+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por doideraro Ver Post
    Eu queria saber si a AirGrid M 5 ligar sem a grade dela pode danificar o seu desepenho no futuro?
    Creio que não pq a grade é apenas um concentrador. A antena propriamente dita fica no "tubo" dela.

2. quero que so um aqui que tenha experiencia diga quantos bullets por exemplo ja queimou configurando sem antena, eu em 5 anos de provedor nunca queimei nenhum radio fazendo isso. acredito ser mais um mito. mais realmente em transmisores de fm vhf uhf o pessoal nao liga sem ta ligado na antena, mais acredito que seja por operarem na casa dos watts.

3. Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    quero que so um aqui que tenha experiencia diga quantos bullets por exemplo ja queimou configurando sem antena, eu em 5 anos de provedor nunca queimei nenhum radio fazendo isso. acredito ser mais um mito. mais realmente em transmisores de fm vhf uhf o pessoal nao liga sem ta ligado na antena, mais acredito que seja por operarem na casa dos watts.
    "em se tratando de RF e não tendo o circuito transmissor para onde dissipar a energia criada irá sim danificar o circuito, veja que disse danificar, isso pode acarretar a perda de potência na transmissão ou sensibilidade na recepção"

Copiei da minha própria resposta do tópico, ninguém aqui esta falando em "queimar" pois "queimar" é quando pega fogo e derrete o equipamento por alta temperatura inutilizando o mesmo.

Já pude diversas vezes fazer testes comparativos "idiotas" com equipamentos que foram alimentados sem antena, e havia sim diferença na quantidade de sinal recebido e transmitido, por sorte esses efeitos são menos "sentidos" em roteadores, bullet´s, cpe.

Tome como ensinamento o que a MIKROTIK empregou em seus equipamentos (acho isso respeito com consumidor além duma puta função): quando vc instala um cartão novo na Routerboad, ele já sai transmitindo??????????????? Não pelo simples fato de que vc deve configurar a freqüência, banda, canalização e potência sem danificar o mini-pci... Coloca um mini-pci configurado em 2.4GHz rodando por uma hora numa antena de 5.8GHz e dê um Scan para comparar com MiniPCI 0KM...

4. Bom, conforme um engenheiro de telecom citou por cima, em um curso-palestra que participei, o circuito de RF nos transceptores são protegidos por um outro circuito para que JUSTAMENTE ISSO que estão falando, e também sinal refletido, não causasse dano no circuito de RF.

Acredito que antigamente talvez o circuito de RF não tinha proteção nenhuma, o que poderia realmente causar a longo prazo algum dano, porém, acredito que os transmissores de hoje em dia devem todos ter esse circuito de proteção.

5. todo transmissor deve ser ligado a uma antena para dissipar a onda criada pelo equipamento .....
    já ligamos varias vezes sem antena sem problemas ....
    mas acredito que para chegar a dar problemas no circuito de rf tem que deixar muito tempo ligado sem antena ....
    mas não deixe de ligar uma antena não nem que seja uma de 1 dbi ...

Tópicos Similares

1. Mito ou verdade sobre a Bullet HP M5
    Por Hilvan no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 29-04-2015, 14:44
  2. PAINEIS 12 DBI AQUARIO 60° MITO OU VERDADE
    Por copiasecianet no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 01-08-2011, 23:54
  3. Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar
    Por speedprovedor no fórum Redes
    Respostas: 15