+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por victormota Ver Post
    Tenho um P2P com Rocket M5 e Rocketdish 30dbi, fechado com -64db à apenas 37 km... Meu MRTG ta marcando 15 mega, e não tenho percas de pacotes.
    Acho que seu problema é configuração e muita potência.
    Como seu enlance fica com um trafego de 10 mil pps?

Afinal esse é o problema...

2. Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Como seu enlance fica com um trafego de 10 mil pps?

Afinal esse é o problema...
    tiro as palavras da minha boca.....

3. Mas são 10 mil pacotes de quantos bytes?

Essa parte muito técnica eu não domino porque sou um cara de campo que aprendeu a ser um pouquinho mais técnico.

Meu raciocínio é o seguinte:
    10 mil pacotes de 1k = 10 mega bytes. é isso?
    10 mil pacotes de 1.5k = 15 mega bytes (15.000.000)

Agora a gente tem que padronizar as medidas pra passar o resultado correto. Vou transformar os bytes em bits. Pra isso multiplico o valor por 8 (1 byte = 8 bits).
    15.000.000 x 8 bits = 120 mega bits por segundo. Tá certa a conta?

A Ubiquiti promete mais de 150 megabits de throughput para a linha airMAX. Então a conta é o inverso:
    150 mbps / 8 bits = 18.750 bytes por segundo
    18.750 / 1500 bytes = 12.500 pacotes por segundo

Em teoria um rádio Rocket M5 teria que processar um mínimo de 12.500 pacotes por segundo (pps) para entregar a performance prometida.

Pelo que o Stronks afirmou (10 mil pacotes por segundo) o Rocket tem potencial de trafegar 120 megabits. Uma excelente performance para R$ 230 de custo.

Se o Rocket processasse 15 mil pacotes por segundo (como supostamente foi dito no site da Ubiquiti) teria potencial para trafegar 180 mega bits, reafirmando a promessa de mais de 150 mbps.

Então a gente pode concluir que o cara que tem baixa performance no seu enlace, está com o MTU desconfigurado para o restante da rede ou tem algum elemento da rede gerando pacotes muito pequenos que reduzem a capacidade de processamento do Rocket.

Por favor me corrijam se a conta estiver furada e se eu escrevi besteira.

Abraço,

ZéAlves

4. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Mas são 10 mil pacotes de quantos bytes?

Essa parte muito técnica eu não domino porque sou um cara de campo que aprendeu a ser um pouquinho mais técnico.

Meu raciocínio é o seguinte:
    10 mil pacotes de 1k = 10 mega bytes. é isso?
    10 mil pacotes de 1.5k = 15 mega bytes (15.000.000)

Agora a gente tem que padronizar as medidas pra passar o resultado correto. Vou transformar os bytes em bits. Pra isso multiplico o valor por 8 (1 byte = 8 bits).
    15.000.000 x 8 bits = 120 mega bits por segundo. Tá certa a conta?

A Ubiquiti promete mais de 150 megabits de throughput para a linha airMAX. Então a conta é o inverso:
    150 mbps / 8 bits = 18.750 bytes por segundo
    18.750 / 1500 bytes = 12.500 pacotes por segundo

Em teoria um rádio Rocket M5 teria que processar um mínimo de 12.500 pacotes por segundo (pps) para entregar a performance prometida.

Pelo que o Stronks afirmou (10 mil pacotes por segundo) o Rocket tem potencial de trafegar 120 megabits. Uma excelente performance para R$ 230 de custo.

Se o Rocket processasse 15 mil pacotes por segundo (como supostamente foi dito no site da Ubiquiti) teria potencial para trafegar 180 mega bits, reafirmando a promessa de mais de 150 mbps.

Então a gente pode concluir que o cara que tem baixa performance no seu enlace, está com o MTU desconfigurado para o restante da rede ou tem algum elemento da rede gerando pacotes muito pequenos que reduzem a capacidade de processamento do Rocket.

Por favor me corrijam se a conta estiver furada e se eu escrevi besteira.

Abraço,

ZéAlves
    Mas como ja foi dito a quantidade de pacotes influencia mais que o tamanho dos mesmos , sendo que é menos custoso ao radio processar poucos pacotes grandes do que muitos pacotes pequenos mesmo que em ambos os casos o trafego final seja igual...

5. Mas o foco do post era a capacidade de processamento de pacotes por segundo. No que diz respeito a "X pps" a gente já viu que o Rocket tem capacidade suficiente para fazer o serviço prometido.

O tamanho do pacote que é enviado para o rádio é responsabilidade do administrador da rede.

Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Mas como ja foi dito a quantidade de pacotes influencia mais que o tamanho dos mesmos , sendo que é menos custoso ao radio processar poucos pacotes grandes do que muitos pacotes pequenos mesmo que em ambos os casos o trafego final seja igual...

Tópicos Similares

1. Link 4,2km WLA-5000 baixo sinal
    Por iuredaluz no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 13-11-2007, 21:44
  2. Link entre minha casa e minha empresa 2km
    Por inter4u no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 09-09-2007, 14:24
  3. mini painel setorial 12dbi + 2km + 20 clientes.
    Por leandro17 no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 24-08-2007, 22:00
  4. Não consigo fechar enlace de 3.2km com tsunami mp.11a
    Por Ednardo Braga no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 22-09-2005, 14:25
  5. Rede de 2Km de distancia c/ dados e voz
    Por Germano_Silva no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 30-05-2004, 23:47

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L