Boa noite amigo,
Eu acabei de fazer um link aqui horrivel pra valer, 30km sem visada com ponto dentro de um vale a 290m e outro ponto em cima de um plato mas nao na beirada, pra dentro, com altitude 540m e um baita morro no pe da cidade, fechou legal com 2 xr9, fraco mas fechou. Eu acho que como o seu link esta meio velho como voce disse (3 anos) pode ser que seja problema nos cabos conexoes ou nos pigtails, pois o cobre com o tempo fica sulfatado e acaba prejudicando a passagem da corrente eletrica que justamente trafega pela "pele" do condutor. qualquer sinal de oxidaçao ali prejudica 100%. Voce citou que a noite cai mais ainda mas o sinal melhora, eu acho, apenas minha opiniao, a noite o uso das frequencias e menos intenso, entao por um lado voce tem ganho de db´s como voce disse que vem pra -68, mas o trafego piora, pode ir com quase 100% de certeza que é nos cabos/conectores, a noite a temperatura cai e aumenta a indutancia nos condutores, se estes tiverem qualquer traço de umidade e oxidaçao, a noite essa caracteristica de atenuaçao evidencia, e por isso quando o trafego passa a resistencia do condutor aumenta devido a corrosao ou umidade e dai cai o trhoghput, mas o sinal fica bom pq a noite é mais limpo o espectro. Tenta trocar os condutores, sai barato e pode resolver seu problema. abraços