Bom, preciso dimensionar o hardware de um server para rodar o squid num link bem esdrúxulo, e estou meio perdido, pois não tenho parâmetros por onde me limitar... bem, tenho lido bastante e descobri que o squid desperdiça os multiplos núcleos do processador, isso é verdade?? tem como contornar isso?, que influência tem os caches ( l1, l2, l3), no desempenho do squid?? memórias de clock mais alto afetam muito o desempenho ou as ddr2 800 já são um exagero?? entre 8gb de ddr2, ou 12 ou 24gb de ddr3, vale a pena pagar por um core i5/i7 para poder usar as ddr3?? entre as placas onboard, e as offboard, vale a pena achar uma placa que tenha processador embutido?? ( como nos antigos hard-modems), hd's de grande capacidade são uma realidade hoje... não existem mais hd's de 40 ou 80gb... para fazer um raid0 entre 4hd's por exemplo, 2tb de cache não é um negócio meio absurdo??? >> desculpem me alongar muito nesse post, mas quero uma idéia mais geral sobre como o squid gerencia e é afetado pelos recursos de hardware disponíveis.... um abraço a todos...
editando: >> a propósito, qual seria a influência do cachê dos discos na velocidade do acesso?? vale mais a pena um WD VelociRaptor de 10krpm ou um caviar green series que tem 64mb de cache? a diferença de desempenho é significativa??