+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Utilizando Tecnologia MIMO

    Colegas do forum, aindei vendo alguns tópicos, a respeito da tecnologia mimo, pelas pesquisas parecem serem boas, gostaria que vcs, me explicassem, como funciona direito, eu trabalho em Boca do Acre/AM, em um provedor wireless, aqui na cidade, temos duas torres, a nossa segunda torre(repetidora), em determinados momentos, estamos tendo problemas de trafego, pois utilizamos routerboards, com cartão UBNT XR2, na frequencia 2.4Ghz, no qual so permite um trafego de até 11mbps, então eu penso dessa maneira, quando todos os clientes, que eu tenho mais de 200 na segunda torre, dividido para 3 cartões + antena setorial, quando chega no limite de 11mbps, ja começo perder qualidade no fornecimento do meu sinal, o ping, fica ruin, resultando em uma navegação pésssima, eu ouvi a respeito dessa tecnoliga mimo, que roda em 2.4 e 5.8Ghz, atingindo uma velocidade de até 150mbps, "mas essa velocidade, ela é unica para uma setorial, ou eu vou ter que aplicar 3 setorial, para chegar aos 150mbps?. eu também estou querendo instalar, a frequencia 5.8, para melhor atender a demanda.

    peço encaricidamente as orientações dos nossos colegas mais sábios.

    "Conhecimento é a Única Virtude, a Única coisa que se leva na morte, Então vamos Compartilhar"

    "Pirataria é Crime, Original é um Roubo, é Compartilhar é Legal."

  2. #2

    Padrão Re: Utilizando Tecnologia MIMO

    Amigo utilizar essa tecnologia em mikrotik é um pouco complicado, eu usaria a linha airMAX da Ubiquiti que é barata para ser utilizada nos clientes e a performance é muito boa. Como o preço é baixo facilmente vc poderá adquirir um par para fazer os testes e verificar a qualidade do equipamento.

  3. #3

    Padrão Re: Utilizando Tecnologia MIMO

    que tipo de complicações, poderia explicar melhor.

  4. #4

    Padrão Re: Utilizando Tecnologia MIMO

    Um dos fatores que complicam a utilização do padrão N é a interferencia, tente por exemplo usar padrão G em 2.4GHz e veja como sua rede irá ficar um lixo. Há relatos de amigos que já tentaram utilizar o padrão N do mikrotik e ficaram tristes com baixo rendimento oferecido na utilização Multiponto para utilização PTP a historia é outra. Com o airMax é menos traumatico em multiponto oferecendo um bom trafego para uma aplicação de IPTV por exemplo sem tanta preocupação com configurações extras.

  5. #5

    Padrão Re: Utilizando Tecnologia MIMO

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    estamos tendo problemas de trafego, pois utilizamos routerboards, com cartão UBNT XR2, na frequencia 2.4Ghz, no qual so permite um trafego de até 11mbps, então eu penso dessa maneira, quando todos os clientes, que eu tenho mais de 200 na segunda torre, dividido para 3 cartões + antena setorial, quando chega no limite de 11mbps, ja começo perder qualidade no fornecimento do meu sinal, o ping, fica ruin, resultando em uma navegação pésssima, eu ouvi a respeito dessa tecnoliga mimo, que roda em 2.4 e 5.8Ghz, atingindo uma velocidade de até 150mbps
    Olha, eu acho que vc está fazendo um pouco de confusão com tx rate e consumo de banda. 11Mbps é a taxa de transmissão em 2.4, mas na verdade o máximo que vc vai conseguir trafegar por cada cartão XR2 é cerca de 4 a 5 Mbps. Se os clientes estiverem consumindo mais que 4 mega no cartão, provavelmente vc vai começar a ter perda de pacotes.
    Por isso que alguns provedores estão migrando para 5.8 para poder oferecer velocidades maiores.