence. Tem como resolver se impasse?
    Grato e aguardo qualquer tipo de ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Dois servidores de DHCP para a mesma rede fisica

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce Ver Post
    Tem como deixar dois servidores de DHCP na mesma rede física? Um servirá endereços a partir de 192.168.0.0 e o outro de 192.168.1.0. Sei que se eu amarrar os MACs da estações dentro dos seus respectivos segmentos a coisa dária certo, mas fica sem sentido, já que a cada equipamento novo que entrasse na rede o mesmo teria que ser definido e isso fica inviável no meu caso. O problema é que com dois DHCPs na mesma rede fisica as estações e outros dispositivos ficam se perdendo, não sabe à qual rede pertencem e acabam entrando ora na REDE A, ora na REDE B. Já pensei em até criar algo no iptables de cada servidor DROPando os MACs indesejado para cada rede, mas só que eu caíria no mesmo problema citado anteriormente. O problema todo é que tem quatro estações na REDE B que necessitam acessar um aplicativo da sua rede, e que também tem que acessar um único aplicativo que está no servidor da REDE A. Nesse caso eu posso fixar os IPs manualmente para elas, mas o resto das estações complicaria. Em cada estação virtualizei uma máquina para a outra rede que não é a sua PRINCIPAL e tá tudo certinho. O usuário tem duas máquinas em uma, acessando o que for necessário dentro da realidade de cada rede/servidor. Mas o resto com já falei fica se perdendo sem sabe a qual rede realmente pertence. Tem como resolver se impasse?
    Grato e aguardo qualquer tipo de ajuda.
    Tem sim mas eles tem que estar em static para lease.

  3. #3

    Padrão Re: Dois servidores de DHCP para a mesma rede fisica

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Tem sim mas eles tem que estar em static para lease.
    Olá,

    Confesso que não entendi o que o amigo quis dizer. O que exatamente tenho que fazer?

    Grato e aguardo retorno.

  4. #4

    Padrão Re: Dois servidores de DHCP para a mesma rede fisica

    Eu entendi o que você precisa, existem XXX estações que precisam acessar a rede 192.168.2.0/24

    e existem YYY estações que precisam acessar a rede 192.168.1.0/24.

    Recomendo você criar uma outra rede para suas estações, exemplo: 192.168.10.0/24 e criar rotas para as redes 192.168.2.0/24 e 192.168.1.0/24.
    Desta forma todas as suas estações estariam na mesma rede (192.168.10.0/24) e acessando ambas as redes 192.168.2.0/24 e 192.168.1.0/24.

    Outra forma seria o uso de VLAN. Vale lembrar que o switch precisa ter suporte a esse tipo de função.

    Abraços

  5. #5

    Padrão Re: Dois servidores de DHCP para a mesma rede fisica

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce Ver Post
    Olá,

    Confesso que não entendi o que o amigo quis dizer. O que exatamente tenho que fazer?

    Grato e aguardo retorno.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dhcp.jpg
Visualizações:	332
Tamanho: 	29,9 KB
ID:      	16080Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dhcp ppol static.jpg
Visualizações:	400
Tamanho: 	24,4 KB
ID:      	16081

    Por que senão ele vai ficar pegando hora um ip de um dhcp-server hora outro.

  6. #6

    Padrão Re: Dois servidores de DHCP para a mesma rede fisica

    Será que se eu colocar um HUB (não switch, pois a mesma cascatearia as redes automáticamente) ligado na switch da rede A e ligado na switch da rede B e em seguida ligasse as quatro estações com IPs setados manualmente e nesse HUB a coisa não daria certo? Fiz isso com um switch e não funcionou, deu no que deu... pois a suas cascateia as duas redes automáticamente.

    Grato e aguardo comentários.
    Última edição por aprendiz_ce; 30-10-2010 às 16:57.

  7. #7

    Padrão Re: Dois servidores de DHCP para a mesma rede fisica

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dhcp.jpg
Visualizações:	332
Tamanho: 	29,9 KB
ID:      	16080Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dhcp ppol static.jpg
Visualizações:	400
Tamanho: 	24,4 KB
ID:      	16081

    Por que senão ele vai ficar pegando hora um ip de um dhcp-server hora outro.
    Desculpa, mas continuo sem entender o que o amigo está querendo dizer.

    Grato pela sua atenção.

  8. #8

    Padrão Re: Dois servidores de DHCP para a mesma rede fisica

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    HUB/Switch estão na camada 2

    DHCP esta na 3

    logo, hub/switch não vai interferir em nada (A não ser que sejam um daqueles confusos "switchs" de camada 3 mas esqueça isso).

    Você pode ter dois servidores de DHCP na mesma rede, todos os sistemas operacionais que conheco vão seguir um raciocinio simples :

    1 - Não tenho IP, peço um via DHCP.
    2 - Recebo mais de um IP como resposta (Pois tem mais de um servidor de DHCP respondendo), escolho um e fico.
    3 - O IP vai expirar, preciso renova-lo, tento renovar o que eu ja tenho e so pego outro SE não conseguir.

    O único problema aqui seria se voce precisasse prever o IP que o cliente vai pegar.

    Se isso for necessario, então o ideal é que um dos dois servidores fique em modo somente estático e o outro fique em modo estatico/dinamico.

    Ou seja, se o cliente é conhecido, pega o IP cadastrado em um dos dois servidores (Ele deve estar cadastrado em somente um dos servidores), se o cliente é desconhecido, então somente um servidor o responde.

    No geral não é uma solução boa, pois provavelmente voce esta querendo redundancia de servidores DHCP, ai o caso fica mais complexo.
    Olá,

    A questão da SWITCH/HUB foi só uma idéia, pois já fiz isso em algumas situações e a coisa funcionou certinho. Outra solução seria setar todos os IPs manualmente nas duas redes, aí funcionaria sem problemas, só que seria uma coisa inviável, são muitos equipamentos em ambas as redes e sem falar nos clientes móveis que se conectam via WIFI.

    Creio que a solução apresentada pelo amigo não me servirá não, haja vista que eu não estou querendo fazer redundancia de servidores não. Ambas as redes tem vida própria/independentes... apenas em 4 (quatro) estações da REDE B estão contectadas em ambas... só que para isso, tem que ter "caminho" físico entre elas e as estações. A idéia inicial é setar os devidos IPs nesses estações e pronto, mas quando crio o caminho físico (cabo/switch conectados entre rede a e rede b) os DHCPs estragam o processo, pois as outras estações que tem a busca automática por IPs se perder, não sabem aonde pegar seu respectivo endereço. Mesmo cadastrando esses MACs/IPs nos servidores de ambos os lados a coisa ficaria "engessada" que acabaria caindo na questão da inviabilidade já mencionada.

    Desculpa, não sei se foi suficientemente claro nesse minha colocação, mas acho que deu para entender.

    Obrigado pela atenção e qualque idéia será bem-vinda.

    Abraço.
    Última edição por aprendiz_ce; 31-10-2010 às 11:27.