+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador para media empresa! Duvida

    Galera e o seguinte, preciso de um roteador que aguente o pau para uma empresa, eles estao usando um intelbras desses residenciais, porem passam muitos pacotes simultâneos. a estrutura deles são, 3 PTP ligando três prédios ao entorno do empresa com 3 computadores cada + rede wifi e na sede da empresa são 8 computadores alem de impressoras e 3 redes wifi, isso tudo conectado pelo roteador da intelbras!
    O dono disse que não quer gastar muito e pediu algo em torno de uns 300 reais, pesquisei esses dois modelos de roteadores, vcs acha que algum desses me atenderia? qual seria o melhor no meu caso?

    Mikrotik Rb750r2 Hex Lite

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705315138-routerboard-mikrotik-rb750r2-hex-lite-poe-850mhz-64mb-l4-_JM

    Roteador Tp-link Tl-r480t+ 4 Wan + Load Balance

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749022488-roteador-tp-link-tl-r480t-4-wan-load-balance-ate-4-links-_JM

  2. #2

    Padrão Re: Roteador para media empresa! Duvida

    Não só escolheria a RB750r2, como já a utilizei satisfatoriamente em cenário semelhante. Mas como citado anteriormente, o RouterOS não é tão familiar para quem não tem intimidade com redes, diferente do TPLINK onde (quase) tudo é "plug and play"...

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Roteador para media empresa! Duvida

    Eu particularmente nem pegaria esse tipo de serviço. Só a mão-de-obra pode ser muito mais.
    Compra um bom roteador, instala. Percebe-se que os cabos estão mal instalados, de péssima qualidade, localização inadequada, rede gambiarrada( T sobre T), ssem aterramento etc.
    O ideal seria ter uma pequena sala para que seja instalado o PABX, o modem(s), roteador, no-break, e futuramente um servidor. Alguns anos, era um telefone e um PC para uma empresa com 10 funcionários, hoje seria pelo menos 3 PCs mais os dispositivos móveis( tablet e celular); podemos considerar 15 dispositivos para 10 funcionários. Um roteador comum vai bem com até 15 dispositivos mas com 9 pode dar aquela "engasgada", isso descobri por conta. Eu uso 3Com( HP), nele posso criar várias Vlans, e dele outras Vlans pelo menos é o que promete o manual mas necessito ´só de um e com sobra. Fiz eu mesma a rede cabeada a wireless, mas tempo gasto foi relativamente grande e ainda hoje se for para fazer demandaria uns dois dias de serviço com duas pessoas só para cabear ( 4 cabos com 18 metros em média mais 4 com 4 metros) fora o aterramento e parte elétrica onde poucos ou ninguém entende sobre o assunto, precisando contratar uma outra pessoa.
    Estando com dó de gastar, nem comece por que é só dor-de-cabeça.

  4. #4

    Padrão Re: Roteador para media empresa! Duvida

    Pode utilizar como roteador tbm um edgerouter X ou Lite, que tem a vantagem de ser linux e poder adicionar alguns servidor para uma rede pequeno como servidor DNS. Utilizo uma lite em uma condomínio com +30 usuários e dá conta do recado. Vou utilizar em outro um X pois preciso de mais portas para fazer um load-balance.

    Gasta mais um pouco e faça um bom serviço, gastar hj duzentos e depois ficar limitado por causa de 100 é besteira. Esses donos de empresa são fodas, o cara tem mais de 10pc e fica com miséria querendo gastar pouco. Depois fica "sem sistema" e vem reclamar. Acho o hex lite fraco para isso que tá querendo. ou vai de hex normal (dual core) ou de edgerouter x ou lite.

    Esqueci, o TP-link citado não aguenta tbm, pode riscar da lista. As opções que recomendo são hEX normal, não lite ou Edgerouter X e Lite.