+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com compartilhamento NFS

    Caros colegas, aqui estou mais uma vez com um novo probleminha que quero compartilhar com vocês. Estou configurando o nfs aqui na empresa, em duas maquinas X e Y onde X=servidor Y=cliente instalei nas 2 o: nfs-kernel-server, portmap nfs-common, tenho todos iniciados nas 2 maquinas
    2115 ? S< 0:00 [nfsd4]
    2116 ? S 0:00 [nfsd]
    2117 ? S 0:00 [nfsd]
    2118 ? S 0:00 [nfsd]

    No meu server tenho no /etc/exports o compartilhamento
    /home/sifracard 192.168.0.7(rw,sync,no_subtree_check)

    rodo o exportfs -a OK nenhum erro, nada. Tenho as portas 111-tcp-udp 2049-tcp-udp liberadas no servidor no cliente não tenho firewall. Quando tento montar no cliente o compartilhamento:
    mount.nfs4 192.168.0.1:/home/sifracard /mnt/sifracard
    mount.nfs4: mounting 192.168.0.1:/home/sifracard failed, reason given by server:
    No such file or directory

    Ele não encontra no servidor o compartilhamento em /etc/exports. O que fazer pessoal, ja tentei de tudo aqui, se alguem ja viu isso por favor ajudem! Agradeço muito desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com compartilhamento NFS

    digita este comando aqui

    showmount -e


    e posta o resultado aqui

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com compartilhamento NFS

    SImples, muito simples.
    Esse comando me traz como resultado o /etc/exports


    showmount -e
    Export list for raposa:
    /home/sifracard 192.168.0.7

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com compartilhamento NFS

    mount -t nfs 192.168.0.1:/home/sifracard /mnt/sifracard

    tenta com -t nfs - eu uso assim, pois assim fico usando a logica do mount -t ext3/vfat/reiserfs

    uma coisa no servidor tu tem a conf no exports:
    /home/sifracard 192.168.0.7(rw,sync,no_subtree _check)

    este micro cliente onde executa o mount e justamente o .0.7?

    legal depois colocar no /etc/fstab pra montar no boot.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com compartilhamento NFS

    Avena, obrigado por sua colaboração. Consegui resolver o problema liberando no firewall não apenas portas especificas do nfs para apenas o ip do cliente, liberei tudo que venha do ip do cliente, dessa forma consegui. Agora tenho outro problema que não sei o que pode ser, seguinte:

    o que acontece é que quando eu faço a montagem em /mnt/compartilhamento no cliente Y, eu não posso fazer nenhum tipo de alteração, eu não consigo alterar permissões, copiar qualquer arquivo para qualquer lugar e ainda mais as permissões de dono e grupo vem erradas, eu tenho montado o seguinte:
    /home/sifracard em /mnt/sifra no cliente, só que quando verifico as permissões de dono e grupo de /mnt/sifra vejo que:
    drwxrwxrwx 5 ftpbkp ftpbkp 4096 Jan 21 07:53 sifra
    estão apontado para outro usuario e outro grupo, dentro desse diretorio tenho outras pastas que apresentam o mesmo problema.
    O que fazer, onde posso estar errando??

    Agradeço a todos.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com compartilhamento NFS

    Pessoal, consegui resolver o problema que me restava relativo as permissões de acesso. Fui no servidor no arquivo /etc/exports e adicionei a seguinte linha no_root_squash para cada compartilhamento, antes estava /home/sifracard 192.168.0.7(rw,sync,no_subtree_check)
    depois ficou /home/sifracard 192.168.0.7(rw,sync,no_subtree_check,no_root_squash) depois disso funcionou perfeitamente, espero que possa ajudar alguém se caso alguém possa passar pelo mesmo problema. Agradeço a todos pela ajuda.