+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Script Monitorar o STATUS dos Links no LOAD BALANCE

    Ola amigos passei algumas noites acordado tentando chegar a um script bom pra monitorar e funcionar automatico um balanceador que se encaixa nessa situaçao:
    Uso uma RB fazendo autenticaçao nas linhas ADSL direto nela.. os modens em Bridge... e a RB autenticando PPPoE, jogando o link pro servidor.
    Em questao das configuraçoes de LOAD, FIREWAL, ROTAS e tudo mais ta ok.

    O problema ta nas autenticaçoes... onde ocorre o seguinte: Elas devido ao trafico ou sei la o que!! caem a autenticaçao, ai tenho q ir la no load e desativar e ativar.. q elas voltam...

    A Solução que busco... um script que avalie o STATUS da linha que quero em PPPoE-Cliente, e veja se ela estiver "DESCONNECTED" ele ative um comando que desative o pppoe e ative...

    O que cheguei ate agora foi a emissao em LOG uma mensagem de que o pppoe esta conectado... segue abaixo:
    Código :
    /interface pppoe-client monitor LA1-7 once do={
    :environment print                                      
    :log info $status
    }
    Onde LA1-7 é meu PPPoE-Cliente criado. só q isso somente me mostra a mensagem no LOG dizendo q ta conectado. Alguem sabe como posso monta um script q compare esse valor "conectado" ou "desconectado" e ative o comando que destive e ative o pppoe-cliente.
    Última edição por aka2005; 04-03-2011 às 11:53.

  2. #2

    Padrão Re: Script Monitorar o STATUS dos Links no LOAD BALANCE

    Ta faltando so o scritp q compare um valor e acione outro comando... programaçao ainda nao é meu forte... aff.

  3. #3

    Padrão Re: Script Monitorar o STATUS dos Links no LOAD BALANCE

    Bom como ainda nao consegui elaborar a soluçao, procurei alternativas... uma delas foi criar outro tipo de scritp q desativasse o pppoe se caso ele caisse, entao fiz uma regra que visse se em address tem o pppoe conectado entao deixaria ele ativo, se caso nao tivesse ele executasse um script q desativa e ativa o pppoe:
    Código :
    :if [/ip address find interface interface=LA1-7] do={/interface pppoe-client enable LA1-7} else={/system script run LA}
    Bom fungo ate certo ponto ele me mostra a seguinte mensagem de erro:
    "conditional is not boolean"
    Ou seja fala q a condiçao esta errada falando q nao existe condiçao 0 ou 1. alguma coisa ta errada e nao sei aff...

  4. #4

    Padrão Re: Script Monitorar o STATUS dos Links no LOAD BALANCE

    RESOLVIDO -----------------------
    Se tava dando condition boolean... era pq o comando FIND, nao tinha uma expressao pra verificar onde da resultado 0 ou 1,,, no caso do FIND a variavel é NO ou YES...
    Pronto, script para verificaçao de LINKs, caso ele caia, o script restarta ele para voltar:
    Código :
    :if ([/ip address find interface interface=LA1-7] =yes) do={/interface pppoe-client enable LA1-7} else={/system script run LA}
    O q um google, e muito teste de comando nao faz... pqp.. ora de eu faze um curso d programaçao correto...
    Última edição por aka2005; 07-03-2011 às 12:11.