+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Script para troca de Link

    Pessoal, tenho um MK com 2 links, 1 wireless e 1 do speedy. Estou usando o netwatch para pingar um endereço do outro lado do wireless e rodar um script quando parar de pingar e rodar outro quando voltar. Assim eu altero as rotas padrões, o DNS e limpo o cache do DNS quando esse script roda.

    No entanto, quando o link principal cai, a rota é alterada direitinho, os DNS's são alterados e a cache limpa, mas a outra rota que dá acesso à rede que caiu (e que seria usada pelo netwatch para continuar tentando pingar) também é desabilitada. Resultado: O script que volta o link principal nunca é executado.

    Vocês poderiam me ajudar?

    Abaixo seguem os scripts comentados:

    Script Link Oficial Down

    /ip route set [/ip route find comment=Rota_Oficial] disabled=yes
    /ip route set [/ip route find comment=Rota_Backup] disabled=no
    / ip dns
    set primary-dns=200.204.0.10 secondary-dns=200.204.0.138 allow-remote-requests=yes
    /ip dns cache flush
    /ip firewall nat enable [/ip firewall nat find comment=navegacao]

    Script Link Oficial UP

    /ip route set [/ip route find comment=Rota_Oficial] disabled=no
    /ip route set [/ip route find comment=Rota_Backup] disabled=yes
    / ip dns
    set primary-dns=10.20.0.2 secondary-dns=10.0.0.3 allow-remote-requests=yes
    /ip dns cache flush
    /ip firewall nat disable [/ip firewall nat find comment=navegacao]

    Rotas:

    0.0.0.0 G 10.10.10.2 (Rota Oficial Wireless)
    0.0.0.0 G 192.168.1.1 (Rota BK speedy - fica normalmente desabilitada)
    10.0.0.0/24 - rede local
    10.10.0.0/24 - Rede local
    10.50.0.0/24 G 10.10.0.2- rede remota

    Quando rodo o script link down, ele desabilita a roda padrao oficial e habilita a rota bk, mas também desabilita a rota rede remota.

    Tem como configurar para só desabilitar a rota padrão e manter a rede remota ativada?

    Obs: Ja tentei incluir uma linha no final do script para habilitar a rota da rede remota, mas não funcionou.
    Última edição por LuizFernandoGondin; 18-03-2011 às 11:57.

  2. #2

    Padrão Re: Script para troca de Link

    Pode se fazer o seguinte

    ping uol.com.br crie uma rota para ele sempre sair por o gw ( wireles )
    ping ig.com.br outra rota para ele sempre sair por o gw (speedy )
    Lembrando que essas duas rotas a mais nao pode ser padrao

    add comment="site1" disabled=no distance=7 dst-address=64.233.163.104/32 gateway=192.168.10.254 scope=30 target-scope=10
    add comment="site2" disabled=no distance=8 dst-address=187.31.64.25/32 gateway=10.0.0.254 scope=30 target-scope=10

    Quando o script rodar ele vai desabilitar ou habilitar somente a rota do comment Rota_Oficial ou Rota_Backup

    As outras rotas acima que criou sempre vão ficar ativas pra verificacão do script é só adaptar a melhor forma
    Última edição por megabyte; 18-03-2011 às 14:30.

  3. #3

    Padrão Re: Script para troca de Link

    Boa Tarde!

    Megabyte, eu nao entendi.

    O negocio que ocorre é que quando rodo o script, ele desabilita qualquer rota que tenha o mesmo gateway da rota padrao desabiliada.

  4. #4

    Padrão Re: Script para troca de Link

    /ip route set [/ip route find comment=Rota_Oficial] disabled=yes
    /ip route set [/ip route find comment=Rota_Backup] disabled=no
    Você poderia colocar métricas diferentes para cada rota, na Rota_Oficial coloque com a métrica 1 e na Rota_backup coloque métrica 2.
    Assim você vai garantir que toda vez que o link da Rota_Oficial estiver ativado vai ser sempre utilizado. Essas métricas você configura
    no campo "distance" de cada rota. Feito isso, você pode retirar esses 2 comandos acima.


    A sua rota da rede remota também vai ser desabilitada, pois você desabilitou a rota Rota_Oficial. Faça isso:
    10.50.0.0/24 GW:10.10.0.2 - distance 1
    10.50.0.0/24 GW:Rota_backup - distance 2
    Esse é o mesmo conceito que eu falei anteriormente.

  5. #5

    Padrão Re: Script para troca de Link

    Bom dia!

    Obrigado Airton!

    Eu não conheço muito de scripts para microtik, mas é fato que ja havia pensado em colocar distancias administrativas diferentes nas rotas. E apenas para garantir que a rota não fosse usada e que o router não ficasse exposto à internet sem a necessidade, resolvi desabilitar a rota mesmo.

    Coloquei diferentes AD's nas rotas e vou testar a noite (assim que possível, rs) ai eu posto o resultado.

    Muito obrigado pessoal!

    Luiz Fernando

  6. #6

    Padrão Re: Script para troca de Link

    Olá Fernando, estou trabalhando em alguns projetos envolvendo esses conceitos. Caso queira trocar idéias, me add no MSN: [email protected]