Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Eu vou te chingar pouco no MSN!!! UAHUAHAUHAAUHUA Tu ainda ta bebado ne ricardo... O carnaval ja acabou e o alcoo nao sai da tua veia!!! UAHUAHUHAUAUH
    NanoBridger e 2x2.... :P

    Amigo em relacao a ubnt ja tenho 1 ano de experiencia, e verdade que o Nanostation pode causa interferencia sim, mas sobre angulo dela... e assim; ela tem angulo sim, mas e muito complicado e arrumar... Exemplo: minha casa fica a 3KM da torre, em qualquer lugar que eu esteja eu pego o sinal belezinha isso no chao... Mas quando eu coloco em cima da casa, o sinal vira um cavalo, airmax e o resto tudo em 99%... Outro cliente com Nanostation fica a 1 KM, o sinal dele fica HORRIVEL, voce pode mexer na antena de tudo que e forma.... e o sinal nada... Mas se a gente coloca uma aste de 6 metros em cima da caixa dagua... PRONTO 100%...
    Tem essas coisas chatas, eu tenho clientes a 12km da torre usando AirGRID e outro a 13 usando NanoBridger... Vou nem comparar quem da mais qualidade e sinal, logico que a Nanobridger...
    Entao comecei a mudar meus clientes de acordo com distancia e sinal (sugestao dada pelo meu amigo Jose Alves JR (tiozinho da fubica)).
    O resultado e: Antes a media da qualidade do airMAX era entre 30% a 45%... com essas mudanças e um direcionamento perfeito hoje esta entre 65% a 85%... Existe forma de arrumar bem melhor, o problema e tecnicos malas que eu falo, direciona isso direito e fazem uns servicos totalmente errados... mas fazer o que, vou arrumando aos poucos...

    se gostou clicka na estrelinha!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk so um pouco instalaram a nova maquina de café aqui e por acidente caiu um pouco de álcool na agua do reservatório...kkkkkk mas o expresso até que ficou legal!!!

  2. #22

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Beleza galera depois de ver as opnioes de todos cheguei a conclusao de que a melhor alternativa é usar a NanoBridge.
    Outra coisa, para os clientes que estao mais perto estamos usando NanoLoco M5 como ja havia mensionado. Estou configurando eles com a potencia dBm mais baixar que no caso do Loco acho que é 4 se nao estou enganado e regulando bem a distancia. Sera que isso pode ajudar a nao poluir muito depois que tiver bastantes clientes instalados?
    Hoje deve ter uns vinte clientes em 5.8 e vamos mudar mais um vinte logo que possivel.



  3. #23

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Pessoal a pergunta que fiz foi respondida parte dela pelo Paulo, a outra parte é, quero saber se alguem tem usando NanoStation M5 de 16dbi como painel setorial substituindo no caso os rocket m5 com as basestation, se alguém tem usado quantos clientes elas tem suportado online e qual a velocidade que tem passado a estes clientes.
    Aproveitando o post gostaria de perguntar ao Paulo quantos megas estes equipamentos Mino 1X1 e 2X2 5.8 consegue gerenciar, é fato que na banda 2.4B só 4.9mbps.
    Desde já grato a todos que colaborarem.

  4. #24

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por CAIRES Ver Post
    Beleza galera depois de ver as opnioes de todos cheguei a conclusao de que a melhor alternativa é usar a NanoBridge.
    Outra coisa, para os clientes que estao mais perto estamos usando NanoLoco M5 como ja havia mensionado. Estou configurando eles com a potencia dBm mais baixar que no caso do Loco acho que é 4 se nao estou enganado e regulando bem a distancia. Sera que isso pode ajudar a nao poluir muito depois que tiver bastantes clientes instalados?
    Hoje deve ter uns vinte clientes em 5.8 e vamos mudar mais um vinte logo que possivel.
    Pode ir de ManoBridge, nano. Ops, quero dizer pode ir de NanoBridge, mano. rsrsrsrs (não resisti)

    Olha, Rocket na torre e NanoBridge no cliente é simplesmente show. Eu tô navegando em casa c/ nanobridge simplesmente a 15km da torre e por cima do mar! Sem nenhuma perda de pacotes e sem oscilação. CCQ entre 95% e 100%.



  5. #25

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    katraka, qual foi o sinal que voce conseguiu nessa distancia toda?
    coloquei em um cliente aqui numa distancia de 6 km ou um pouco mais distancia e o sinal ficou em -80 e o CCQ em 90% e varia até 100% só naum tenho uma visada tao boa assim, a navagação ficou otima pingando a 1 até 10 ms no servidor...
    Oque voce acha? Sera que da pra melhorar?
    É o primeiro que instalei nessa distancia.
    Última edição por CAIRES; 12-03-2011 às 12:17.

  6. #26

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por CAIRES Ver Post
    katraka, qual foi o sinal que voce conseguiu nessa distancia toda?
    coloquei em um cliente aqui numa distancia de 6 km ou um pouco mais distancia e o sinal ficou em -80 e o CCQ em 90% e varia até 100% só naum tenho uma visada tao boa assim, a navagação ficou otima pingando a 1 até 10 ms no servidor...
    Oque voce acha? Sera que da pra melhorar?
    É o primeiro que instalei nessa distancia.
    Olha, eu nem tinha certeza se ia funcionar nessa distância e realmente me surpreendeu. Sinal tá em -67, pingando 2ms. Mas a visada é totalmente limpa e também não tem nenhuma interferência de 5.8 por aqui. Se você não tem visada 100% pode ser esse o problema, o 5.8 tem menor penetração que 2.4. Mas quem sabe revisando a instalação vc não consegue melhorar um pouco o sinal? Outro detalhe, tô usando a Basestation AM-5G20-90.



  7. #27

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    ae galera, vcs que entendem mais que eu, quero montar meu primeiro PTP, da 20km de distancia com visada total. minha duvida é qual equipamento usar, o nanobridge ou airgrid? m2 ou m5, visto que eh uma fazenda e nao tem interferencias e preciso de ping baixo, pois vai ser um voip somente. valeu

  8. #28

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por rafaelvieira Ver Post
    ae galera, vcs que entendem mais que eu, quero montar meu primeiro PTP, da 20km de distancia com visada total. minha duvida é qual equipamento usar, o nanobridge ou airgrid? m2 ou m5, visto que eh uma fazenda e nao tem interferencias e preciso de ping baixo, pois vai ser um voip somente. valeu
    Olha, pela distância acho que vc precisaria usar antena externa. Dizem que NanoBridge não funciona muito bem para PTP acima de 10km. Eu não sei dizer, não testei PTP. Estou usando a 15km, mas recebendo sinal do Rocket + Basestation.
    O Rocket M5 + antena Rocket Dish seria o ideal, mas pra não gastar tanto vc pode ir de Bullet M5 c/ antena de disco OIW ou Dimensiontech. Se quiser arriscar antena integrada, sem dúvida teria q ser NanoBridge M5.



  9. #29

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    estava penssando até em colocar eoc 5610 pela maior potencia. to achando que
    vou de bullet hp m5 + uma oiw grade de 27dbi. oque acha? ou as de disco
    são mto melhores?

  10. #30

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por rafaelvieira Ver Post
    estava penssando até em colocar eoc 5610 pela maior potencia. to achando que
    vou de bullet hp m5 + uma oiw grade de 27dbi. oque acha? ou as de disco
    são mto melhores?
    Para essa distância acredito que disco é melhor. Mas olhe esses testes com Bullet M5 publicados pelo Granlabor e tome sua decisão:

    https://under-linux.org/f170/teste-e...ontech-143426/

    https://under-linux.org/f170/teste-d...ontech-144731/



  11. #31

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    a fresnel nao pode tar obstruida? tava vendo pelo ligowave, em linha reta da visão, mais a fresnel nao. como calcular isto?

  12. #32

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por rafaelvieira Ver Post
    a fresnel nao pode tar obstruida? tava vendo pelo ligowave, em linha reta da visão, mais a fresnel nao. como calcular isto?
    Da uma olhada , Ele te da algumas estimativas do PTP ( dentre elas o Fresnel )



  13. #33

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    entao, ja dei uma olhada e vai dar visão pra fresnel tbm. acho q vai ficar mto bom, vai dar uma distancia de 26km. ja sei agora qual equipamento vou usar, qual antena, e que tem visada. agora soh estou com uma duvida. eu tava falando em PTP. e para um ptmp? com outro ponto mais perto em 16km e esse outro a 26km? funciona tbm?

  14. #34

    Wink Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         descordo 01.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	33,2 KB
ID:      	21034descordo totalmente de você naldo864, uso nanobridge, para entregar linkdedicado aqui em são luis, funcionando muito bem com maxima capacidade a todo vapor.
    não me leva a mal, mas sua resposta foi mal educada ao meu ver, apesar de 200mw muito bom o nanobridge.
    desculpe se fui ignorante.
    link 100mb embratel atendemos todo maranhão, link ELETRONET VINDO AI HEHE 500MB!



  15. #35
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.104
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    olha rapaz so fiz uma brincadeira por que o autor do topico escreveu mano bridge em vez de nano bridge quando eu quizer ser mal educado pode ter certeza que eu não irei alizar nem voce nem ninguem falou agora se voce entrega link com nanobridge ai depende do cliente final e depende da filosofia da empresa .agora cada caso um caso nanobridge foi criada para ponto a ponto se voce for usar pra outra coisa e claro que vai funfar tambem mas não e o forte dela

  16. #36
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    996
    Posts de Blog
    1

    Post Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    E a Falta de educaçao, vai longe, pelo jeito andam servindo bolo de milho no café da manhã !

    Under-Linux é sinônimo de parceria e não de soberba, Creio que ningem é tão burro que não tenha nada a ensinar e tão inteligente que não tenha nada a aprender.

    Na minha opinião NanoBridge é um multi uso que pode ser usado em PtP ou mesmo para ligar usuários finais !
    Sendo que que para usuários finais até o momento é a melhor opçao MiMo 2x2 !
    Mas ta vindo por aí a AirGrid 2x2 !



  17. #37

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Na minha opinião NanoBridge é um multi uso que pode ser usado em PtP ou mesmo para ligar usuários finais !
    Sendo que que para usuários finais até o momento é a melhor opçao MiMo 2x2 !
    Mas ta vindo por aí a AirGrid 2x2 !
    Grande notícia! Aí até me animo de começar a migrar os clientes centrais para airmax, pois desisti de Nano Station para cliente em áreas urbanas por causa do ângulo de abertura.

  18. #38

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Pessoal, boa noite,
    Sou novo Por aqui, antes de mais nada gostaria de agadecer a todos voces, pois o site é melhor que qualquer curso, afinal estamos falando de esperiencia em campo, e isso sim é informação concreta, baseado em tudo que vi por aqui , montei meu servidor PC Mikrotik, atualmente esse meu servidor gerencia minha lan house, gerencia 2o clientes cabeados, e acabei de mergulhar nesse mundo 5.8ghz, montei um pop com uma RB433uh e 2 placas r52h, antenas setoriais de 17db EMCTEST MIMO. Bom gostaria de tirar uma duvida com vcs, meu bairro e plano e o meu objetivo e cobrir no maximo um raio de 2km , pois bem instalei meus equipamentos em uma aste no caso tubo galvanizado medindo 4 metros em um predio de 2 lajes com 6,5mtos de altura ou seja no total meu pop esta a uns 10 mts do chao, as casas em torno sao em maioria de 1 andar algumas com 2 andares, atualmente so eu em 5.8, instalei 2 nano locos em 2 clientes to comecando agora com radios, um esta a 700mts e outro a 300mts, o meu overall CCQ tem caido bruscamente de 100% para 50% , isso se deve ao fato do M5 ser setorial??, ja regulei a distancia, diminui a potencia doNano M5, mas nao vi diferença o ack esta automatico. minha pergunta com relação ao topico, pra mim que estou começando o melhor e empregar air grid M5 MIMO ou Nano loco M5, visto que minha area de cobertura nao ultrapassa 2km, devo ganhar mais altura em meu pop? Grato pela atenção de todos e mais uma vez meu muito obrigado!!!



  19. #39

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Outra coisa coloquei em minha rb alimentacao direta no jack, fonte de 12v 16A, tenho certeza que garante... minha configuração e toda em WDS ou seja faço controle direto no servidor MK PC, tenho hotspot como controle, ate o momento ta tudo direitinho, mas estou preucupado com essas quedas de overall CCQ, que segundo vi por aqui e a qualidade do link e pelo que entendi se a qualidade cai e pq esta sendo feita retransmissao de pacote perdido, se hoje com 2 clientestenho esse problema que dira daqui um tempo. Outra coisa nos clientes procurei deixar a antena na mesma altura do meu POP. vejo falar tao bem da nanos, e pela distancia que estou acho que nao deveria estar passando esse problema... to meio as cegas se puderem me ajudar agradeço

  20. #40

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Opa me desculpe mas tenho mais informações quanto aos cabos ja fiz revisao em tudo uso cabo cellflex de 3/8 com conetores cellflex de 3/8, tudo foi vedado com fita de auto fusao, fiz mais alguns testes e vi que so ocliente que esta a 700mts me traz problemas quando deixo ele fora meu ccq estabilliza...