+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nginx em servidores cPanel

    Olá colegas Under-Linux.

    A pouco tempo venho buscando conteúdo sobre o tão temido servidor web nginx em ambientes com cPanel, a mais ou menos 3 meses conheci uma solução bem simples é muito funcional, gostaria de compartilhar com vocês isso:

    cd /usr/local/src
    wget http://nginxcp.com/nginxadmin2.0-development.tar
    tar xf nginxadmin2.0-development.tar
    cd publicnginx
    ./nginxinstaller install

    Esse script irá instalar um plugin no seu cPanel que você poderá gerenciar muito facilmente o nginx sem muitas dores de cabeça com incompatibilidades e falhas.

    Credito: Nginx Admin (development version) v2.0 released

    Tenho esse plugin instalado em vários servidores de clientes, se sentirem alguma dúvida fiquem a vontade.

  2. #2

    Padrão Re: Nginx em servidores cPanel

    o problema disso tudo eh perder o suporte do cpanel.net :P

    eles ja incluiram o suporte a fast cgi no panel.. que ja ajuda bastante... acho que em breve devem suportar o nginx no core do cpanel..


  3. #3

    Padrão Re: Nginx em servidores cPanel

    Alexandre,
    Acredito que isso não seja um "problema".
    Trabalhamos a vários anos com servidores cPanel e o suporte do cPanel não foi lá grandes coisas.
    E acredito que seja mais lucro para a empresa e o cliente que "problema".

    O Nginx melhora incrivelmente o desempenho do servidor.

    Já ouvi relatos sobre sobre o suporte ao nginx no core do cPanel mas pessoalmente acho que irá demorar muito.

    Fica essa solução fácil e simples para quem deseja otimizar seu servidor.

  4. #4

    Padrão Re: Nginx em servidores cPanel

    o suporte do cpanel sempre me atendeu super bem..

    inclusive sou pioneiroem prover serviços em cima de ipv6 nativo, como o cpanel NAO tem suporte ainda, o pessoal entrou no servidor e ativou os suportes a ipv6 nos serviços... (www, pop/smtp, dns, etc etc)

    talvez este suporte "priority" deve-se ao valor pago pela licença, se voce compra dedicado com cpanel de algum datacenter provavelmente a licença é por volume entao exclui-se este suporte..

    eu migrei todos os servidores que tinhamos na antiga ev1.net (hoje theplanet), tinha ensim, cpanel e plesk.. todos estao aqui na estrutura agora..comprei as licenças etc..

    eu questionei pelo suporte o nginx e pelo fcgi no começo do ano, aproveitando o "gancho" que o forum under linux estava migrando do apache para nginx e php para fphp (fcgi), a performance foi 'absurdamente' melhor...

    disseram que tem planos, em "beta" ainda interno e talz.. é so aguardar.. enquanto nao tem.. so com esse tutorial ai mesmo, acredito !!


    testa nginix ai no seu com o fcgi.. vai ver que consumo de cpu e memoria caem no minimo 50%

  5. #5

    Padrão Re: Nginx em servidores cPanel

    Alexandre,
    Realmente adquirimos nossas licenças através de data center.

    Interessante, vou pesquisar sobre o fcgi, mas mesmo com essa versão o consumo de memória e cpu diminui drasticamente.

    Conseguimos colocar sites muito pesados e com bastante trafego em servidores quem antes com o apache puro era só sobrecarga e travamentos.

    Quis compartilhar a solução que tivemos por que quando estavamos procurando, vimos pouco conteudo sobre e o conteudo que existia era meio que "arriscado" .

    Esse script demonstrou ser muito util e totalmente automático sem que seja preciso ficar mexendo em muitas coisas.

    Vale a dica para quem precisar.

  6. #6

    Padrão Re: Nginx em servidores cPanel

    e quanto a integração, quando cria-se um novo dominio (etc).. precisa fazer algo "por fora" ou o script sincroniza ?

  7. #7

    Padrão Re: Nginx em servidores cPanel

    Tudo 100% automático.
    É tão pratico que a sensação que você tem que está no apache.

    hehe

  8. #8

    Padrão Re: Nginx em servidores cPanel

    umm.. vou dar uma olhada nisto...

  9. #9

    Padrão Re: Nginx em servidores cPanel

    Pessoal, de nada adianta instalar o NGINX se o seu servidor não necessita. Seu ganho de performance é próximo de zero. Vale muito mais a pena uma boa otimização do apache. Só use o NGINX em servidores que atinjam o pico de uso de processamento/CPU e principalmente RAM. Fora isso não existe necessidade nenhuma.

    Uma regra simples, se sua memória SWAP começar a ser muito usada (e obviamente vc já ter otimizado seu apache para tal) aí sim o uso do NGINX fará diferença.

    POREM

    Existem alguns problemas na distro do NginxCP - não sei se nesta nova versão foram sanadas, mas dá mais dor de cabeça do que solução:

    1. diretório protegido por senha só funciona com scripts php e demais componentes trabalhados com apache. Todos os arquivos trabalhados com NGINX ficarão desprotegidos.
    2. problemas de incompatibilidade com mod_rewrite - pois as regras no apache tem sintaxe diferente das lidas pelo NGINX - foi desastroso aqui com SEO do jomla por exemplo.
    3. .htaccess não aceito, as regras devem ser locadas no .conf do dominio vhost criado pelo NGINX e um problema com o NginxCP era a impossibilidade de editar o arquivo de conf apenas para determinado dominio. Digo, editar era possível mas ao reiniciar e fazer o "rebuild" da conf ele puxa a conf template, ou seja, se muda pra um, muda pra todos = desastre.
    4. falta de @FALLBACK - simples, ao receber uma requisição, se o NGINX responder com erro 502 ele devolve a mesma na porta do apache. Erros em aplicações com o @FALLBACK é minimo. NginxCP pelo menos a ultima versão não tem @FALLBACK.