+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb WR254 e perca de potência(no hardware).

    Olá a todos .

    O que faz, ou melhor, que componentes são os causadores, da perca de potência na placa da wr254?
    Eu fiz alguns testes, e em 100% dos testes, onde as placas tinham o RF queimado fiz a troca do componente RTL8186 e a placa voltou a encontrar sinal(e bom ainda).
    Pensei em trocar o RTL8186 após analisar o datasheet do componente, e de conversas paralelas neste mesmo blog falando sobre a energia não 'dissipada' do componente que causa a queima do RF.

    Sinceramente, até ai tudo bem, é aceitável, mas e quando a placa ainda tem o RF, porém só encontra sinais próximos a 20(enquanto uma nova em folha encontra >=80)? Não deveria ser o RTL8186 também?
    Fiz a troca e continuou na mesma, talvez eu devesse realizar mais testes.
    Testei toda continuidade da placa até a ponta do pigtail e estava tudo OK, nenhuma trilha aberta.
    Será que são aqueles minúsculos componentes próximo ao pigtail?
    Os componentes não tem nem nome direito, não consigo encontrar datasheet de nenhum.


    Alguém pode me ajudar?
    Obrigada.

  2. #2

    Padrão Re: WR254 e perca de potência(no hardware).

    Existe vários motivos pra perda de sinal, os mais comuns são: descarga estática causada por temporais e fenômenos naturais com equipamento instalado Outdoor, outro motivo é a utilização do equipamento sem antena mesmo por curto período causando a perda de sinal pelas ondas estacionárias e falta do elemento irradiante (antena). Ambos problemas "atacam" zonas diferentes do circuito, causando alteração nos valores dos componentes que estão ao longo da trilha que leva do RTLXXXX até o conector SMA. Com instrumentos convencionais como multimetro acho difícil encontrar o componente defeituoso.

  3. #3

    Padrão Re: WR254 e perca de potência(no hardware).

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Existe vários motivos pra perda de sinal, os mais comuns são: descarga estática causada por temporais e fenômenos naturais com equipamento instalado Outdoor, outro motivo é a utilização do equipamento sem antena mesmo por curto período causando a perda de sinal pelas ondas estacionárias e falta do elemento irradiante (antena). Ambos problemas "atacam" zonas diferentes do circuito, causando alteração nos valores dos componentes que estão ao longo da trilha que leva do RTLXXXX até o conector SMA. Com instrumentos convencionais como multimetro acho difícil encontrar o componente defeituoso.
    Com um osciloscópio da pra testar os componentes? Ou seria outro equipamento não convencional?

  4. #4

    Padrão Re: WR254 e perca de potência(no hardware).

    Bom dia,

    você consegue trocar um chip e não sabe o nome "das minúsculas peças"?

    Está se referindo aos capacitores e resistores SMD?
    Caso algum esteja rompido ("queimado") ou "em curto" altera ou interrompe a dissipação do sinal. Usando um bom multimetro e um capacímetro talvez consiga identificá-los. Mas, sempre é aconselhável remover uma das extremidades para que o teste não fique prejudicado. Como não tem o esquema elétrico compare com uma placa igual (mesma marca e mesmo modelo).

  5. #5

    Padrão Re: WR254 e perca de potência(no hardware).

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    você consegue trocar um chip e não sabe o nome "das minúsculas peças"?
    Bom dia,
    A respeito dos minúsculos componentes, me referia aos componentes que estão protegidos por aquela estrutura metálica.
    E com relação aos resistores e capacitores, tenho um arquivo *.jpg com todos os valores de resistores e capacitores. Sem contar, datasheet de quase todos os outros CIs que estão na placa.
    Já consertei várias placas, de vários modelos, com vários defeitos distintos, porém ainda tenho muita placa com perca de sinal encostada em um armário. Pretendo consertar estas placas com sinal fraco também, mas não sei por onde começar.

    Obrigada..

  6. #6

    Padrão Re: WR254 e perca de potência(no hardware).

    Entendido.

    Geralmente embaixo de estrutura metálicas ficam microchips BGA. Caso sejam desses é praticamente impossível o conserto, pois além de ter, obrigatoriamente, outros iguais para repôr é problemática a substituição tendo em vista que derretem ao usarmos estação de ar quente/retrabalho SMD ou BGA.

  7. #7

    Padrão Re: WR254 e perca de potência(no hardware).

    Citação Postado originalmente por Rafaela Ver Post
    Bom dia,
    A respeito dos minúsculos componentes, me referia aos componentes que estão protegidos por aquela estrutura metálica.
    E com relação aos resistores e capacitores, tenho um arquivo *.jpg com todos os valores de resistores e capacitores. Sem contar, datasheet de quase todos os outros CIs que estão na placa.
    Já consertei várias placas, de vários modelos, com vários defeitos distintos, porém ainda tenho muita placa com perca de sinal encostada em um armário. Pretendo consertar estas placas com sinal fraco também, mas não sei por onde começar.

    Obrigada..

    Oi Kerida,

    Ja tinha lhe falado sobre isso, o problema nao são os RTL8186 esse é um CPU controlador de MAC, somente isso, os radios são os RTL8225 que é o RF real (transciever), dessa forma ele é o RADIO realmente dito.

    No circuito do rádio estão duas coisas básicas:

    1) Linha de Tx
    2) Linha de Rx

    Seguindo de Traz para frente (do conector RF para o transciever) você encontrára o primeiro componente que é um chaveador, ele faz a leitura se o sinal esta em TX ou RX.

    Ai separam-se a linha Tx e RX.

    Seguindo a Linha Rx você poderá ter:
    Baloom
    Filtro
    LNA
    chaveador
    Lna
    Filtro
    Transciever

    Esse é o TOP dos TOP que não existe em nenhum 8186 por causa do custo.

    Então temos como base os WR254P que foram os ultimos a serem criados.
    Baloom / Filtro /LNA

    O primeiro equilibra os inal e remove as espúrias, o filtro diminui o ruído antes de ser amplificado o sinal pelo LNA (low noise amplifier).

    Desta forma chega-se um sinal ALTO no ouvido do Transciever.

    Muitos rádios chineses/taiwaneses/malaios não usam nenhum LNA, ai o sinal FICA UM BOSTA literal. O que acontecem em muitos rádio com firmware mechido são as modificações na compilação do firmware no padrão de leitura e tempo de resposta, modificando o sinal mínimo e máximo, assim, lista-se várias redes, porém, nem com sinal de 40% consegue-se navegar nelas, porque o site survey esta mostrando uma informação FABRICADA e não a informação real.

    Então trocar RTL8186 e o radio voltar a funcionar, deve ter sido por causa do calor da estação de retrabalho ter queimado alguma solda fria no RF ou na parte do RX do rádio.

    Parte de TX:

    Filtro, Ballom, PA, Filtro, Chaveador, Conector RF.

    Esse é um bom meio de fazer um super rádio, nos 8186 só tem dois rádios com essa função no mercado até hoje os KR-WAP254G-P 400mW real, e os KR-WAP254G-E V2, que tem um design muito mais avançado que o modelo antigo.

    Dessa forma utiliza-se um ótimo filtro com ballom, um PA real de potencia alra em alta taxa de dados, e um ótimo filtro de espúrias.

    Abracos

    Erick

  8. #8

    Padrão Re: WR254 e perca de potência(no hardware).

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Então trocar RTL8186 e o radio voltar a funcionar, deve ter sido por causa do calor da estação de retrabalho ter queimado alguma solda fria no RF ou na parte do RX do rádio.

    Sim cheguei a fazer uns testes com placa sem RF(sem trocar o componente, apenas re-soldando), mas não obtive resultados.

    Essas placas são bem complicadas eim.. =/
    Gostaria de encontrar alguém que venda os componentes dessa placa, de preferência em atacado.

    Obrigada pela ajuda Erick.

  9. #9

    Padrão Re: WR254 e perca de potência(no hardware).

    Componente eletronico compra em loja de componentes eletronicos...

    SMD e em quantidade quem vai ter é a Farnell Newark

    Alguns mosfets smd, e capacitores, são mais baratos em outras lojas nacionais, tipo Blucolor, Cinestec, Soldafria, etc, porque a Farnell sempre é mais cara.

    O custo de horas-laboratorio testando mosfets, soldas, resistores, acho que não compensa, só pelo aprendizado mesmo.

  10. #10

    Unhappy Re: WR254 e perca de potência(no hardware).

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Componente eletronico compra em loja de componentes eletronicos...

    SMD e em quantidade quem vai ter é a Farnell Newark

    Alguns mosfets smd, e capacitores, são mais baratos em outras lojas nacionais, tipo Blucolor, Cinestec, Soldafria, etc, porque a Farnell sempre é mais cara.

    O custo de horas-laboratorio testando mosfets, soldas, resistores, acho que não compensa, só pelo aprendizado mesmo.


    Já procurei em todas essas e nada(pelo menos os componentes dos quais preciso).