Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá Srs. Como vão?
    Após pesquisas interminávei cheguei a algumas dúvidas e gostaria de que os amigos tentassem me ajudar.
    Estou montando um hotspot para um hotel.
    O hotel tem a extensão de 1500 x 200 m aproximadamente e tipo resort a beira mar.
    Atualmente conta com um sistema antigo e sem manutenção e pelas falhas do acesso fui contratado para instalar um novo sistema.
    Estive pesquisando e estou querendo usar equipamentos da Ubiquiti, Oiw, GiLink e Engenius, estou apenas escolhendo o que usar realmente.
    Em anexo tenho um mapa de como quero colocar a disposição dos ap's.
    Na área temos 04 Blocos. O Primeiro bloco (da esquerda pra direita) contamos com chalés, são 16 ao todo e acredito q uma antena omni cobre o local (apesar de eu ter pensado em 02 antenas), então seria 01 Omni 09 ou 12 dBI + Bullet 2 (ou Nano2). No segundo Bloco dispomos de um prédio de 06 andares com +- 70 Aptos. Todos eles com varandas (portas em vidro e madeira). Para este local pretendo colocar ou antenas setoriais da própria Nano2, ou Bullet2 + Omni 09 Dbi...
    Os ap's ficarão basicamente numa distancia de 10 a 20m dos prédios e os prenderei em suportes metálicos com tubos galvanizados presos nos coqueiros.
    Nas regiões internas pretendo colocar aquelas antenas omni internas ligadas em um Ap (OIW, GILINK, KRAZER ou ENGENIUS).

A dúvida é:
    Os ap's Nano2 serviriam para fazer a cobertura de fora pra dentro do prédio? Já trabalhei com Nano2 mas para fazer enlaces.
    A potencia das Nano2 e a antena interna deles me jogaria bastante sinal na área construída?
    Os Bullet 2 + Omni representa solução mais cara porém mais confiável?
    Para os ap's internos,,, qual marca vcs me recomendariam?

Já montei alguns hotspots de hoteis, utilizei equipamentos da 3Com, Linksys e TpLink (não gostei muito) e todos eles funcionaram muito bem... mas to querendo usar outras marcar.
    O servidor será MK com o Router OS (em level 06) + 02 Switchs.
    O servidor será configurado para hotspot com user e senha... mas como o cliente quer usar o sistema de cobrança em pacotes de horas ou por hora usada então irei usar uma senha pré paga. Mas a dúvida é: uso o usermanager + hotspot ou uso PPOE ?
    Outra coisa... será que estou usando equipamentos demais?

Agradeço aos amigos que puderem me ajudar a tirar essas dúvidas. Obrigado.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         disposicao.jpg
Visualizações:	93
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	16573

2. Lembre-se apenas de um detalhe:

A comunicação deve ser bidirecional, portanto o nano2 pode ate conseguir transmitir sinal suficiente para chegar ao interior do hotel, no entanto será que os notebooks dos hospedes terão capacidade de transmitir até o nano2?

Em relação ao controle de acesso, sem dúvidas o hotspot. Esta é a aplicação ideal para este tipo de autenticação.

3. Ótimo. Em relação aos notebooks, acredito que consigam responder sim...
    Mas em relação aos Ubiquiti... Melhor Nano2 ou Bullet 2 + Omni?
    E os ap's... qual posso considerar?
    Estou usando equipamentos demais?
    Obrigado

4. Você devera ter cuidado com os sinais vindo dos clientes pois se um cliente estiver com sinal ruin pode prejudicar toda rede daquele concentrador. Exemplo na setorial que o senhor vai colocar tem conectado 30 pessoas (notebook) e um NOT esta com sinal bem baixo.. Isso podera trazer problemas de instabilidade para todos. Na minha opnião quanto a quantidade de equipamentos isso nao importa muito mais sim como vai ser configurado, ter um bom censo nao custa nada; Vale resaltar que pra mim seria PRIMORDIAL a qualidade da antena. Já nos chale colocaria setoriais em dois pontos ficara melhor. Agora o resultado mesmo e so no teste, porque mexer com mobilidade em wirelles com obstaculo e complicado (pra mim que nao tenho muita experiência).So uma duvida quantos mega pretende usar? up/dw? Imagina quantos simultaneos no horario de pico? Te desejo muito Sucesso !!!

5. Olá Maxibelo.
    Na verdade não entendi muito bem pq um Not com sinal baixo iria interferir no sinal, seria pelo fato de q iria ficar conectando e desconectando roubando entao processamento pro DHCP e etc?

Alguém sabe se o sinal da Nano2 abre os 60º mesmo? E com essa abertura será q ele penetra bem nas portas e janelas?

Em relação a SSID eu quero usar uma só para haver auto-negociacao entre o cliente e os AP's... mas eu devo analisar cada ap se ele tá pegando ou nao o outro pra nao dar interferencia de um sinal no outro e poder configurar corretamente o canal. Mas em relação ao canal, posso usar de 2 em 2 (1, 3, 5, 7, etc) ou uso q ne usei antes (1, 7 e 11)... já vi q dessa forma não há tantos problemas.
    O Link q já existe é de 10 MB mas se não me engano é um link Embratel com Ip Dedicado eu acho. Vou ver isso.
    Em horário de pico imagino entre 120 e 150 pessoas usando ao mesmo tempo. Vou pegar esses dados no servidor atual.

Obrigado.

Tópicos Similares

1. Projeto de Rede Wi-Fi em Área de 1400m²
    Por Parrini no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 08-01-2012, 16:53
  2. Hotspot em faixa de ip diferente
    Por gravatasufoca no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 10-06-2009, 13:01
  3. executar um aplicativo em outra area de trabalho
    Por RafaelWood no fórum Servidores de Rede