+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão rdesktop conexao direta no servidor Win tem como?

    Olá galera, salve salve a todos linuxmaniacos... preciso de ajuda.
    Já ouviram falar da distro: Slax - O seu Slackware de bolso. Entao, testando ele aqui esta semana, foi um sucesso para o que eu qria. Que é o seguinte, preciso usa-lo para bootar uma maquina e acessar via RDESKTOP a uma outra maquina na rede, na verdade a um servidor. Este servidor é win2003. Só que onde eu colocarei essa maquina ( de pouca performa-se) os usuarios sao mais leigos do que eu (rss) ou seja, NAO QRO QUE ELES LOGUEM E NEM PROCUREM O RDESKTOP. Queria que ele carregasse e entrasse direto na telinha do rdesktop conectando via TS e aparece-se a telinha para logon no servidor. Ví que isso é possivel em outras distro e tal, me mandarm procura o arquivo inittab, mas nao encontrei. Sei que é possivel criar um Script para colocar no cd-bootavel e ele carregar. Mas nao sei criar, alguem poderia me dar essa maozinha???
    Valeu galera, fico no aguardo muito ansioso.
    Fui
    ps.: Ele é um cd. Qro dar o boot pelo cd rom. Qro criar um scrip para ele e adciona-lo no cd rom.
    Galera, se tiver uma outr distro mais facil de fazer isso blz pode ser, só me ajudem ai por favor... valeu!
    fui

  2. #2

    Padrão Re: rdesktop conexao direta no servidor Win tem como?

    tá, então o que vc quer é um live-cd que carrege e imediatamente entre com o o rdesktop em uma máquina específica? Posso ver a criação de um módulo do slax pra vc fazer. é só colocar ela para carregar em runlevel 4 e substituir na entrada do rc.4 onde estão os gerenciadores de logim por um script que chame primeiramente o X e depois o cliente do rdesktop.
    PS: não sei como o cliente que vem com o slaxx se comporta sem o resto do KDE e do ambiete gráfico, se ele aceitar opções do tipo geometry é só mandar ele carregar com o tamanho da resolução da tela e como estará sem um gerenciador de janelas ele seimplesmente não vai ter borda

  3. #3

    Padrão Re: rdesktop conexao direta no servidor Win tem como?

    Po Evandro, Show.
    Mas é o seguinte, tem como vc me orientar melhor a fazer isso? Cara nao saco muito disso. Estive olhando no site e lá tem umas linhas que sao o seguinte:

    boot: slax autoexec=...
    boot: slax autoexec=startx
    boot: slax autoexec=xconf;startx

    Com ela ja evita o login. Mas na boa? Nao sei onde colocar, em qual arquivo. E ainda falta o do rdesktop.
    Se tiver como me orientar melhor.
    valeu no aguardo!

  4. #4

    Padrão Re: rdesktop conexao direta no servidor Win tem como?

    fica calmo, vou rodar o meu slax aqui (não saio de casa sem ele!! hehehe) e ver o que dá pra fazer, se bobear eu já mando um módulo pra tí pra vc examinar e ver se é o que vc precisa.
    De qq forma vai precisar criar um módulo e alguns scripts, então vai ser necessário fazer uma versão especifica do slax pra esse uso

  5. #5

    Padrão Re: rdesktop conexao direta no servidor Win tem como?

    Valeu entao Evandro. Fico no aguardo.
    Vc tem alguma previsao? rs
    valeu fui :-D

  6. #6

    Padrão Re: rdesktop conexao direta no servidor Win tem como?

    Outra solução:
    na inicialização do sistema coloque o arquivo servidor.sh com o seguinte conteudo:
    ====================INICIO DO ARQUIVO==================
    #!/bin/bash

    rdesktop -a15 -z -P -f -rdisk:z=/home/$USER servidor

    =====================FIM DO ARQUIVO===================

    -a15 = bits de cor, torna o acesso leve;

    -z = habilita compressao de dados, para trafegar menos dados na rede;

    -P = Conexão Persistente, faz com que seja pintada somente a diferença da tela anterior; mais leve ainda;

    -f = FullScreen , abre o rdesktop em tela cheia independete da resolução e sem borda;

    -rdisk = exporta o disco local para o usuario no servidor. ( opcional )

    servidor = endereço do servidor, seja por ip ou nome qualificado. recomendo que cadastre o ip do servidor no arquivo hosts local, em /etc/hosts, assim por alias ninguem precisa saber de onde vem o sistema;

    digamos que seu script vai estar em /opt/sistema/servidor.sh
    é util mascarar a execução com o comando: ln -s /opt/sistema/servidor.sh /bin/sistema
    assim podera chamar a conexao de qualquer lugar digitando tão somente, sistema.