Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pode usar esse PC antigo para instalar o mikrotik e fazer o controle de banda e firewall, mas é altamente recomendavel usar equipamento TOP de linha para fazer cache com pelo menos 4GB RAM e HD SATA ou SCSI para acelerar a entrega dos arquivos.

2. mas e so para 10 pcs de escritorio este cache pc velho com 1 hd sata de 500 gb ja da e sobra

3. Certo vou providenciar 1 bom hd, as memórias já uparam para 1gb!

Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Pode usar esse PC antigo para instalar o mikrotik e fazer o controle de banda e firewall, mas é altamente recomendavel usar equipamento TOP de linha para fazer cache com pelo menos 4GB RAM e HD SATA ou SCSI para acelerar a entrega dos arquivos.
    Eu já tenho uma uma routerboard, o pc antigo será para o proxy e trabalhará em conjunto com a routerboard 450G. Como já disse o papel principal do pc é o proxy, como são 10 pcs no vou dar muito "luxo" para eles...

Agora fica há dúvida o que seria melhor nesse hardware, Debian ou uma distro tipo o Brazilfw? Para proxy qual dessas distros seria mais enxuta? Essa é a minha dúvida cruel!

Agradeço a todos que tem me ajudado.

4. Citação Postado originalmente por Slinux Ver Post
    Certo vou providenciar 1 bom hd, as memórias já uparam para 1gb!

Eu já tenho uma uma routerboard, o pc antigo será para o proxy e trabalhará em conjunto com a routerboard 450G. Como já disse o papel principal do pc é o proxy, como são 10 pcs no vou dar muito "luxo" para eles...

Agora fica há dúvida o que seria melhor nesse hardware, Debian ou uma distro tipo o Brazilfw? Para proxy qual dessas distros seria mais enxuta? Essa é a minha dúvida cruel!

Agradeço a todos que tem me ajudado.
    se é só para cache de paginas essa configuração ja é o bastante, agora se vai fazer cache de videos pode esquecer, depois de um tempo é bem provavel que vai deixar a rede até mais lenta.
    o ideal era pelo menos 2gb de memoria e um hd sata de 500gb

5. Só para teste eu usei um celeron 2,6ghz e 1GB de Ram, 1 hd de 80GB e outro de 40 GB. Como estou começando agora com "Linux server" (fuço um pouco em Linux desktop) então usei essa máquina só para testar. Tenho uma placa GA-M61SME-S2L com suporte a 8GB de ram que acredito que será muito boa para um pequeno servidor...

Instalei Debian e segui entre outros tutoriais esse aqui do fórum Squid(debian) em paralelo mikrotik(parent proxy) show de Bola (para iniciantes). Mas tive que adaptar algumas coisas (embora tenha pouco conhecimento nessa área) e não sei se o que fiz está correto.

Tive que criar um servidor DHCP com nat na "eth3" para o Debian e um outro para a "eth2" para os clientes.

Gostaria de umas dicas para evitar conflito entre os Dhcps e Nats da "eth3" e "eth2" (só deixo o proxy ativado por determinados horários). Outra dúvida: tem uma simples queue na "eth2" (os clientes) com limite de 1MB:

#não limito cliente por cliente, ao invés disso uso o PCQ para toda a range

Target Adress: xx.x.x.x/24 Interface: all Queue Type: PCQ

Essa simples queue vai limitar a banda para o que vier do proxy, gostaria de que não houvesse nenhuma limitação para o que viesse do proxy, mas somente para o que viesse do link.
    Última edição por Slinux; 28-01-2011 às 16:52.

Tópicos Similares

1. IPFW - Direcionar Trafego do NoCat Para Proxy
    Por Anailson no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 26-08-2005, 11:39
  2. Redhat 9.0 para proxy e firewall
    Por rcar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 15-08-2005, 11:30
  3. Lista de Bloqueios para PROXY
    Por Visitante no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2