Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

para a Anatel não há licença (outorga) provisória em SCM: ou você tem ou você não tem. Muitos provedores obtém suas próprias outorgas em funcionamento. Porém, caso haja fiscalização poderão ser lacrados, pagarem multas e responderem por crime federal devido à operação ilegal na área de telecomunicações ("pirataria").

O que eu costumo dizer é que "para licenciar é preciso iniciar um dia. Se não começarem nunca estarão licenciados". A Anatel demora, mais chega um dia, podem ter certeza disso.

Além do mais estando licenciados poderão fazer publicidade para angariar novos clientes, expandirem a rede, fazerem novos acordos comerciais com operadoras e grandes clientes, dentre outras vantagens como trabalharem com tranquilidade.

Os custos são todos parcelados: consultoria na obtenção de SCM e os valores da Anatel. Caso tenham alguma estrutura verão que obter outorga não é tão complicado. Basta um pouco de coragem para começarem. Até menos coragem do que operarem de forma ilegal. rsrs
    Oi, Marcelo
    Quando você diz que todos os custos são parcelados é no uso de consultoria completa ou cada parte (engenheiro, anatel, advogado <- preciso de um?) parcela os custos.
    Você já encontrou um cenário em que um cidadão legalizou em funcionamento? Quando é que anatel faz a visita?
    Última edição por bjaraujo; 14-12-2010 às 12:59.

2. Com base em suas experiências:
    Com apenas 5 mil e uma receita de R$ 1750,00 tendo 50 clientes a R$ 35,00 dá para tirar a licença com tranquilidade (financeiramente falando)?
    Desculpem não ter colocado no início do tópico: Eu posso licenciar como base o telhado de uma casa ou mesmo uma cobertura de laje?

Grato por mais essa.

3. Com relação à posição, deverás informar um ponto central, ou seja, aquele que receberá o link de seu provedor e fornecerá às outras bases (cujo clientes estarão conectados) e informar a localização de cada repetidora.

Se não me falha a memória, existe restrições com relação ao raio de distância de alguns prédios, como hospitais, por exemplo. Isso, ainda se não estiver errado, é cerca de 50 metros de distância, pelo menos.

Quando aos lugares (telhado), não creio que tenhas problema.

De qualquer forma, é melhor consultar o sítio da própria anatel para maiores esclarecimentos.

4. Se quiser ser uma empresa SCM precisará:
    1 - Registra-la na Junta Comercial, tendo como atividade principal o SCM e dar entrada no CNPJ e Inscrição Estadual (esse primeiro passo seu contador faz)

2 - Registrar a empresa no CREA do seu estado tendo um responsável técnico pelas operações de telecomunicações, esse poderá ser um técnico (em: telecomunicações, redes industriais,...) ou um engenheiro (telecomunicações, eletricista, eletrônico, hardware, redes ou informática), esse deverá ter um contrato de vínculo empregatício.

3 - Elaborar ou contratar terceiros para fazer seu projeto para dar entrada no SCM, assim como coletar toda documentação necessária, segue dica desse ponto: https://under-linux.org/f197/projeto...anatel-120153/

4 - Após elaborado o projeto (por ti ou por terceiro) precisará de um engenheiro (telecomunicações, eletricista, eletrônico, hardware, redes ou informática) para assinar o projeto de instalação, licenciamento das estações e suas respectivas RTs.

5. Bom dia a todos!
    Estou nessa fase de correria atras da documentação para a licença. Moro num predio alguem sabe se eu poderia montar minha central no predio se a anatel tem alguma restrição quanto a isso?
    Pois bem acrdito que a grande dificuldade de licenciar um provedor não são os gastos pois como comentado aexiste financiamento pra isso. Mas realmente é o problema de ter que montar a estrutra sem usa-la ja qua a ANATEL não te deixa trabalhar e se voce começa a organizar as coisas já chama a atenção e comesão as denuncias, enquanto o cara que usa OMINI e nao esta nem ai pra licença a não ser em pagar seu adsl fica sucegado pois ninguem repara nele.
    E como garantir banda pro cliente, vender 1Mbps sendo que os links dedicados ainda são um absurdo.
    Eu tenho o engenheiro, tenho a empresa, so me resta alguns documentos se alguem poder postar ai todos os documentos necessarios assim vou ver o que falta, postar sua experiencia quanto a essa fase é importante pra nos que queremos ser certos, poi infelismente o que vejo muito em todos os foruns é pessoas legalizadas que só criticam as duvidas dos outros quando ele diz usar adsl, logo vem a piada GATONET mas quando a um post como esse onde se esta lutando por informações necessarias para licenças alguns se omitem.
    Agora a todos que ajudam esse eu deixo aqui meu muito obrigado, acho que não preciso dizer nomes mas quem procura ja sabe quem são os que podemos contar e os que só criticam.

Tópicos Similares

1. Acesso antes do Mik
    Por wagnercandioto no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 10-05-2006, 21:56
  2. Colocar barra invertida antes do espaço
    Por andunno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 21-04-2006, 19:06
  3. rc.local antes do boot ?!?!?!? Help-me !! Please !!!
    Por raphaelcm no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 25-05-2004, 09:48
  4. comparar os campos antes do cadastro do registro
    Por mcclaudio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 17-11-2003, 21:18
  5. Mensagem estranha antes do prompt ????
    Por Itise no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 02-03-2003, 12:15

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L