+ Responder ao Tópico

1. Iai grande, como estão os testes?

2. Senhores;

Minha intenção inicial era de criar POP´s de baixo alcance para funcionamento "SEM" visada direta.
    Considerando: 2.4Ghz, Antena de 13.5dbi omni, Paredes de Cimento, Telhados de Zinco, Janelas de Vidro, Avores, Etc e Afins; Digo: NÃO FUNCIONA ADEQUADAMENTE, o que é uma pena.

Veja abaixo:

O que é nao funciona? Pergunto;

Se voce almeja qualidade de acesso, clientes satisfeitos e estabilidade de conexão; Nao funciona.
    Se voce almeja, Pig de 32b com tempo de 300ms, Acesso a paginas sem muita dinamica, MSN devolvendo mensagens, VOIP jamais, em fim: Acesso Indecente!, Funciona.

Isso foi testado a 150M do ponto de acesso, sem visada, sem antena adicional com um notebook, um adaptador USB e um CPE indoor com antena de 2dbi.

Mais com todos os contras, existem tambem os PROS!!

Como a tecnologia "N" usa TDMA, os testes indicaram que um cliente que esteja necessárimante com sinal baixo, nao interfer tanto nos outros com sinal decente como acontece na banda "B". Isso foi provado.

Isso testei com CPE outdoor ou Indoor com antena de 24Dbi (Que ja estava instalada em alguns clientes).

Estou instalando agora no campo de testes, como se fosse a realidade, pois os testes anteriores foram feitos somente um pouco mais loge somente do meu laboratorio, nao relatando a "real realidade (aff!!)" da coisa, (8 a 150M x 8 a 400M).

----> A bateria de 7Ah durou exatemnte 9 Horas alimentando o sistema. Imagino que a media vai ficar com 7Horas, pois era bem novinha. O Controlador de carga desligo ela quando tava com 10.9V. Depois de religar a energia, em 4 Horas ela tava com 100% de carga. Praticamente nao aqueceu. (MUITO BOM!!!!)

Bom, por enquanto eh isso, em alguns dias posto como esta o andamento.

Senhores;

Se alguem tiver alguma coisa a acressentar, por favor, faça-o!
    Nao tenho duvidas que a troca de experiencias economiza decadas de pesquizas.
    Sou um cientista, cada um que testa alguma coisa, seja ela qual for, o é.
    Entao, assuma e seja!

Sucesso a todos.

Fiquem com Deus.
    Até!
    Última edição por Macari; 18-01-2011 às 09:59.

3. Esqueci de dizer:
    Atualizei a verssao 4.13 para 4.16 do MK nas RB´s.
    O cartao R52Hn escuta ate pencamento (-114 dbm) de piso de sinal. (CBESTA!!!!! :O :O)
    antes estava com -102.

Pra saber se foi a atualizacao, usei outra RB com o mesmo cartao com V4.13, e realemente voltou pra -103.

Indignado, digo:

Ate mais! :P

4. Senhores;

Finalizei os testes como previsto...

Pela demora para responder, ja podem ter imaginado no que deu:
    Fato 1: Estava enganado sobre o TDMA; pois, so funciona entre MK (POP) e MK (Clientes). É uma tecnologia que nao esta disponivel para qualque equipamento que se conecte ao MK, somente, entre eles. (proprietário).

Fato2: Interferencia na banda 2.4; Eh um grande mito dizer que MIMO nao sofre interferencia, pois, eh fisicamente impossivel tanto dois corpos ocuparem o mesmo lugar no espaco, quanto duas transmissoes de radio.

Fato3: Penetracao em ambientes "Paredalmente" poluidos; A uma distancia de 60 metros da origem do sinal, duas paredes sao estremamente danosas pra comunicacao tornando inviavel a aplicacao, mesmo levando em consideracao que se tenha DUAS ou mais fontes de sinal. Ate funciona, mais nao creio que alguem gostaria de instalar pontos de acesso de 60 em 60 metros.

Fato4: Alcance dos clientes; Com antenas internas de 2, 5 e 8 Dbi, como dito a cima, nao funciona. Para ter que instalar antenas externas ou mesmo cpe´s fora da casa do cliente, melhor montar pontos de acesso mais estruturados e fazer como ja estamos acustumado.

Nao tenho duvidas que poderia continuar testando e testando... sem duvia chegaria ao mesmo resultado: 2.4Ghz nao foi feito pra isso.

Eh com pesar de escrevo estas palavas, nao pelo investimento feito, mais sim pela decepcao da falta de conhecimento para fazer acontecer.

Se alguem tiver alguma sujestao, estou de mente aberta para recebe-la.

Um grande abraco a todos!
    Fiquem com Deus e tenham MUITO sucesso em todos os seus empreendimentos.

Marco Macari.

5. Marco, já que voce tocou num ponto sobre alcance, não seria o caso de usar kit cliente externo para melhorar o tráfego para o cliente?
    E daí não precisaria de ser 60m mas 600 ou mais.
    Quando ao TDMA é uma realidade, torna-se proprietário e não universal. Isso pode ser um empecilho.
    Já estou sentindo isso aqui, com a instalação de uma setorial Airmax ativada onde só clientes airmax ativado se conectam. Se alguém chegar com notebook já era. Não vai conectar. Precisaria a Ubiquiti lançar um usb compacto e compativel com airmax para contornar isso. Apesar de que estes usb que andam por aí são terríveis. Mas tem um usb da Ubiquiti que é show, pena que é muito grande e não compatível com airmax.
    Para voce ter uma idéia, eu uso ele dentro de casa, com várias paredes de obstáculo. Ele está a cerca de 50m da torre, mas dentro de um prédio com vários pisos. e outros em volta e navega perfeitamente. Já sai com ele na rua dentro de um carro e daí o bichinho mostra todo o seu potencial . Ele é b/g/n

Eu tenho aqui dois tp-link N, o modelo 941-ND que hoje já permite trocar a porcaria do firmware dele para o dd-wrt. Este sim é um senhor firmaware. Usei ele num radiinho medíocre, o dir 300 e o 600. Precisa ver como o radio muda totalmente;
    Creio que com o 941-nd deva ser semelhante. Mas dai fico preso ao problema de antena. Não há antena para setor para usar em protocolo N. Só as omini de pol vertical mesmo. E polarização vertical é pedir para aumentar interferencias.

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 11-05-2009, 21:47
  2. Ajuda!! Rede WiFi em hotel
    Por anjunior no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 02-03-2007, 10:24
  3. Iniciante em montagem de rede wifi / provedor
    Por thiagog no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 11-10-2006, 14:27
  4. Placa de redes novas em servidor, mais n/startam